Narrativas de professores(as): criações, tessituras de memórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10380 |
Resumo: | Esta tese busca tecer uma narrativa com as histórias de vida de alguns docentes, procurando perceber suas trajetórias, com o objetivo de pensar a forma como foram (re)criando sua profissão e suas vivências no magistério e como isto os fez interrogar os processos curriculares e os modos como, neles, tecemos conhecimentos e significações, nas redes educativas que formamos e nas quais somos formados. A pesquisa, na perspectiva das pesquisas com os cotidianos, se articula ao GRPESQ Currículo, redes educativas e imagens , do Laboratório Educação e Imagem (ProPEd/ UERJ) e procurou apoio em conversas/narrativas com professores(as) que passaram por experiências marcantes em Portugal e no Brasil, mais especificamente no município de Angra dos Reis. É, em parte, uma pesquisa sobre memórias de quem ensinou/ensina nesse município do Estado do Rio de Janeiro que foi palco de intensas lutas por redemocratização nos anos 80 e 90. Teria existido um tempo de lutas e conflitos, de muita participação política e engajamento durante os três mandatos do governo do Partido dos Trabalhadores (1989-2000). Parcela significativa de uma geração foi envolvida nos sonhos de democratizar a cidade. Angra, que fora na ditadura militar uma área de segurança nacional, integrou, na época, um conjunto de administrações municipais que, em vários estados do Brasil, foram intituladas de democráticas e populares e que se distinguiram pela criação de experiências participativas e inovadoras que buscaram ampliar o contato e a inclusão da população na tarefa de co-gestão Estado/sociedade. Nesta tese, além de buscar as narrativas de docentes que, hoje, são professores(as) em universidades, trago ainda narrativas de profissionais que continuam a exercer o magistério na educação básica em Angra dos Reis, sempre forjando novas táticas de ir recriando a si e a sua profissão. Como podem contribuir as memórias de professores(as) para se pensar os processos de formação ao longo de uma vida? Esta pesquisa, por meio de conversas com praticantespensantes que trabalham na educação pública, procura responder a essa indagação e pensar as múltiplas redes de conhecimento e significações nas quais foram se fazendo as experiências destes profissionais, sua forma de estar no mundo, pensar e existir. Dessa maneira, também foram importantes as narrativas de professoras portuguesas, suas memórias de vivências expressivas no magistério daquele país nas últimas décadas, obtidas em estágio de doutoramento-sanduíche, com o financiamento da Capes. No trabalho, narrativas e imagens são percebidas como personagens conceituais , tal como nos indicou Deleuze e vem sendo incorporado nas pesquisas com os cotidianos; criamos um outro que é necessário para o fluir do pensamento, para buscar um sobrevoo no vivido, numa tessitura de memórias que, entrelaçando vários fios, procura valorizar o protagonismo destes profissiona is. Como fundamentação teórica, esta pesquisa tem apoio em autores como Nilda Alves, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, entre outros |
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Narrativas de professores(as): criações, tessituras de memóriasTecher s Narratives: creations, memories interwovenNarratives and MemoriesLife StoriesSchool Everyday LifeKnowledge and Meaning NetworksImagesNarrativas e MemóriasHistórias de VidaCotidianos EscolaresRedes de Conhecimentos e SignificaçõesImagensEducação Estudo e EnsinoProfessores - FormaçãoProfessores Condições sociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta tese busca tecer uma narrativa com as histórias de vida de alguns docentes, procurando perceber suas trajetórias, com o objetivo de pensar a forma como foram (re)criando sua profissão e suas vivências no magistério e como isto os fez interrogar os processos curriculares e os modos como, neles, tecemos conhecimentos e significações, nas redes educativas que formamos e nas quais somos formados. A pesquisa, na perspectiva das pesquisas com os cotidianos, se articula ao GRPESQ Currículo, redes educativas e imagens , do Laboratório Educação e Imagem (ProPEd/ UERJ) e procurou apoio em conversas/narrativas com professores(as) que passaram por experiências marcantes em Portugal e no Brasil, mais especificamente no município de Angra dos Reis. É, em parte, uma pesquisa sobre memórias de quem ensinou/ensina nesse município do Estado do Rio de Janeiro que foi palco de intensas lutas por redemocratização nos anos 80 e 90. Teria existido um tempo de lutas e conflitos, de muita participação política e engajamento durante os três mandatos do governo do Partido dos Trabalhadores (1989-2000). Parcela significativa de uma geração foi envolvida nos sonhos de democratizar a cidade. Angra, que fora na ditadura militar uma área de segurança nacional, integrou, na época, um conjunto de administrações municipais que, em vários estados do Brasil, foram intituladas de democráticas e populares e que se distinguiram pela criação de experiências participativas e inovadoras que buscaram ampliar o contato e a inclusão da população na tarefa de co-gestão Estado/sociedade. Nesta tese, além de buscar as narrativas de docentes que, hoje, são professores(as) em universidades, trago ainda narrativas de profissionais que continuam a exercer o magistério na educação