Corpo-comunicação: um estudo sobre a ginga feminista angoleira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17244 |
Resumo: | Esta tese situa o corpo no contexto da comunicação sob o prisma do feminismo decolonial. A partir da articulação de mulheres capoeiristas angoleiras, a tese se baseia no corpo-comunicação para refletir diversas questões no âmbito teórico-acadêmico e prático-ativista. Discute-se as relações assimétricas de gênero e raça, dispostas a abraçar os saberes do corpo em jogo, à medida em que se pensa a comunicação pelo prisma da decolonialidade. Ao acionar a Capoeira Angola como prática educativa, recorre-se à epistemologia da ginga na produção e construção do conhecimento. A comunicação acionada se estrutura em modelos horizontais e territorializados, refletido nas teorias latino-americanas. Ela vai além da compreensão colonialista e propõe uma comunicação transformadora, politicamente engajada. A capoeira, desde sua criação, passou de prática marginalizada a esporte brasileiro difundido internacionalmente, presente hoje em mais de 160 países. Nesse processo, a luta das mulheres por autonomia, espaço e respeito no interior da capoeiragem aponta na direção de mudanças transformadoras, com o reconhecimento de lideranças e uma maior organização destas. Para ler esta realidade, a tese aciona duas unidades: a trajetória de vida de duas Mestras da Capoeira Angola que fundaram seus grupos independentes – Mestra Elma e Mestra Cristina –; e a trajetória do evento Chamada de Mulher, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, como um movimento fundamental para a difusão do feminismo angoleiro, conceito pautado em ações práticas de organização e gestão social do conhecimento, que tem contribuído para a construção de novas representações da mulher na capoeira e mudanças no imaginário social-midiático. A comunicação transformadora entendida nesta tese contribui para a ampliação do debate na universidade e para a formação de uma sociedade plural, democrática e comprometida no combate ao racismo, ao sexismo e a toda forma de desigualdade. |
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Corpo-comunicação: um estudo sobre a ginga feminista angoleiraBody-communication: a study on the feminist ginga angoleiraDecolomialityBody-communication bodyAngolan feminismGinga(swing)ComunicaçãoCapoeiraMulheresDecolonialidadeCorpo-comunicaçãoFeminismo AngoleiroGingaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOEsta tese situa o corpo no contexto da comunicação sob o prisma do feminismo decolonial. A partir da articulação de mulheres capoeiristas angoleiras, a tese se baseia no corpo-comunicação para refletir diversas questões no âmbito teórico-acadêmico e prático-ativista. Discute-se as relações assimétricas de gênero e raça, dispostas a abraçar os saberes do corpo em jogo, à medida em que se pensa a comunicação pelo prisma da decolonialidade. Ao acionar a Capoeira Angola como prática educativa, recorre-se à epistemologia da ginga na produção e construção do conhecimento. A comunicação acionada se estrutura em modelos horizontais e territorializados, refletido nas teorias latino-americanas. Ela vai além da compreensão colonialista e propõe uma comunicação transformadora, politicamente engajada. A capoeira, desde sua criação, passou de prática marginalizada a esporte brasileiro difundido internacionalmente, presente hoje em mais de 160 países. Nesse processo, a luta das mulheres por autonomia, espaço e respeito no interior da capoeiragem aponta na direção de mudanças transformadoras, com o reconhecimento de lideranças e uma maior organização destas. Para ler esta realidade, a tese aciona duas unidades: a trajetória de vida de duas Mestras da Capoeira Angola que fundaram seus grupos independentes – Mestra Elma e Mestra Cristina –; e a trajetória do evento Chamada de Mulher, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, como um movimento fundamental para a difusão do feminismo angoleiro, conceito pautado em ações práticas de organização e gestão social do conhecimento, que tem contribuído para a construção de novas representações da mulher na capoeira e mudanças no imaginário social-midiático. A comunicação transformadora entendida nesta tese contribui para a ampliação do debate na universidade e para a formação de uma sociedade plural, democrática e comprometida no combate ao racismo, ao sexismo e a toda forma de desigualdade.This thesis places the body in the context of communication from the perspective of decolonial feminism. From the articulation of Angolan capoeirista women, when discussing the asymmetric relationships of gender and ethnicity, the thesis builds on body-communication to reflect several issues in the theoretical-academic and practical-activist spheres. It aims to propose a transformative communication, conceived through the prism of decoloniality, embracing the knowledge of the body at stake. When using Capoeira Angola as an educational practice, the epistemology of ginga (swing) is used in the production and construction of knowledge. The triggered communication is structured in horizontal, territorialized models, reflected in Latin American theories. It transcends the colonialist understanding and proposes a communication engaged in social transformation. Ever since its creation, Capoeira has gone from a marginalized practice to an internationally spread Brazilian sport, currently found in more than 160 countries. In this process, the women’s struggle for autonomy, space and respect within Capoeira points to transformative changes, with the recognition and better organization of leaders. The thesis triggers two units to read this reality, namely, the life path of two female Capoeira Angola Masters who founded their independent groups – Mestra Elma and Mestra Cristina, and of the event called Chamada de Mulher, of the Nzinga de Capoeira Angola Group, as a fundamental movement for the dissemination of Angolan feminism, a concept based on practical actions of organization and social management of knowledge, which has contributed to the construction of new representations of women in Capoeira, and changes in the social-media imaginary. The transformative communication understood in this thesis contributes to the broader debate in the university and the establishment of a plural, democratic and committed society in the fight against racism, sexism and all forms of inequality.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoOliveira, Denise da Costahttp://lattes.cnpq.br/1225911288831054Araújo, Rosângela Janja Costahttp://lattes.cnpq.br/5387419210733898Matheus, Letícia Cantarelahttp://lattes.cnpq.br/8059048452003608Sovik, Liv Rebeccahttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600Silva, Renata de Limahttp://lattes.cnpq.br/9684039080990993Dantas, Raquel Gonçalves2022-03-10T13:26:33Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDANTAS, Raquel Gonçalves. Corpo-comunicação: um estudo sobre a ginga feminista angoleira. 2020. 276 f. 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