Musicocartografias: Partituras Políticas do Desejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15214 |
Resumo: | Este projeto se baseia no estudo das relações entre música, clínica e política. Para isso realizamos uma pesquisa de campo no Centro Comunitário Lídia dos Santos, situado na favela do Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, com grupos de jovens compreendendo a faixa etária entre 9 e 15 anos. A intervenção ocorreu por meio de uma Oficina de Composição Musical, onde através da prática desenvolvida acompanhamos os agenciamentos dos efeitos musicais, colocando uma lupa na linguagem musical, em seu dispositivo de escuta e movimento para a clínica ético-política. Foram compostas sete canções pelos jovens durante o percurso das oficinas e entre elas uma paródia musical , consideradas musicocartografias , platôs de intensidades vividos pelos jovens em cada canção produzida. Nesse contexto, foi possível observar que a prática musical associada à clinica, em seu dispositivo de escuta e movimento, favoreceu o traçado das linhas diagonais, movimentos de transversalização de sonoridades, narrativas, afetos e parcerias no espaço institucional, com a consequente expansão da vida em novos territórios existenciais. Esta tese é um aprofundamento de uma pesquisa realizada no mestrado, em 2009, seguindo agora outros desdobramentos na articulação de autores afinados com uma abordagem da clínica e da vida enquanto obra de arte |
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Musicocartografias: Partituras Políticas do DesejoMusicartography: Politics Scores of DesireMusicClinicMicropoliticClínicaMicropolíticaPsicologia SocialMúsicaPsicologia políticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALEste projeto se baseia no estudo das relações entre música, clínica e política. Para isso realizamos uma pesquisa de campo no Centro Comunitário Lídia dos Santos, situado na favela do Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, com grupos de jovens compreendendo a faixa etária entre 9 e 15 anos. A intervenção ocorreu por meio de uma Oficina de Composição Musical, onde através da prática desenvolvida acompanhamos os agenciamentos dos efeitos musicais, colocando uma lupa na linguagem musical, em seu dispositivo de escuta e movimento para a clínica ético-política. Foram compostas sete canções pelos jovens durante o percurso das oficinas e entre elas uma paródia musical , consideradas musicocartografias , platôs de intensidades vividos pelos jovens em cada canção produzida. Nesse contexto, foi possível observar que a prática musical associada à clinica, em seu dispositivo de escuta e movimento, favoreceu o traçado das linhas diagonais, movimentos de transversalização de sonoridades, narrativas, afetos e parcerias no espaço institucional, com a consequente expansão da vida em novos territórios existenciais. Esta tese é um aprofundamento de uma pesquisa realizada no mestrado, em 2009, seguindo agora outros desdobramentos na articulação de autores afinados com uma abordagem da clínica e da vida enquanto obra de arteThis project concerns the study of the relationship between music, practice and politics. We conducted a field research at the Lidia dos Santos Community Center in the Morro dos Macacos slum in Vila Isabel neighborhood at Rio de Janeiro city between 2011 and 2014, with groups of young people aged between 9 and 15 years. The intervention occurred with a Musical Composition Workshop and with the established practice followed assemblages of musical effects, expanding the look in musical language on the listening device and move to the ethical and political practice. Seven songs by young people during the course of the workshops were made - including a musical parody - considered "musicartography" intensities plateaus experienced by young people in each produced song. In this context, it was observed that the musical practice on clinical in their listening and movement device, favored the layout of the diagonal lines, mainstreaming movements of sounds, stories, feelings and partnerships in the institutional space, with the consequent expansion of life new existential territories. This thesis is a deepening of a survey conducted in the Masters in 2009, now following other developments articulating authors consonants with the approach of clinical and life as a work of artConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialRodrigues, Heliana de Barros Condehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780470Y4Rocha, Marisa Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/0909794461324417Rauter, Cristina Mair Barroshttp://lattes.cnpq.br/2792499600232177Santos, Miriam de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123Armony, Nahmanhttp://lattes.cnpq.br/2483921290622181Lima, Martha Bento2021-01-07T18:36:45Z2018-10-222015-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLIMA, Martha Bento. Musicocartografias: Partituras Políticas do Desejo. 2015. 303 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:55:21Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/15214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Este projeto se baseia no estudo das relações entre música, clínica e política. Para isso realizamos uma pesquisa de campo no Centro Comunitário Lídia dos Santos, situado na favela do Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2011 e 2014, com grupos de jovens compreendendo a faixa etária entre 9 e 15 anos. A intervenção ocorreu por meio de uma Oficina de Composição Musical, onde através da prática desenvolvida acompanhamos os agenciamentos dos efeitos musicais, colocando uma lupa na linguagem musical, em seu dispositivo de escuta e movimento para a clínica ético-política. Foram compostas sete canções pelos jovens durante o percurso das oficinas e entre elas uma paródia musical , consideradas musicocartografias , platôs de intensidades vividos pelos jovens em cada canção produzida. Nesse contexto, foi possível observar que a prática musical associada à clinica, em seu dispositivo de escuta e movimento, favoreceu o traçado das linhas diagonais, movimentos de transversalização de sonoridades, narrativas, afetos e parcerias no espaço institucional, com a consequente expansão da vida em novos territórios existenciais. Esta tese é um aprofundamento de uma pesquisa realizada no mestrado, em 2009, seguindo agora outros desdobramentos na articulação de autores afinados com uma abordagem da clínica e da vida enquanto obra de arte |
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