básica em Angra dos Reis, sempre forjando novas táticas de ir recriando a si e a sua profissão. Como podem contribuir as memórias de professores(as) para se pensar os processos de formação ao longo de uma vida? Esta pesquisa, por meio de conversas com praticantespensantes que trabalham na educação pública, procura responder a essa indagação e pensar as múltiplas redes de conhecimento e significações nas quais foram se fazendo as experiências destes profissionais, sua forma de estar no mundo, pensar e existir. Dessa maneira, também foram importantes as narrativas de professoras portuguesas, suas memórias de vivências expressivas no magistério daquele país nas últimas décadas, obtidas em estágio de doutoramento-sanduíche, com o financiamento da Capes. No trabalho, narrativas e imagens são percebidas como personagens conceituais , tal como nos indicou Deleuze e vem sendo incorporado nas pesquisas com os cotidianos; criamos um outro que é necessário para o fluir do pensamento, para buscar um sobrevoo no vivido, numa tessitura de memórias que, entrelaçando vários fios, procura valorizar o protagonismo destes profissiona is. Como fundamentação teórica, esta pesquisa tem apoio em autores como Nilda Alves, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, entre outrosThe pursuit of this Thesis is to weave life stories narratives of a few teachers, trying to perceive their trajectories, with the aim of thinking the way they (re)created their own profession, and their own experiences in teaching, and how this has made them question the curriculum processes, as well as the ways we can, in these processes, interweave knowledge and meaning in the education networks that we form, and in which we ourselves are educated. The research, in the perspective of the researches about the everyday lifes, is articulated through the GRPESQ Currículo, redes educativas e imagens (Curriculum, education networks and images), of the Laboratório Educação e Imagem (ProPEd/UERJ) (Education and Image Laboratory), and has sought its support in conversations/narratives with teachers who have been through significant experiences in Portugal and Brazil, specifically in the municipality of Angra dos Reis. It is, in part, a research about the memories of those who have tought/teaches in that municipality of the state of Rio de Janeiro, which has staged an intense struggle for re-democratization in the 80's and 90's. It was a time of struggle and conflict, as well as of great political engagement and participation during the three terms of the Partido dos Trabalhadores (Worker s Party) in office (1989-2000). A significant percentage of a generation which was involved in the dreams of democratization of the city. Angra, which in the military dictatorship was a National Security area, has integrated, at the time, a set of municipal administrations which, in several Brazilian states, were called democratic and popular , and which have been distinguished by the creation of new experiences, were participative and inovative and pursued the contact with and the inclusion of the population in the task of co-managing the State/society. In this Thesis, besides drawing from these teacher's narratives, who are now teachers at universities, I also bring narratives of professionals who continue to teach at the basic education in Angra dos Reis, always forging new tactics to continue to re-create themselves and their profession. How can the memories of teachers contribute to the thinking of the processes of lifetime education? In this research, through 'conversations' with practitionersthinkers who work in public education, I also aim at responding to this question, and to think the multiple knowledge and meaning networks in which these professional's experiences were done, as well as their own way of being in the world, and their way of thinking and existing. Thus, the Portuguese teacher's narratives were also important, their expressive memories about their experience in teaching in that country in the last decades, obtained in the form of sandwich-doctorate with Capes funding. In the work, the narratives and images are perceived as "conceptual characters", as Deleuze has indicated to us, and has been incorporated in the researches about the everyday lives; we created an other who is necessary for the flow of thought, to look for a overflight of the living experience, in interwoven memories which, weaving several threads, aims at giving value to the these professional s protagonism. As theoretical basis, this research was based on authors like Nilda Alves, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, among othersUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoAlves, Nilda Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451Lobo, Lília Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1830412258696223Coimbra, Cecília Maria Bouçashttp://lattes.cnpq.br/4462946146826132Soares, Maria da Conceição Silvahttp://lattes.cnpq.br/0966985292376989Berino, Aristóteles de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252Papini, Rossana Maria2021-01-05T21:45:01Z2015-02-022014-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAPINI, Rossana Maria. Narrativas de professores(as): criações, tessituras de memórias. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:49Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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