Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894 |
Resumo: | This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the content |
id |
UERJ_1632cee1f82ea646b2a9c3202bfb7865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/4894 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Barros, Jeanne Denise Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340Leal, Marisa Beatriz Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/6151093519229838http://lattes.cnpq.br/3141564628694869Faria, Ive Sá de Pina2020-11-08T17:23:50Z2018-06-132017-08-22FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the contentEste trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela de estudos usando videoaulas sobre o conteúdo de análise combinatória. As videoaulas foram elaboradas pela autora com a finalidade de atender pessoas com problemas de aprendizagem em matemática. Para isso, a autora discorre sobre quais são os problemas de aprendizagem, sobre as normativas que regem a recuperação paralela de estudos e sobre a importância da tecnologia na educação. Assim, as ações que compõem a recuperação de estudos usando as videoaulas foram aplicadas no Colégio Estadual República de Cabo Verde para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e poderão integrar o Plano Especial de Estudos do Projeto Político Pedagógico da instituição em 2018. Por fim, uma avaliação discursiva foi dada como a última ação do Plano com o objetivo de verificar se houve melhoria de desempenho dos estudantes após assistir as videoaulas do conteúdoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:50Z No. of bitstreams: 1 Ive_PROFMAT_completa.pdf: 2263704 bytes, checksum: d25598f0363271647124c2d8f81eae05 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ive_PROFMAT_completa.pdf: 2263704 bytes, checksum: d25598f0363271647124c2d8f81eae05 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaLearning problemsVideo lessonsParallel recovery of studiesProblemas de aprendizagemVideoaulasRecuperação paralela de estudosEnsino auxiliado por computadorMatemática - Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProblemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulasProblems of learning in mathematics: one proposal for teaching using video lessonsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALIve_PROFMAT_completa.pdfapplication/pdf2263704http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4894/1/Ive_PROFMAT_completa.pdfd25598f0363271647124c2d8f81eae05MD511/48942024-02-27 15:41:11.295oai:www.bdtd.uerj.br:1/4894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Problems of learning in mathematics: one proposal for teaching using video lessons |
title |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
spellingShingle |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas Faria, Ive Sá de Pina Learning problems Video lessons Parallel recovery of studies Problemas de aprendizagem Videoaulas Recuperação paralela de estudos Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
title_full |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
title_fullStr |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
title_full_unstemmed |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
title_sort |
Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
author |
Faria, Ive Sá de Pina |
author_facet |
Faria, Ive Sá de Pina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1627234282126631 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Barros, Jeanne Denise Bezerra de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0953569441621340 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leal, Marisa Beatriz Bezerra |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6151093519229838 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3141564628694869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ive Sá de Pina |
contributor_str_mv |
Concordido, Cláudia Ferreira Reis Barros, Jeanne Denise Bezerra de Leal, Marisa Beatriz Bezerra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning problems Video lessons Parallel recovery of studies |
topic |
Learning problems Video lessons Parallel recovery of studies Problemas de aprendizagem Videoaulas Recuperação paralela de estudos Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de aprendizagem Videoaulas Recuperação paralela de estudos Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the content |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-08T17:23:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894 |
identifier_str_mv |
FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4894/1/Ive_PROFMAT_completa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d25598f0363271647124c2d8f81eae05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728614968786944 |