A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15272
Resumo: Start from a study of the discourse observed in books dedicated to parents supervision, best-sellers, published in Brazil between 2001-2006, the author of this paper produced a critique reflection about the both relationed conceptions of education and barbarism, into the perspective of the Critic Theory (of the Frankfurt School) . The context of this paper it is based on the map out of the traditional educational practices of education into the families scope and the survey of the signals, wich may be indicates one possible conception of a hypermodern educational . The paradoxal character of the most of the educational orientation writed by these book´s authors, it is coherent by the conceptions of the Critic Theory, regarding to cultural industry and the paradoxes of the hypermodern culture. The reflection produced in this paper indicates the necessity of an ethic point of view of the parents and educators, in face of the suggestions done by the parents supervision books studied
id UERJ_52c1b3a9c701501d7ccafe4934244bb8
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/15272
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Soares, Jorge Coelhohttp://lattes.cnpq.br/1773023381434116Nogueira, Heloísa Guimarães Peixotohttp://lattes.cnpq.br/1465223238145224Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo dehttp://lattes.cnpq.br/6262781863415292http://lattes.cnpq.br/2435228549074009Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da2021-01-07T18:40:00Z2013-05-072008-05-21SILVA, Maria das Graças Gouvêa Neco da. A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15272Start from a study of the discourse observed in books dedicated to parents supervision, best-sellers, published in Brazil between 2001-2006, the author of this paper produced a critique reflection about the both relationed conceptions of education and barbarism, into the perspective of the Critic Theory (of the Frankfurt School) . The context of this paper it is based on the map out of the traditional educational practices of education into the families scope and the survey of the signals, wich may be indicates one possible conception of a hypermodern educational . The paradoxal character of the most of the educational orientation writed by these book´s authors, it is coherent by the conceptions of the Critic Theory, regarding to cultural industry and the paradoxes of the hypermodern culture. The reflection produced in this paper indicates the necessity of an ethic point of view of the parents and educators, in face of the suggestions done by the parents supervision books studiedA partir de um estudo do discurso presente nos livros de orientação de pais mais vendidos, editados no Brasil no período de 2001-2006, a autora da presente dissertação faz uma reflexão crítica relacionando as concepções de educação e babárie, considerando a perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Contextualiza-se este trabalho através de um mapeamento das práticas tradicionais de educação no âmbito da família e o levantamento de sinais, que possam servir de índices para se conceber uma possível educação hipermoderna. O caráter paradoxal de muitas das orientações feitas por estes livros é coerente com as noções da Teoria Crítica relativas à indústria cultural e aos paradoxos da cultura hipermoderna. A reflexão feita aponta para a necessidade de um posicionamento ético de pais e educadores no que diz respeito às sugestões feitas pelos livros de orientação estudadosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:40:00Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Maria das G Silva.pdf: 3015316 bytes, checksum: a1f8589d1f555076104abcddc2fe035d (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:40:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Maria das G Silva.pdf: 3015316 bytes, checksum: a1f8589d1f555076104abcddc2fe035d (MD5) Previous issue date: 2008-05-21application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaEducationBarbarismHipermodernityParents supervisionParadoxical happinessHiperconsumption cultureRecognition ethicsCultural industryEducaçãoBarbárieHipermodernidadeOrientação de paisFelicidade paradoxalCultura do hiperconsumoÉtica do reconhecimentoIndústria culturalPsicologia educacionalEducação no larEducação FilosofiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALA Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de paisThe education toward happiness barbaric: a review to books of parents supervisioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Maria das G Silva.pdfapplication/pdf3015316http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15272/1/Dissert_Maria+das+G+Silva.pdfa1f8589d1f555076104abcddc2fe035dMD511/152722024-02-27 15:55:38.656oai:www.bdtd.uerj.br:1/15272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The education toward happiness barbaric: a review to books of parents supervision
title A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
spellingShingle A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da
Education
Barbarism
Hipermodernity
Parents supervision
Paradoxical happiness
Hiperconsumption culture
Recognition ethics
Cultural industry
Educação
Barbárie
Hipermodernidade
Orientação de pais
Felicidade paradoxal
Cultura do hiperconsumo
Ética do reconhecimento
Indústria cultural
Psicologia educacional
Educação no lar
Educação Filosofia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
title_full A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
title_fullStr A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
title_full_unstemmed A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
title_sort A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais
author Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da
author_facet Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Jorge Coelho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1773023381434116
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nogueira, Heloísa Guimarães Peixoto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1465223238145224
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6262781863415292
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2435228549074009
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Graças Gouvêa Neco da
contributor_str_mv Soares, Jorge Coelho
Nogueira, Heloísa Guimarães Peixoto
Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Barbarism
Hipermodernity
Parents supervision
Paradoxical happiness
Hiperconsumption culture
Recognition ethics
Cultural industry
topic Education
Barbarism
Hipermodernity
Parents supervision
Paradoxical happiness
Hiperconsumption culture
Recognition ethics
Cultural industry
Educação
Barbárie
Hipermodernidade
Orientação de pais
Felicidade paradoxal
Cultura do hiperconsumo
Ética do reconhecimento
Indústria cultural
Psicologia educacional
Educação no lar
Educação Filosofia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Barbárie
Hipermodernidade
Orientação de pais
Felicidade paradoxal
Cultura do hiperconsumo
Ética do reconhecimento
Indústria cultural
Psicologia educacional
Educação no lar
Educação Filosofia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description Start from a study of the discourse observed in books dedicated to parents supervision, best-sellers, published in Brazil between 2001-2006, the author of this paper produced a critique reflection about the both relationed conceptions of education and barbarism, into the perspective of the Critic Theory (of the Frankfurt School) . The context of this paper it is based on the map out of the traditional educational practices of education into the families scope and the survey of the signals, wich may be indicates one possible conception of a hypermodern educational . The paradoxal character of the most of the educational orientation writed by these book´s authors, it is coherent by the conceptions of the Critic Theory, regarding to cultural industry and the paradoxes of the hypermodern culture. The reflection produced in this paper indicates the necessity of an ethic point of view of the parents and educators, in face of the suggestions done by the parents supervision books studied
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-21
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria das Graças Gouvêa Neco da. A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15272
identifier_str_mv SILVA, Maria das Graças Gouvêa Neco da. A Educação em direção à bárbara felicidade: uma crítica ao livros de orientação de pais. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15272/1/Dissert_Maria+das+G+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1f8589d1f555076104abcddc2fe035d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728687220916224