Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ive Sá de Pina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894
Resumo: This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the content
id UERJ_1632cee1f82ea646b2a9c3202bfb7865
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4894
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Barros, Jeanne Denise Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340Leal, Marisa Beatriz Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/6151093519229838http://lattes.cnpq.br/3141564628694869Faria, Ive Sá de Pina2020-11-08T17:23:50Z2018-06-132017-08-22FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the contentEste trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela de estudos usando videoaulas sobre o conteúdo de análise combinatória. As videoaulas foram elaboradas pela autora com a finalidade de atender pessoas com problemas de aprendizagem em matemática. Para isso, a autora discorre sobre quais são os problemas de aprendizagem, sobre as normativas que regem a recuperação paralela de estudos e sobre a importância da tecnologia na educação. Assim, as ações que compõem a recuperação de estudos usando as videoaulas foram aplicadas no Colégio Estadual República de Cabo Verde para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e poderão integrar o Plano Especial de Estudos do Projeto Político Pedagógico da instituição em 2018. Por fim, uma avaliação discursiva foi dada como a última ação do Plano com o objetivo de verificar se houve melhoria de desempenho dos estudantes após assistir as videoaulas do conteúdoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:50Z No. of bitstreams: 1 Ive_PROFMAT_completa.pdf: 2263704 bytes, checksum: d25598f0363271647124c2d8f81eae05 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ive_PROFMAT_completa.pdf: 2263704 bytes, checksum: d25598f0363271647124c2d8f81eae05 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaLearning problemsVideo lessonsParallel recovery of studiesProblemas de aprendizagemVideoaulasRecuperação paralela de estudosEnsino auxiliado por computadorMatemática - Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProblemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulasProblems of learning in mathematics: one proposal for teaching using video lessonsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALIve_PROFMAT_completa.pdfapplication/pdf2263704http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4894/1/Ive_PROFMAT_completa.pdfd25598f0363271647124c2d8f81eae05MD511/48942024-02-27 15:41:11.295oai:www.bdtd.uerj.br:1/4894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Problems of learning in mathematics: one proposal for teaching using video lessons
title Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
spellingShingle Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
Faria, Ive Sá de Pina
Learning problems
Video lessons
Parallel recovery of studies
Problemas de aprendizagem
Videoaulas
Recuperação paralela de estudos
Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
title_full Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
title_fullStr Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
title_full_unstemmed Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
title_sort Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
author Faria, Ive Sá de Pina
author_facet Faria, Ive Sá de Pina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barros, Jeanne Denise Bezerra de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0953569441621340
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Marisa Beatriz Bezerra
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6151093519229838
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3141564628694869
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ive Sá de Pina
contributor_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Leal, Marisa Beatriz Bezerra
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning problems
Video lessons
Parallel recovery of studies
topic Learning problems
Video lessons
Parallel recovery of studies
Problemas de aprendizagem
Videoaulas
Recuperação paralela de estudos
Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de aprendizagem
Videoaulas
Recuperação paralela de estudos
Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the content
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-22
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894
identifier_str_mv FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4894/1/Ive_PROFMAT_completa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d25598f0363271647124c2d8f81eae05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728614968786944