Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17483 |
Resumo: | Com base no conceito de relações conjuntivas causais de Halliday & Hasan (1976) e no de sequência textual narrativa de Adam (1992 e 2011), esta pesquisa visa a investigar o papel de estruturas de causalidade na construção de narrativas literárias infantis e juvenis. Para isso, foram selecionados como corpus de análise quinze livros da obra infantil e juvenil de Sylvia Orthof, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado, cinco obras de cada um desses autores. O objetivo principal é a investigação de qual(is) momento(s) da sequência narrativa apresenta(m) maior incidência de relações conjuntivas causais – partindo do princípio de que um maior uso dessas estruturas nos textos será indício de uma maior necessidade delas na constituição dessa(s) etapa(s) da narrativa. Os dados observados mostraram uma maior incidência de relações de causalidade na penúltima etapa da sequência textual narrativa, a saber, o desenlace, haja vista ser uma etapa preponderante da trama narrativa, em que se observam precipuamente as transformações de predicado que as personagens sofrem – entendendo o predicado como as propriedades inerentes ou circunstancias das personagens. A pesquisa concilia formação leitora e análise linguística, demonstrando não só que a causalidade está a serviço da narrativa, como também que há mais meios de se expressar a noção de causa do que os elencados pela tradição gramatical. Contribui, simultaneamente, para os estudos funcionalistas da causalidade no português e para os estudos de coesão por meio da conjunção – no sentido sistêmico-funcional do termo. Confirma, ainda, que a literatura infantil e juvenil é não só um material interessante e profícuo para atividades de leitura e análise linguística no ensino de português, mas também uma valiosa fonte para pesquisas linguísticas em diversas áreas |
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Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcionalCausal conjunctive relations and textual sequence: narratives of children's and youth’s literature from a systemic-functional perspectiveConjunctive causal relationshipsNarrative textual sequencesPredicate transformationReadingTeachingRelações conjuntivas causaisSequências textuais narrativasTransformação de predicadosLeituraEnsinoLiteratura infantojuvenil brasileira – História e críticaLinguísticaLíngua portuguesa – Estudo e ensino (Educação permanente)LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACom base no conceito de relações conjuntivas causais de Halliday & Hasan (1976) e no de sequência textual narrativa de Adam (1992 e 2011), esta pesquisa visa a investigar o papel de estruturas de causalidade na construção de narrativas literárias infantis e juvenis. Para isso, foram selecionados como corpus de análise quinze livros da obra infantil e juvenil de Sylvia Orthof, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado, cinco obras de cada um desses autores. O objetivo principal é a investigação de qual(is) momento(s) da sequência narrativa apresenta(m) maior incidência de relações conjuntivas causais – partindo do princípio de que um maior uso dessas estruturas nos textos será indício de uma maior necessidade delas na constituição dessa(s) etapa(s) da narrativa. Os dados observados mostraram uma maior incidência de relações de causalidade na penúltima etapa da sequência textual narrativa, a saber, o desenlace, haja vista ser uma etapa preponderante da trama narrativa, em que se observam precipuamente as transformações de predicado que as personagens sofrem – entendendo o predicado como as propriedades inerentes ou circunstancias das personagens. A pesquisa concilia formação leitora e análise linguística, demonstrando não só que a causalidade está a serviço da narrativa, como também que há mais meios de se expressar a noção de causa do que os elencados pela tradição gramatical. Contribui, simultaneamente, para os estudos funcionalistas da causalidade no português e para os estudos de coesão por meio da conjunção – no sentido sistêmico-funcional do termo. Confirma, ainda, que a literatura infantil e juvenil é não só um material interessante e profícuo para atividades de leitura e análise linguística no ensino de português, mas também uma valiosa fonte para pesquisas linguísticas em diversas áreasBased on the concepts of causal conjunctive relations by Halliday & Hasan (1976) and on the narrative textual sequence by Adam (1992 and 2011), this research aims to investigate the role of causal structures in the construction of literary narratives for children and youth. For this purpose, fifteen books of children's and youth's work by Sylvia Orthof, Pedro Bandeira and Ana Maria Machado, were selected as the corpus of analysis, being five books by each of these authors. The main objective is to investigate which moment(s) of the narrative sequence present(s) the highest incidence of causal conjunctive relationships - assuming that a more frequent use of these structures in texts will indicate a greater need for them in the constitution of these stage(s) of the narrative. The observed data showed a higher incidence of causal relationships in the penultimate stage of the narrative textual sequence, namely, the outcome, as it is a preponderant stage of the narrative plot, in which the predicate transformations that the characters undergo – understanding the predicate as the inherent properties or circumstances of the characters. The research combines reader training and linguistic analysis, demonstrating not only that causality is at the service of the narrative, but also that there are more ways to express the notion of cause than those listed by the grammatical tradition. It simultaneously contributes to functionalist studies of causality in Portuguese and to studies of cohesion through conjunction – in the systemic-functional sense of the term. It also confirms that children's and youth literature is not only an interesting and fruitful material for reading activities and linguistic analysis in the teaching of Portuguese, but also a valuable source for linguistic research in several areasUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasDutra, Vania Lúcia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8570682797639351Schlee, Magda Bahiahttp://lattes.cnpq.br/9156161217704844Azeredo, José Carlos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/6832862656902243Santos, Leonor Werneck doshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027Hawad, Helena Fereshttp://lattes.cnpq.br/7627081654623074Caldas, Luiz Eduardo Cardoso2022-04-05T15:43:21Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCALDAS, Luiz Eduardo Cardoso. Relações conjuntivas causais e sequência textual: narrativas da literatura infantil e juvenil em perspectiva sistêmico-funcional. 2021. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:15:41Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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