Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schubsky, Cecília de Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
Resumo: Esta tese tem por objetivo olhar a criança como sujeito da cultura, constituída como sujeito na história e na memória social, produtora de memórias singulares, Para isso, busco compreender algumas experiências da infância contemporânea através das narrativas das memórias de infância de crianças que ingressaram no sexto ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Essas narrativas foram sendo constituídas a partir da construção de uma caixa de memórias, onde as crianças reuniram objetos que elas consideravam significativos da sua infância. Esses objetos serviram de ponto inicial para o desenvolvimento de uma serie de narrativas e trouxeram à superfície temas que eram caros às crianças. Busco apresentar o conceito de memória que usa como referência os estudos de Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, entre outros, além das muitas vozes presentes nas narrativas das crianças. O trabalho de campo adotou como principal estratégia metodológica a pesquisa-intervenção com narrativas realizadas durantes as aulas de história, com duas turmas de crianças entre 10 e 11 anos de idade. Essas narrativas feitas no espaço coletivo apresentaram temas como o processo de construção das caixas, as histórias dos objetos apresentados, os nascimentos e a morte. Essa tese defende a ideia da criança como agente histórico, capaz de constituir suas próprias narrativas de infância.
id UERJ_72fd351b6d62e8dceabe6dbb5fcd313d
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/17711
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de criançasMemories boxes built with children narrativesMemoryHistoryNarrativeChildBirthDeathEducaçãoMemóriaCriançaHistóriaNarrativaNascimentoMorteCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEsta tese tem por objetivo olhar a criança como sujeito da cultura, constituída como sujeito na história e na memória social, produtora de memórias singulares, Para isso, busco compreender algumas experiências da infância contemporânea através das narrativas das memórias de infância de crianças que ingressaram no sexto ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Essas narrativas foram sendo constituídas a partir da construção de uma caixa de memórias, onde as crianças reuniram objetos que elas consideravam significativos da sua infância. Esses objetos serviram de ponto inicial para o desenvolvimento de uma serie de narrativas e trouxeram à superfície temas que eram caros às crianças. Busco apresentar o conceito de memória que usa como referência os estudos de Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, entre outros, além das muitas vozes presentes nas narrativas das crianças. O trabalho de campo adotou como principal estratégia metodológica a pesquisa-intervenção com narrativas realizadas durantes as aulas de história, com duas turmas de crianças entre 10 e 11 anos de idade. Essas narrativas feitas no espaço coletivo apresentaram temas como o processo de construção das caixas, as histórias dos objetos apresentados, os nascimentos e a morte. Essa tese defende a ideia da criança como agente histórico, capaz de constituir suas próprias narrativas de infância.This thesis objective is to see the child as a subject of culture and a producer of history and social memory capable of producing singular memories. Those narratives were composed from the construction of a memory box, where children gathered objects they considered significant from their childhood. Those objects were the starting point for the development of a series of narratives and brought up themes who were dear to the children. I want to introduce the memory concept that references studies from Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, among others, besides the many voices present in the children´s narratives. The field work had as it´s main methodologic strategy the intervention research with narratives created during History classes, with two classes of children between 10 and 11 years old. Those narratives born in the collective space presented themes such as the construction process of the memory boxes, the stories of objects contained in them, their births and death as a subject. This thesis advocates the idea of children as historic agents, able to constitute their own childhood narratives.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPereira, Rita Marisa Ribeshttp://lattes.cnpq.br/6665667611048925Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastoshttp://lattes.cnpq.br/1181676425547874Girardello, Gilka Elvira Ponzihttp://lattes.cnpq.br/2379707408487136Carvalho, Carlos Roberto dehttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596Morais, Jacqueline de Fatima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0089597416706758Schubsky, Cecília de Miranda2022-05-10T15:15:52Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSCHUBSKY, Cecília de Miranda. Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:11Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
Memories boxes built with children narratives
title Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
spellingShingle Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
Schubsky, Cecília de Miranda
Memory
History
Narrative
Child
Birth
Death
Educação
Memória
Criança
História
Narrativa
Nascimento
Morte
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
title_full Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
title_fullStr Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
title_full_unstemmed Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
title_sort Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças
author Schubsky, Cecília de Miranda
author_facet Schubsky, Cecília de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Rita Marisa Ribes
http://lattes.cnpq.br/6665667611048925
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
http://lattes.cnpq.br/1181676425547874
Girardello, Gilka Elvira Ponzi
http://lattes.cnpq.br/2379707408487136
Carvalho, Carlos Roberto de
http://lattes.cnpq.br/7137910493989596
Morais, Jacqueline de Fatima dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0089597416706758
dc.contributor.author.fl_str_mv Schubsky, Cecília de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Memory
History
Narrative
Child
Birth
Death
Educação
Memória
Criança
História
Narrativa
Nascimento
Morte
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic Memory
History
Narrative
Child
Birth
Death
Educação
Memória
Criança
História
Narrativa
Nascimento
Morte
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Esta tese tem por objetivo olhar a criança como sujeito da cultura, constituída como sujeito na história e na memória social, produtora de memórias singulares, Para isso, busco compreender algumas experiências da infância contemporânea através das narrativas das memórias de infância de crianças que ingressaram no sexto ano do segundo segmento do Ensino Fundamental. Essas narrativas foram sendo constituídas a partir da construção de uma caixa de memórias, onde as crianças reuniram objetos que elas consideravam significativos da sua infância. Esses objetos serviram de ponto inicial para o desenvolvimento de uma serie de narrativas e trouxeram à superfície temas que eram caros às crianças. Busco apresentar o conceito de memória que usa como referência os estudos de Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikhail Bakhtin, Ecléa Bosi, Jeanne Marie Gagnebin, entre outros, além das muitas vozes presentes nas narrativas das crianças. O trabalho de campo adotou como principal estratégia metodológica a pesquisa-intervenção com narrativas realizadas durantes as aulas de história, com duas turmas de crianças entre 10 e 11 anos de idade. Essas narrativas feitas no espaço coletivo apresentaram temas como o processo de construção das caixas, as histórias dos objetos apresentados, os nascimentos e a morte. Essa tese defende a ideia da criança como agente histórico, capaz de constituir suas próprias narrativas de infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
2022-05-10T15:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHUBSKY, Cecília de Miranda. Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
identifier_str_mv SCHUBSKY, Cecília de Miranda. Relicários e Quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. 2018. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990668410781696