Acidentes com exposição a material biológico envolvendo estudantes e residentes de medicina: o que aprendemos para ensinar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17906 |
Resumo: | Os dados disponíveis na literatura indicam que os vírus da imunodeficiência humana, da hepatite B e da hepatite C, estão entre os três principais patógenos de transmissão ocupacional entre os profissionais de saúde. Essa dissertação é resultado de uma pesquisa quali quantitativa fundamentada na aplicação de um questionário, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), entre os estudantes de medicina, (internos do 5º e 6º ano), e médicos residentes com o objetivo de identificar nesse grupo a ocorrência de acidentes com exposição a material biológico, o conhecimento do grupo acerca desse tipo de acidente, biossegurança, risco biológico, comportamento na prevenção, no caso de acidente e na notificação dos mesmos. A análise dos resultados permite observar que é alto p índice que estudantes que se expõe a situações com risco de transmissão de HIV, HBV e HCV e não reconhecem essas situações como acidente com exposição a material biológico, o que aumenta o seu risco de contaminação. Ainda sobre os resultados é possível observar a diversidade da formação dos estudantes, no que diz respeito aos conceitos teóricos voltados a segurança no trabalho aqui analisados. Outros resultados importantes foram a constatação da baixa procura por atendimento específico pós acidente e a baixa notificação e suas razões. Conclui-se pela importância do ensinamento de conceitos que levem a conscientização da importância do trabalho e comportamento seguro, desde a graduação, para a formação de profissionais conscientes da sua vulnerabilidade e com postura ativa e proativa na proteção individual e coletiva. |
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Acidentes com exposição a material biológico envolvendo estudantes e residentes de medicina: o que aprendemos para ensinar?Accidents involving exposure to biological material involving students and residents of medicine: what do we learn to teach?Medical studentsHospital Medical staffOccupational accidentsBiosafetyExposure to biological agentsBiological riskMedical educationEstudantes de medicinaMédicos residentesAcidentes de trabalhoBiossegurançaExposição a agentes biológicosRisco biológicoEnsino médicoAcidentes de trabalhoRiscos ocupacionaisExposição ambiental – Fatores de riscoEstudantes de Medicina – Saúde e higieneResidentes (Medicina) - Saúde e higieneCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::DOENCAS INFECCIOSAS E PARASITARIASOs dados disponíveis na literatura indicam que os vírus da imunodeficiência humana, da hepatite B e da hepatite C, estão entre os três principais patógenos de transmissão ocupacional entre os profissionais de saúde. Essa dissertação é resultado de uma pesquisa quali quantitativa fundamentada na aplicação de um questionário, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), entre os estudantes de medicina, (internos do 5º e 6º ano), e médicos residentes com o objetivo de identificar nesse grupo a ocorrência de acidentes com exposição a material biológico, o conhecimento do grupo acerca desse tipo de acidente, biossegurança, risco biológico, comportamento na prevenção, no caso de acidente e na notificação dos mesmos. A análise dos resultados permite observar que é alto p índice que estudantes que se expõe a situações com risco de transmissão de HIV, HBV e HCV e não reconhecem essas situações como acidente com exposição a material biológico, o que aumenta o seu risco de contaminação. Ainda sobre os resultados é possível observar a diversidade da formação dos estudantes, no que diz respeito aos conceitos teóricos voltados a segurança no trabalho aqui analisados. Outros resultados importantes foram a constatação da baixa procura por atendimento específico pós acidente e a baixa notificação e suas razões. Conclui-se pela importância do ensinamento de conceitos que levem a conscientização da importância do trabalho e comportamento seguro, desde a graduação, para a formação de profissionais conscientes da sua vulnerabilidade e com postura ativa e proativa na proteção individual e coletiva.Available data in the literature indicate that HIV, HBV HCV are among the three main pathogens of occupational transmission among health professionals. This dissertation is the result of a quantitative and qualitative research based on the application of a questionnaire at the University Hospital Pedro Ernesto (HUPE), among medical students (interns of the 5th and 6th year), and resident physicians with the objective of identifying in this group the occurrence of accidents with exposure to biological material, the group's knowledge about this type of accident, biosafety, biological risk, behavior in the prevention, in the event of an accident and in the notification of the same. The analysis of the results allows to observe that it is high index that students who are exposed to situations with risk of transmission of HIV, HBV and HCV and do not recognize these situations as an accident with exposure to biological material, which increases their risk of contamination. Still on the results it is possible to observe the diversity of the students' training about theoretical concepts focused on work safety analyzed here. Other important results were the finding of low demand for specific post-accident care and low reporting and their reasons. It concludes by the importance of the teaching of concepts that lead to the realization of the importance of work and safe behavior, from graduation, to the formation of professionals aware of their vulnerability and with an active and proactive stance in individual and collective protection.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro Biomédico::Faculdade de Ciências MédicasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasLima, Dirce Bonfim dehttp://lattes.cnpq.br/4092067342847426Boia, Márcio Neveshttp://lattes.cnpq.br/6480680385483342Rangel, Maryhttp://lattes.cnpq.br/2173146648220598Lima, Luiz Antonio Alves dehttp://lattes.cnpq.br/8024729417823120Paiva, Nadia Tavares El Kadi Monteiro2022-06-10T16:44:48Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, Nadia Tavares El Kadi Monteiro. Acidentes com exposição a material biológico envolvendo estudantes e residentes de medicina: o que aprendemos para ensinar? 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T18:59:49Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T18:59:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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