Anotações de Improviso e problematizações - Efeitos de encontros entre estudantes e uma professora na escola que acontece no hospital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19615 |
Resumo: | Essa dissertação é um efeito da pesquisa na qual busquei narrar os afetamentos que me atravessaram nos encontros com estudantes, nas suas relações de idas e vindas entre o hospital e as escolas, ou seja, entre a escola que acontece no hospital e as escolas convencionalmente chamadas de regulares. Cabe ressaltar que se trata de um trabalho realizado em contexto pandêmico, já que entre esses dois anos de pesquisa, experimentamos a pandemia da Covid-19 desde as suas fases mais críticas, até chegarmos à fase que permite encontros presenciais que convocam um modo de encontrar responsivo e de cuidado com a vida, ainda com recomendações de medidas sanitárias. Toda a processualidade da pesquisa, na qual a escrita da experiência nos atravessou é apresentada através de um movimento de implicação que ganha forma ensaística numa aposta de escrita como espaço de produção de vida-pesquisa, possibilitando pensar no próprio processo, problematizando as formas homogêneas e hegemônicas de determinados modos de pesquisar e escrever na universidade. A pesquisa se expressa como um exercício cartográfico, uma aposta num modo de fazer que faz emergir no ambiente acadêmico uma pesquisa científica, que tenta dar a ver saberes que tratam do que emerge do campo das experiências e do campo do sensível. O texto se compõe a partir de Anotações de Improviso e problematizações, que trazem as narrativas dos encontros e seus efeitos, seguidas do exercício de problematizar o que essas experiências provocam a pensar, a partir das percepções e/ou sensações de uma professora que experimenta o tornar-se professora na escola no hospital. Ao longo do texto, algumas pistas se enunciam possibilitando pensar nos modos singulares de ser e estar no mundo e de estudar, das estudantes hospitalizadas e/ou com doenças crônicas, buscando problematizar as formas como as políticas educacionais dominantes impõem determinados modos (hegemônicos), excluindo outros. O desejo é nos provocar a pensar como podemos, juntas às estudantes, afirmar modos outros de (re)existência, forjando trajetórias escolares singulares, colocando em xeque os modelos hegemônicos existentes na política educacional. Com isso, esta pesquisa segue afirmando um desejo na produção de outros modos de pesquisa-escrita, de ser professora e de produzir escolas outras, a partir da produção de práticas instituintes, que vamos urdindo pelas brechas, frente às práticas institucionalizadas. |
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Anotações de Improviso e problematizações - Efeitos de encontros entre estudantes e uma professora na escola que acontece no hospitalNotes on improvisation and deconstructing - The effects of studentteacher interactions at school that take place in the hospital.Hospital classNiterói Hospital Pedagogy ProgramSpecial educationCartoraphyAcademic writingExperienceClasse hospitalarPrograma Pedagogia Hospitalar NiteróiEducação especialCartografiaEscrita acadêmicaExperiênciaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEssa dissertação é um efeito da pesquisa na qual busquei narrar os afetamentos que me atravessaram nos encontros com estudantes, nas suas relações de idas e vindas entre o hospital e as escolas, ou seja, entre a escola que acontece no hospital e as escolas convencionalmente chamadas de regulares. Cabe ressaltar que se trata de um trabalho realizado em contexto pandêmico, já que entre esses dois anos de pesquisa, experimentamos a pandemia da Covid-19 desde as suas fases mais críticas, até chegarmos à fase que permite encontros presenciais que convocam um modo de encontrar responsivo e de cuidado com a vida, ainda com recomendações de medidas sanitárias. Toda a processualidade da pesquisa, na qual a escrita da experiência nos atravessou é apresentada através de um movimento de implicação que ganha forma ensaística numa aposta de escrita como espaço de produção de vida-pesquisa, possibilitando pensar no próprio processo, problematizando as formas homogêneas e hegemônicas de determinados modos de pesquisar e escrever na universidade. A pesquisa se expressa como um exercício cartográfico, uma aposta num modo de fazer que faz emergir no ambiente acadêmico uma pesquisa científica, que tenta dar a ver saberes que tratam do que emerge do campo das experiências e do campo do sensível. O texto se compõe a partir de Anotações de Improviso e problematizações, que trazem as narrativas dos encontros e seus efeitos, seguidas do exercício de problematizar o que essas experiências provocam a pensar, a partir das percepções e/ou sensações de uma professora que experimenta o tornar-se professora na escola no hospital. Ao longo do texto, algumas pistas se enunciam possibilitando pensar nos modos singulares de ser e estar no mundo e de estudar, das estudantes hospitalizadas e/ou com doenças crônicas, buscando problematizar as formas como as políticas educacionais dominantes impõem determinados modos (hegemônicos), excluindo outros. O desejo é nos provocar a pensar como podemos, juntas às estudantes, afirmar modos outros de (re)existência, forjando trajetórias escolares singulares, colocando em xeque os modelos hegemônicos existentes na política educacional. Com isso, esta pesquisa segue afirmando um desejo na produção de outros modos de pesquisa-escrita, de ser professora e de produzir escolas outras, a partir da produção de práticas instituintes, que