Corpo como superfície: fazer-se imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Thais Boulanger Cerqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
Resumo: Dissertation researching the deployment of theater shows in pictures of fruitful plastic potential in the interaction between stage design and visual arts. Case studies of works by Robert Wilson that elaborate the issues of tension between fiction and biography, adressing in addition image, body, movement and spatiality. Develops in analysis of postures of space when crossed by works that promote thinking about stillness and its opposite. The aesthetically exploited reproducibility is seen as a key element in the proposal that treats the availability of the body juxtaposed to the imagery that this body is capable of producing. In this analysis some materials - images - appear as the resulting of artistic processes of Robert Wilson as well as other artists such as Marina Abramovic and Rineke Djcstra. Structured in the chain of participant pictures of building processes and driving of artistic performances that encompass the perspectives in collaboration of imagery incorporated into the creative thinking that reconditions the body in the field of superficiality as poetic scope
id UERJ_6343af762a1183feee13fec4c0bcb07d
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7512
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Santos, Roberto Corrêa doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783547U9Campos, Marcelo Gustavo Lima dehttp://lattes.cnpq.br/4042663622905586Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H66978http://lattes.cnpq.br/7829430468158900Martins, Thais Boulanger Cerqueira2021-01-05T17:00:28Z2015-01-082014-08-25MARTINS, Thais Boulanger Cerqueira. Corpo como superfície: fazer-se imagem. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512Dissertation researching the deployment of theater shows in pictures of fruitful plastic potential in the interaction between stage design and visual arts. Case studies of works by Robert Wilson that elaborate the issues of tension between fiction and biography, adressing in addition image, body, movement and spatiality. Develops in analysis of postures of space when crossed by works that promote thinking about stillness and its opposite. The aesthetically exploited reproducibility is seen as a key element in the proposal that treats the availability of the body juxtaposed to the imagery that this body is capable of producing. In this analysis some materials - images - appear as the resulting of artistic processes of Robert Wilson as well as other artists such as Marina Abramovic and Rineke Djcstra. Structured in the chain of participant pictures of building processes and driving of artistic performances that encompass the perspectives in collaboration of imagery incorporated into the creative thinking that reconditions the body in the field of superficiality as poetic scopeDissertação que pesquisa o desdobramento de espetáculos teatrais em imagens de potencial plástico fecundo na interação entre a cenografia e as artes visuais. Estudos de caso de obras de Robert Wilson que elaboram as questões da tensão entre a ficção e a biografia, além de abordar imagem, corpo, movimento e espacialidade. Desenvolve-se em análise das posturas do espaço quando atravessado por trabalhos que promovem o pensamento acerca da imobilidade e de seu contrário. A reprodutibilidade esteticamente explorada é observada enquanto elemento fundamental na proposta que trata a disponibilidade do corpo justaposta à imagética que este é capaz de produzir. Na análise aparecem alguns materiais - imagens - resultantes de processos artísticos de Robert Wilson bem como de outros artistas como Marina Abramovic e Rineke Djcstra. Estruturado no encadeamento de imagens partícipes de processos de construção e condução de performances artísticas que abrangem as perspectivas da colaboração imagética incorporada ao pensamento criativo que recondiciona o corpo no campo da superficialidade enquanto abrangência poéticaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T17:00:28Z No. of bitstreams: 1 Thais Boulanger Cerqueira Martins_dissertacao.pdf: 3607048 bytes, checksum: 6f5014304955b3850ebfc76d5b3b040a (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T17:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thais Boulanger Cerqueira Martins_dissertacao.pdf: 3607048 bytes, checksum: 6f5014304955b3850ebfc76d5b3b040a (MD5) Previous issue date: 2014-08-25application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesSet designImageMovementCenografiaImagemMovimentoRobert WilsonArtes plásticasTeatros Cenografia e cenáriosCenógrafosImagensWilson, Robert, 1941-Corpo como suporte da arteCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCorpo como superfície: fazer-se imagemBody as surface: making oneself imageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALThais Boulanger Cerqueira Martins_dissertacao.pdfapplication/pdf3607048http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7512/1/Thais+Boulanger+Cerqueira+Martins_dissertacao.pdf6f5014304955b3850ebfc76d5b3b040aMD511/75122024-02-26 16:04:34.637oai:www.bdtd.uerj.br:1/7512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Corpo como superfície: fazer-se imagem
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Body as surface: making oneself image
title Corpo como superfície: fazer-se imagem
spellingShingle Corpo como superfície: fazer-se imagem
Martins, Thais Boulanger Cerqueira
Set design
Image
Movement
Cenografia
Imagem
Movimento
Robert Wilson
Artes plásticas
Teatros Cenografia e cenários
Cenógrafos
Imagens
Wilson, Robert, 1941-
Corpo como suporte da arte
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Corpo como superfície: fazer-se imagem
title_full Corpo como superfície: fazer-se imagem
title_fullStr Corpo como superfície: fazer-se imagem
title_full_unstemmed Corpo como superfície: fazer-se imagem
title_sort Corpo como superfície: fazer-se imagem
author Martins, Thais Boulanger Cerqueira
author_facet Martins, Thais Boulanger Cerqueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roberto Corrêa dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783547U9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Campos, Marcelo Gustavo Lima de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4042663622905586
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H66978
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7829430468158900
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Thais Boulanger Cerqueira
contributor_str_mv Santos, Roberto Corrêa dos
Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Borba, Maria Antonieta Jordão de Oliveira
dc.subject.eng.fl_str_mv Set design
Image
Movement
topic Set design
Image
Movement
Cenografia
Imagem
Movimento
Robert Wilson
Artes plásticas
Teatros Cenografia e cenários
Cenógrafos
Imagens
Wilson, Robert, 1941-
Corpo como suporte da arte
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Cenografia
Imagem
Movimento
Robert Wilson
Artes plásticas
Teatros Cenografia e cenários
Cenógrafos
Imagens
Wilson, Robert, 1941-
Corpo como suporte da arte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Dissertation researching the deployment of theater shows in pictures of fruitful plastic potential in the interaction between stage design and visual arts. Case studies of works by Robert Wilson that elaborate the issues of tension between fiction and biography, adressing in addition image, body, movement and spatiality. Develops in analysis of postures of space when crossed by works that promote thinking about stillness and its opposite. The aesthetically exploited reproducibility is seen as a key element in the proposal that treats the availability of the body juxtaposed to the imagery that this body is capable of producing. In this analysis some materials - images - appear as the resulting of artistic processes of Robert Wilson as well as other artists such as Marina Abramovic and Rineke Djcstra. Structured in the chain of participant pictures of building processes and driving of artistic performances that encompass the perspectives in collaboration of imagery incorporated into the creative thinking that reconditions the body in the field of superficiality as poetic scope
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-25
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T17:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Thais Boulanger Cerqueira. Corpo como superfície: fazer-se imagem. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
identifier_str_mv MARTINS, Thais Boulanger Cerqueira. Corpo como superfície: fazer-se imagem. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7512/1/Thais+Boulanger+Cerqueira+Martins_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f5014304955b3850ebfc76d5b3b040a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352277790457856