Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10210 |
Resumo: | Pensando às margens, a partir de espaçostempos escolares periferizados, esta pesquisa pretende investigar indícios de pedagogias outras no contexto da arte/educação. Tais práticas, já em andamento, são identificadas nos fazeres/saberes e artes de fazer cotidianas de professores de artes da rede municipal de educação de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro e representam espaços onde o olhar crítico e a atitude decolonial constituem uma perspectiva epistêmica que desobedece aos parâmetros modernos de controle e organização da educação. Ciente de que pensar em uma opção decolonial acerca do conhecimento e da educação requer considerar as contribuições de histórias locais, de epistemologias negadas, marginalizadas e subalternizadas, o objetivo da pesquisa se articula através dos seguintes eixos de análise: 1) Abordagem da diferença e das construções identitárias; 2) Desfiliação do cânone artístico moderno; 3) Diálogo com as produções culturais e estéticas locais. Para além de coletar informações dos colaboradores, a pesquisa buscou promover uma discussão que entrecruza minhas posições sobre o tema, os pontos de vista de autores (dos estudos pós-coloniais e decoloniais) e as perspectivas adotadas por meus colegas professores de artes, construindo uma reflexão acerca de opções decoloniais na arte educação em espaçostempos escolares periferizados. |
id |
UERJ_39ce2c27b0dac83e8c9d833cc9fbfbd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10210 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizadosPensando en las margens: por uma desobediencia epistémica y decolonial en la arte/educación em los espaciotiempos escolares periferizadosEducación decolonialRutina de la escuelaArte/educaciónEstéticas decolonialesEducação decolonialCotidiano escolarArte/educaçãoEstéticas decoloniaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPensando às margens, a partir de espaçostempos escolares periferizados, esta pesquisa pretende investigar indícios de pedagogias outras no contexto da arte/educação. Tais práticas, já em andamento, são identificadas nos fazeres/saberes e artes de fazer cotidianas de professores de artes da rede municipal de educação de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro e representam espaços onde o olhar crítico e a atitude decolonial constituem uma perspectiva epistêmica que desobedece aos parâmetros modernos de controle e organização da educação. Ciente de que pensar em uma opção decolonial acerca do conhecimento e da educação requer considerar as contribuições de histórias locais, de epistemologias negadas, marginalizadas e subalternizadas, o objetivo da pesquisa se articula através dos seguintes eixos de análise: 1) Abordagem da diferença e das construções identitárias; 2) Desfiliação do cânone artístico moderno; 3) Diálogo com as produções culturais e estéticas locais. Para além de coletar informações dos colaboradores, a pesquisa buscou promover uma discussão que entrecruza minhas posições sobre o tema, os pontos de vista de autores (dos estudos pós-coloniais e decoloniais) e as perspectivas adotadas por meus colegas professores de artes, construindo uma reflexão acerca de opções decoloniais na arte educação em espaçostempos escolares periferizados.Esta investigación indaga en el contexto del arte/educación, pedagogías otras, integrado con espaçotempos escolares periferizados. Este tipo de prácticas, ya en marcha, están identificados en los haceres/ conocimientos y las artes de hacer todos los días de los maestros de artes municipales de educación Duque de Caxias, en la región metropolitana de Río de Janeiro y representan áreas en las que el ojo crítico y la actitud decolonial son una perspectiva epistémica que desobedece parámetros modernos de control y organización de la educación. Consciente de que pensar en una opción decolonial sobre el conocimiento y la educación requiere considerar los aportes de las historias locales, epistemologías negadas, marginadas y subalternas, el objetivo de la investigación se articula a través de las siguientes líneas de análisis: 1) El enfoque de la diferencia y de las construcciones de identidad; 2) la desafiliación del canon artístico de la modernidad; 3) El diálogo con producciones culturales y estéticas locales. Además de recoger la información de los empleados, la investigacione buscó promover una discusión em que se cruza mis puntos de vista sobre el tema, las opiniones de los autores (de los estudios poscoloniales y decoloniales) y las perspectivas adoptadas por mis compañeros maestros de las artes, la construcción de un reflexión sobre opciones decoloniales en la arte/educación en espacio-tiempos escolares periferizados.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoAraújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/2133421358917061Souza, Kelly Cristina Russo dehttp://lattes.cnpq.br/8524398038857866Oliveira, Luiz Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988Pires, André Dias2021-01-05T21:39:03Z2017-02-132015-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, André Dias. Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:04:41Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados Pensando en las margens: por uma desobediencia epistémica y decolonial en la arte/educación em los espaciotiempos escolares periferizados |
title |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
spellingShingle |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados Pires, André Dias Educación decolonial Rutina de la escuela Arte/educación Estéticas decoloniales Educação decolonial Cotidiano escolar Arte/educação Estéticas decoloniais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
title_full |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
title_fullStr |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
title_full_unstemmed |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
title_sort |
Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados |
author |
Pires, André Dias |
author_facet |
Pires, André Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Ivanildo Amaro de http://lattes.cnpq.br/2133421358917061 Souza, Kelly Cristina Russo de http://lattes.cnpq.br/8524398038857866 Oliveira, Luiz Fernandes de http://lattes.cnpq.br/7006752768658988 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, André Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación decolonial Rutina de la escuela Arte/educación Estéticas decoloniales Educação decolonial Cotidiano escolar Arte/educação Estéticas decoloniais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educación decolonial Rutina de la escuela Arte/educación Estéticas decoloniales Educação decolonial Cotidiano escolar Arte/educação Estéticas decoloniais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Pensando às margens, a partir de espaçostempos escolares periferizados, esta pesquisa pretende investigar indícios de pedagogias outras no contexto da arte/educação. Tais práticas, já em andamento, são identificadas nos fazeres/saberes e artes de fazer cotidianas de professores de artes da rede municipal de educação de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro e representam espaços onde o olhar crítico e a atitude decolonial constituem uma perspectiva epistêmica que desobedece aos parâmetros modernos de controle e organização da educação. Ciente de que pensar em uma opção decolonial acerca do conhecimento e da educação requer considerar as contribuições de histórias locais, de epistemologias negadas, marginalizadas e subalternizadas, o objetivo da pesquisa se articula através dos seguintes eixos de análise: 1) Abordagem da diferença e das construções identitárias; 2) Desfiliação do cânone artístico moderno; 3) Diálogo com as produções culturais e estéticas locais. Para além de coletar informações dos colaboradores, a pesquisa buscou promover uma discussão que entrecruza minhas posições sobre o tema, os pontos de vista de autores (dos estudos pós-coloniais e decoloniais) e as perspectivas adotadas por meus colegas professores de artes, construindo uma reflexão acerca de opções decoloniais na arte educação em espaçostempos escolares periferizados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 2017-02-13 2021-01-05T21:39:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, André Dias. Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10210 |
identifier_str_mv |
PIRES, André Dias. Pensando às margens: por uma desobediência epistêmica e decolonial no cotidiano da arte-educação em espaçostempos escolares periferizados. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990616702353408 |