O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rosângela Lannes Couto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533
Resumo: This paper aims to research the uses of the electronic journal Education & Image, made for and by public school teachers. Practices narrated by the teachers who are daily users enable us to reflect on the curriculum and knowledge that have been daily woven. To analyze the narratives contained in articles written by teachers. I focused this work in the editorial written by each research group which is part of the preparation of the journal and in the Readers comments section. This study has its theoretical and epistemological relations and theoretical and methodological approaches to research in / of / with daily life (Lefebvre, Certeau) which have allowed us to understand the network of knowledge and senses that occur in many everyday situations we live in, understanding them as educational contexts. In this sense, we work with the idea that knowledge is woven, too, through the customs and practices that humans create in their daily lives in a different way than we have been taught, in Modernity, in science. Thus, I believe it is necessary ¬and possible ¬search relations practitioners (Certeau) with the many existing cultural artifacts. These will be studied through the uses to which these teachers develop in contact with the newspaper with the images and narratives it contains.
id UERJ_650d72516bcd84516b1c427d33ccf6c9
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10533
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Santos, Edméa Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836Berino, Aristóteles de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252Soares, Maria da Conceição Silvahttp://lattes.cnpq.br/0966985292376989http://lattes.cnpq.br/9076394821081611Cordeiro, Rosângela Lannes Couto2021-01-05T21:53:03Z2012-04-262010-05-18CORDEIRO, Rosângela Lannes Couto. O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533This paper aims to research the uses of the electronic journal Education & Image, made for and by public school teachers. Practices narrated by the teachers who are daily users enable us to reflect on the curriculum and knowledge that have been daily woven. To analyze the narratives contained in articles written by teachers. I focused this work in the editorial written by each research group which is part of the preparation of the journal and in the Readers comments section. This study has its theoretical and epistemological relations and theoretical and methodological approaches to research in / of / with daily life (Lefebvre, Certeau) which have allowed us to understand the network of knowledge and senses that occur in many everyday situations we live in, understanding them as educational contexts. In this sense, we work with the idea that knowledge is woven, too, through the customs and practices that humans create in their daily lives in a different way than we have been taught, in Modernity, in science. Thus, I believe it is necessary ¬and possible ¬search relations practitioners (Certeau) with the many existing cultural artifacts. These will be studied through the uses to which these teachers develop in contact with the newspaper with the images and narratives it contains.Este trabalho pesquisou os usos do Jornal Eletrônico Educação & Imagem, feitos para e por professores da rede pública. As práticas narradas e as imagens trazidas pelos docentes, que são usuários do jornal, nos possibilitou refletir sobre os currículos e os conhecimentos que têm sido tecidos cotidianamente. Para analisar as narrativas e as imagens presentes nos artigos escritos pelos professores foram pesquisados os editoriais redigidos por cada grupo de pesquisa, que faz parte da elaboração do periódico, e a seção Voz do leitor que publica artigos escritos por professores. Este estudo tem suas relações teórico¬epistemológicas e teórico-metodológicas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Lefebvre, Certeau) que têm permitido compreender as redes de conhecimentos e significações que se dão nos múltiplos cotidianos em que vivemos, entendendo¬os como contextos educativos. Para falar sobre a importância da narrativa em pesquisa alguns autores como Walter Ong e Nilda Alves embasaram este estudo. Para o tratamento das noções de tecnologia, currículo e imagens dialogamos com os autores Nilda Alves, Martin¬Barbero, Boris Kossoy, Roberto Macedo, Alice Lopes, Elisabeth Macedo, Arlindo Machado, Pierre Lévy, Edméa Santos e Marco Silva. Dos artigos analisados observei que as imagens utilizadas pelos professores que escreveram para o jornal apresentaram uma multiplicidade de usos. A maioria fez uso de material fotográfico. Em seus artigos temos imagens usadas nos seguintes contextos: como registro de suas atividades com os alunos, como registro/memória autobiográfica, como reflexão da própria imagem apresentada ou como ilustração do texto dentre outros. Ao trabalhar com estas narrativas e imagens temos a oportunidade de discutir como se dá e como se tem desdobrado os usos do periódico eletrônico, possibilitando¬nos compreender e complexificar sobre outros processos cotidianos, a partir destes que nos é retratado e narrado.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:53:03Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Rosangela_Bdtd.pdf: 2304043 bytes, checksum: 1026ae628babe377b33b7f0c46085e2e (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Rosangela_Bdtd.pdf: 2304043 bytes, checksum: 1026ae628babe377b33b7f0c46085e2e (MD5) Previous issue date: 2010-05-18Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoImage - NarrativeEducational settingsKnowledge networks and meaningsCultural artifactsImagem-NarrativaContextos educativosRedes de conhecimentos e significaçõesArtefatos culturaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Rosangela_Bdtd.pdfapplication/pdf2304043http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10533/1/Dissert_Rosangela_Bdtd.pdf1026ae628babe377b33b7f0c46085e2eMD511/105332024-02-27 12:43:34.342oai:www.bdtd.uerj.br:1/10533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
title O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
spellingShingle O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
Cordeiro, Rosângela Lannes Couto
Image - Narrative
Educational settings
Knowledge networks and meanings
Cultural artifacts
Imagem-Narrativa
Contextos educativos
Redes de conhecimentos e significações
Artefatos culturais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
title_full O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
title_fullStr O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
title_full_unstemmed O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
title_sort O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
author Cordeiro, Rosângela Lannes Couto
author_facet Cordeiro, Rosângela Lannes Couto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Edméa Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4023554724278836
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8079382084565252
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Maria da Conceição Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0966985292376989
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9076394821081611
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Rosângela Lannes Couto
contributor_str_mv Santos, Edméa Oliveira dos
Berino, Aristóteles de Paula
Soares, Maria da Conceição Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Image - Narrative
Educational settings
Knowledge networks and meanings
Cultural artifacts
topic Image - Narrative
Educational settings
Knowledge networks and meanings
Cultural artifacts
Imagem-Narrativa
Contextos educativos
Redes de conhecimentos e significações
Artefatos culturais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem-Narrativa
Contextos educativos
Redes de conhecimentos e significações
Artefatos culturais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This paper aims to research the uses of the electronic journal Education & Image, made for and by public school teachers. Practices narrated by the teachers who are daily users enable us to reflect on the curriculum and knowledge that have been daily woven. To analyze the narratives contained in articles written by teachers. I focused this work in the editorial written by each research group which is part of the preparation of the journal and in the Readers comments section. This study has its theoretical and epistemological relations and theoretical and methodological approaches to research in / of / with daily life (Lefebvre, Certeau) which have allowed us to understand the network of knowledge and senses that occur in many everyday situations we live in, understanding them as educational contexts. In this sense, we work with the idea that knowledge is woven, too, through the customs and practices that humans create in their daily lives in a different way than we have been taught, in Modernity, in science. Thus, I believe it is necessary ¬and possible ¬search relations practitioners (Certeau) with the many existing cultural artifacts. These will be studied through the uses to which these teachers develop in contact with the newspaper with the images and narratives it contains.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-18
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Rosângela Lannes Couto. O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533
identifier_str_mv CORDEIRO, Rosângela Lannes Couto. O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10533/1/Dissert_Rosangela_Bdtd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1026ae628babe377b33b7f0c46085e2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728651579817984