A lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda Olímpica 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8226 |
Resumo: | Este estudo trata o entendimento da elaboração conceitual da Agenda Olímpica 2020 - Agenda, emitida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no ano de 2014. O primeiro estudo mapeia os elementos centrais da lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda, sendo o sistema de crowdsourcing instituído na lógica de sua criação, o que confere o valor gerado pelas partes interessadas com direcionamento do COI. Fundindo-se nas formas de captura e entrega de valor, a tríade sustentabilidade, credibilidade e juventude se apresentam como questões centrais a serem incrementadas. Em complemento, o segundo estudo apresenta o roteiro estratégico da criação da Agenda, composta por 3 temas globais; 5 temáticas norteadoras e 40 recomendações que são gerenciadas diretamente por 14 grupos de trabalho. Entende-se que, satisfeita esta hierarquia, seja possível identificar com maior grau de assertividade os pontos mais aproximados do progresso pretendido por esta iniciativa. Com recorte documental de fonte primária, metodologicamente analisado pelos conceitos basilares do design thinking, as sínteses prototipadas são elaboradas nas formas das ferramentas mapa mental e mapa conceitual respectivamente. Com destaque para ações estratégicas, táticas e operacionais projetivas de longo alcance, sugere-se que haja preparação para a mudança. Neste nexo de entendimento reside a estratégia de preparação de gestores e pesquisadores, com efeito na área da gestão esportiva e no metamercado resultante da ampla cadeia produtiva dos megaeventos. Espera-se que a estruturação desta tese encaminhe a geração de insights na busca de inovações, nas teorias e nas práticas gerenciais dos futuros Jogos Olímpicos |
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A lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda Olímpica 2020The logic behind the creation, capture and delivery of value of the 2020 Olympic AgendaConceptual mapMenthal map2020 AgendaDesign thinkingMapa conceitualMapa mentalAgenda 2020OlimpíadasEsportes AdministraçãoComitê Olímpico InternacionalCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEste estudo trata o entendimento da elaboração conceitual da Agenda Olímpica 2020 - Agenda, emitida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no ano de 2014. O primeiro estudo mapeia os elementos centrais da lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda, sendo o sistema de crowdsourcing instituído na lógica de sua criação, o que confere o valor gerado pelas partes interessadas com direcionamento do COI. Fundindo-se nas formas de captura e entrega de valor, a tríade sustentabilidade, credibilidade e juventude se apresentam como questões centrais a serem incrementadas. Em complemento, o segundo estudo apresenta o roteiro estratégico da criação da Agenda, composta por 3 temas globais; 5 temáticas norteadoras e 40 recomendações que são gerenciadas diretamente por 14 grupos de trabalho. Entende-se que, satisfeita esta hierarquia, seja possível identificar com maior grau de assertividade os pontos mais aproximados do progresso pretendido por esta iniciativa. Com recorte documental de fonte primária, metodologicamente analisado pelos conceitos basilares do design thinking, as sínteses prototipadas são elaboradas nas formas das ferramentas mapa mental e mapa conceitual respectivamente. Com destaque para ações estratégicas, táticas e operacionais projetivas de longo alcance, sugere-se que haja preparação para a mudança. Neste nexo de entendimento reside a estratégia de preparação de gestores e pesquisadores, com efeito na área da gestão esportiva e no metamercado resultante da ampla cadeia produtiva dos megaeventos. Espera-se que a estruturação desta tese encaminhe a geração de insights na busca de inovações, nas teorias e nas práticas gerenciais dos futuros Jogos OlímpicosThis study deals with the understanding of the conceptual elaboration of the 2020 Olympic Agenda - issued by the International Olympic Committee - IOC in 2014. The first study collects the central elements of the logic of creation, capture and delivery of the Agenda, being the crowdsourcing system established in the logic of its creation, which confers the value generated by the interested parties with IOC direction. In the forms of capture and delivery of value, the sustainability, credibility and youth triad are presented as central issues to be increased. In addition, the second study presents the strategic map for the creation of the Agenda, composed of 3 global themes; 5 guiding themes and 40 recommendations directly managed by 14 working groups. It is understood that if this hierarchy is satisfied, it is possible to identify the points closest to the progress of this initiative more clearly. With documentary cut of primary source methodologically analyzed by the basic concepts of design thinking, the prototyped syntheses are elaborated in the forms of mental tools map and conceptual map, respectively, affecting the sports management and metamarket area, product of the ample productive chain of mega-events. It is hoped that the structuring of this thesis will lead to the generation of insights in the search for innovations, theories and management practices of future Olympic GamesUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e DesportoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do EsporteCosta, Lamartine Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8175481491530815Telles, Silvio de Cassio Costahttp://lattes.cnpq.br/9130913958427863Oliveira, Ricardo Brandão dehttp://lattes.cnpq.br/9250244417873352Miragaya, Ana Maria de Freitashttp://lattes.cnpq.br/2936074981093344Teixeira, Christina Thereza Bassanihttp://lattes.cnpq.br/2143679513631520Bitencourt, Valéria da Silva2021-01-05T18:42:15Z2018-06-262016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBITENCOURT, Valéria da Silva. A lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda Olímpica 2020. 2016. 61 f. Tese (Doutorado em Aspectos Biopsicossociais do Exercício Físico e Aspectos Biopsicossociais do Esporte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:27:38Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/8226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:27:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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