vamos urdindo pelas brechas, frente às práticas institucionalizadas.From my professional activity on hospital pedagogy, this dissertation is a product of personal research whose intent was to comparatively examine the narratives of student-teacher relationships at the at the school in hospital and the traditional schools and document its affects on pre-existing personal belief systems. It should be noted that this research was conducted during the height of the Covid-19 pandemic. This method of documentation calls attention to how my subjective, narrative process of writing mirrors commonly accepted attitudes and beliefs. This method of documentation also calls attention to deficits in hegemonic/homogeneous academic thought -- and ways of researching and writing -- that invites the deconstruction these conventional models and opens a liminal space for examination that I call “Life-Centered Research” approach. The research is expressed as a cartographic exercise. The intent is to academically codify the subjectivity of the senses in a way which demonstrates new-found knowledge extracted from the collected narratives of field experiences and sensory experiences. The text is composed of two parts: Notes of Improvisation and deconstruction (a collection of narratives detailing interpersonal encounters and their effects), and a narrative analysis of responses to experiences, subjective feelings, and interactions between teacher and students at the school in hospital. This detailed text inspires the reader to consider the range, including its fringes, of human expression and its unique and studying hospitalized students and/or with chronic diseases, seeking to deconstruct ways in which dominant educational policies impose certain (hegemonic) modes and exclude others. The aims is to move us to think about how we can, together with the students, affirm other modes of (re)existence by forging singular scholarly trajectories to contrast the current the hegemonic models in educational policy. In conclusion - by instituting practices and filling the educational gaps in the current lexicon of institutionalized practices - we provide the elan to produce new modes of research-based writing. Additionally, these practices will also develop resourceful, alternative student-teacher relationships, and the overall talent to reinforce successful alternative schools.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisRibetto, Anelicehttp://lattes.cnpq.br/1137124063566744Araújo, Mairce da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1157936975342255Guerreiro, Alexandre Silvahttp://lattes.cnpq.br/1123647112802381Rodrigues, Maria Goretti Andradehttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905Leão, Vívian Padial2023-05-22T15:57:35Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEÃO, Vívian Padial. Anotações de Improviso e problematizações - Efeitos de encontros entre estudantes e uma professora na escola que acontece no hospital. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:18Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Essa dissertação é um efeito da pesquisa na qual busquei narrar os afetamentos que me atravessaram nos encontros com estudantes, nas suas relações de idas e vindas entre o hospital e as escolas, ou seja, entre a escola que acontece no hospital e as escolas convencionalmente chamadas de regulares. Cabe ressaltar que se trata de um trabalho realizado em contexto pandêmico, já que entre esses dois anos de pesquisa, experimentamos a pandemia da Covid-19 desde as suas fases mais críticas, até chegarmos à fase que permite encontros presenciais que convocam um modo de encontrar responsivo e de cuidado com a vida, ainda com recomendações de medidas sanitárias. Toda a processualidade da pesquisa, na qual a escrita da experiência nos atravessou é apresentada através de um movimento de implicação que ganha forma ensaística numa aposta de escrita como espaço de produção de vida-pesquisa, possibilitando pensar no próprio processo, problematizando as formas homogêneas e hegemônicas de determinados modos de pesquisar e escrever na universidade. A pesquisa se expressa como um exercício cartográfico, uma aposta num modo de fazer que faz emergir no ambiente acadêmico uma pesquisa científica, que tenta dar a ver saberes que tratam do que emerge do campo das experiências e do campo do sensível. O texto se compõe a partir de Anotações de Improviso e problematizações, que trazem as narrativas dos encontros e seus efeitos, seguidas do exercício de problematizar o que essas experiências provocam a pensar, a partir das percepções e/ou sensações de uma professora que experimenta o tornar-se professora na escola no hospital. Ao longo do texto, algumas pistas se enunciam possibilitando pensar nos modos singulares de ser e estar no mundo e de estudar, das estudantes hospitalizadas e/ou com doenças crônicas, buscando problematizar as formas como as políticas educacionais dominantes impõem determinados modos (hegemônicos), excluindo outros. O desejo é nos provocar a pensar como podemos, juntas às estudantes, afirmar modos outros de (re)existência, forjando trajetórias escolares singulares, colocando em xeque os modelos hegemônicos existentes na política educacional. Com isso, esta pesquisa segue afirmando um desejo na produção de outros modos de pesquisa-escrita, de ser professora e de produzir escolas outras, a partir da produção de práticas instituintes, que vamos urdindo pelas brechas, frente às práticas institucionalizadas. |
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