Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ivis Fernandes Bravo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615
Resumo: In Brazil, until recently, it was not common in design the pedestrian footbridges serviceability limit states verification when the human comfort is considered, with regard to the dynamic character of the people walking on the structure. However, as the main objective of the footbridges is the crossing of pedestrians, these structural models should present a proper dynamic behaviour, without risks of excessive vibrations or human discomfort. Thus, this research aims to study the dynamic response and proceed human comfort analysis of steel-concrete composite footbridges, when subjected to the human walking, based on the use of biodynamic models in order to simulate the pedestrians. The investigated structural model corresponds to a real pedestrian footbridge, built on Ayrton Senna Av., in the city of Rio de Janeiro/RJ, Brazil, presenting a central span with 68,6 m long. This way, this research work aims to develop a analysis methodology for the investigation of the dynamic structural behaviour of pedestrian footbridges, based on the numerical modelling, structural analysis, consideration of the effect of the pedestrian-structure dynamic interaction and, finally, an evaluation human comfort, based on the use of biodynamic models. The results obtained during the study have indicated a high degree of human discomfort when the pedestrians crossing the analysed structure.
id UERJ_24ca5e741572954e30d3d31e76679020
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/11615
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Silva, José Guilherme Santos dahttp://lattes.cnpq.br/4422797300106230Burgos, Rodrigo Birdhttp://lattes.cnpq.br/5604449684803425Gonçalves, Paulo Batistahttp://lattes.cnpq.br/5457197162245079Soeiro, Francisco José da Cunha Pireshttp://lattes.cnpq.br/8690926504635230Silva, André Tenchini dahttp://lattes.cnpq.br/7036280752466413http://lattes.cnpq.br/9609423917452973Duarte, Ivis Fernandes Bravo2021-01-06T19:02:47Z2016-09-132016-04-29DUARTE, Ivis Fernandes Bravo. Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615In Brazil, until recently, it was not common in design the pedestrian footbridges serviceability limit states verification when the human comfort is considered, with regard to the dynamic character of the people walking on the structure. However, as the main objective of the footbridges is the crossing of pedestrians, these structural models should present a proper dynamic behaviour, without risks of excessive vibrations or human discomfort. Thus, this research aims to study the dynamic response and proceed human comfort analysis of steel-concrete composite footbridges, when subjected to the human walking, based on the use of biodynamic models in order to simulate the pedestrians. The investigated structural model corresponds to a real pedestrian footbridge, built on Ayrton Senna Av., in the city of Rio de Janeiro/RJ, Brazil, presenting a central span with 68,6 m long. This way, this research work aims to develop a analysis methodology for the investigation of the dynamic structural behaviour of pedestrian footbridges, based on the numerical modelling, structural analysis, consideration of the effect of the pedestrian-structure dynamic interaction and, finally, an evaluation human comfort, based on the use of biodynamic models. The results obtained during the study have indicated a high degree of human discomfort when the pedestrians crossing the analysed structure.No Brasil, até recentemente, não era comum nos escritórios de cálculo a verificação de passarelas de pedestres quanto ao atendimento dos estados limite de utilização associados ao conforto humano, no que diz respeito ao caráter dinâmico do caminhar das pessoas sobre a estrutura. Entretanto, como o objetivo principal das passarelas é o de transporte de pedestres, estes modelos estruturais devem apresentar um comportamento dinâmico apropriado, sem riscos de vibrações excessivas ou mesmo de desconforto humano. Deste modo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo o estudo da resposta dinâmica e análise de conforto humano de passarelas mistas (aço-concreto), quando submetidas ao caminhar humano, com base no emprego de modelos biodinâmicos representativos dos pedestres. O modelo estrutural investigado corresponde a uma passarela de pedestres real, construída sobre a Avenida Ayrton Senna, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, possuindo um vão central com 68,6m de comprimento. Assim sendo, este trabalho de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para a análise do comportamento estrutural dinâmico de passarelas de pedestres, com base na modelagem numérica, análise estrutural, consideração do efeito da interação dinâmica pedestre-estrutura e, finalmente, avaliação do conforto humano, com base no emprego de modelos biodinâmicos. Os resultados alcançados ao longo do estudo indicam um alto grau de desconforto humano quando os pedestres utilizam a estrutura em análise.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:02:47Z No. of bitstreams: 1 Ivis Fernandes Bravo Duarte.pdf: 8525863 bytes, checksum: 83f88243159af90328b64ffcaa2ad57b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:02:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivis Fernandes Bravo Duarte.pdf: 8525863 bytes, checksum: 83f88243159af90328b64ffcaa2ad57b (MD5) Previous issue date: 2016-04-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de EngenhariaPedestrian footbridgesDynamic analysisBiodynamic modelsFinite element modellingHuman comfortExcessive vibrationsEngenharia CivilPassarelas de pedestresAnálise dinâmicaModelos biodinâmicosModelagem em elementos finitosConforto humanoVibrações excessivasCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAnálise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.Vibration analysis and human comfort evaluation on steel-concrete composite pedestrian footbridges based on the use of biodynamic models.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALIvis Fernandes Bravo Duarte.pdfapplication/pdf8525863http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/11615/1/Ivis+Fernandes+Bravo+Duarte.pdf83f88243159af90328b64ffcaa2ad57bMD511/116152024-02-27 14:52:31.616oai:www.bdtd.uerj.br:1/11615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:52:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Vibration analysis and human comfort evaluation on steel-concrete composite pedestrian footbridges based on the use of biodynamic models.
title Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
spellingShingle Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
Duarte, Ivis Fernandes Bravo
Pedestrian footbridges
Dynamic analysis
Biodynamic models
Finite element modelling
Human comfort
Excessive vibrations
Engenharia Civil
Passarelas de pedestres
Análise dinâmica
Modelos biodinâmicos
Modelagem em elementos finitos
Conforto humano
Vibrações excessivas
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
title_short Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
title_full Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
title_fullStr Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
title_full_unstemmed Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
title_sort Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
author Duarte, Ivis Fernandes Bravo
author_facet Duarte, Ivis Fernandes Bravo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, José Guilherme Santos da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4422797300106230
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Burgos, Rodrigo Bird
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5604449684803425
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Paulo Batista
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5457197162245079
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soeiro, Francisco José da Cunha Pires
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8690926504635230
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, André Tenchini da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7036280752466413
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609423917452973
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ivis Fernandes Bravo
contributor_str_mv Silva, José Guilherme Santos da
Burgos, Rodrigo Bird
Gonçalves, Paulo Batista
Soeiro, Francisco José da Cunha Pires
Silva, André Tenchini da
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedestrian footbridges
Dynamic analysis
Biodynamic models
Finite element modelling
Human comfort
Excessive vibrations
topic Pedestrian footbridges
Dynamic analysis
Biodynamic models
Finite element modelling
Human comfort
Excessive vibrations
Engenharia Civil
Passarelas de pedestres
Análise dinâmica
Modelos biodinâmicos
Modelagem em elementos finitos
Conforto humano
Vibrações excessivas
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Passarelas de pedestres
Análise dinâmica
Modelos biodinâmicos
Modelagem em elementos finitos
Conforto humano
Vibrações excessivas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
description In Brazil, until recently, it was not common in design the pedestrian footbridges serviceability limit states verification when the human comfort is considered, with regard to the dynamic character of the people walking on the structure. However, as the main objective of the footbridges is the crossing of pedestrians, these structural models should present a proper dynamic behaviour, without risks of excessive vibrations or human discomfort. Thus, this research aims to study the dynamic response and proceed human comfort analysis of steel-concrete composite footbridges, when subjected to the human walking, based on the use of biodynamic models in order to simulate the pedestrians. The investigated structural model corresponds to a real pedestrian footbridge, built on Ayrton Senna Av., in the city of Rio de Janeiro/RJ, Brazil, presenting a central span with 68,6 m long. This way, this research work aims to develop a analysis methodology for the investigation of the dynamic structural behaviour of pedestrian footbridges, based on the numerical modelling, structural analysis, consideration of the effect of the pedestrian-structure dynamic interaction and, finally, an evaluation human comfort, based on the use of biodynamic models. The results obtained during the study have indicated a high degree of human discomfort when the pedestrians crossing the analysed structure.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Ivis Fernandes Bravo. Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615
identifier_str_mv DUARTE, Ivis Fernandes Bravo. Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/11615/1/Ivis+Fernandes+Bravo+Duarte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83f88243159af90328b64ffcaa2ad57b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728660029243392