PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fois, Náira Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177
Resumo: This research looks for an analysis and comprehension of the meaning(s) of the digital resources presence on school and of the technology on education. For that, it s defined as the study s object the National Program of Educational Technology (Proinfo) and as the empirical research the Nova Iguaçu s public education. Supported on the methodology of review the subject (AC), it approaches the guidelines that guide this Program of the Education Ministry (MEC) and looks for capture the aspects of the politic conduction from the municipal managers, revealing the conceptions that guide these actions. It gives theoretical support to this study the concepts of cultural formation/semi-formation, from Adorno, and the conception of technology, built, fundamentally, from the Adorno s, Horkheimer s and Marcuse s ideas. Our observations and analysis indicate that the introduction of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on schools rise, essentially, to answer the demand of the productive sector and not to organize new dynamics and new educational processes. Thus, the Proinfo presents itself as a new isolated pedagogic reform and has served to reform the crisis of the cultural formation.
id UERJ_7e5b1baad25ad2a9c4f4216e0bd9eabb
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10177
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Sobreira, Henrique Garciahttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024Leroux, Lilianehttp://lattes.cnpq.br/3133557692090966Campos, Gilda Helena Bernardino dehttp://lattes.cnpq.br/5257065023278066http://lattes.cnpq.br/9995502256432250Fois, Náira Fonseca2021-01-05T21:38:23Z2015-03-262014-09-23FOIS, Náira Fonseca. PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177This research looks for an analysis and comprehension of the meaning(s) of the digital resources presence on school and of the technology on education. For that, it s defined as the study s object the National Program of Educational Technology (Proinfo) and as the empirical research the Nova Iguaçu s public education. Supported on the methodology of review the subject (AC), it approaches the guidelines that guide this Program of the Education Ministry (MEC) and looks for capture the aspects of the politic conduction from the municipal managers, revealing the conceptions that guide these actions. It gives theoretical support to this study the concepts of cultural formation/semi-formation, from Adorno, and the conception of technology, built, fundamentally, from the Adorno s, Horkheimer s and Marcuse s ideas. Our observations and analysis indicate that the introduction of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on schools rise, essentially, to answer the demand of the productive sector and not to organize new dynamics and new educational processes. Thus, the Proinfo presents itself as a new isolated pedagogic reform and has served to reform the crisis of the cultural formation.Esta pesquisa busca uma análise e compreensão do(s) sentido(s) da presença dos recursos digitais na escola e da tecnologia no campo educacional. Para tanto, define como objeto de estudo o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) e como campo empírico a rede municipal de Nova Iguaçu. Apoiada na metodologia da análise de conteúdo (AC), faz uma abordagem das diretrizes que orientam esse Programa do Ministério da Educação (MEC) e busca capturar os aspectos da condução da política pelos gestores municipais, revelando as concepções que orientam essas ações. Dão sustentação teórica a este estudo os conceitos de formação cultural/semiformação, de Adorno, e o conceito de tecnologia, construído, fundamentalmente, a partir das ideias de Adorno, Horkheimer e Marcuse. Nossas observações e análise indicam que a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas surge, essencialmente, para responder à demanda do setor produtivo e não para estruturar novas dinâmicas e novos processos educacionais. Sendo assim, o Proinfo se apresenta como mais uma reforma pedagógica isolada e tem servido para reforçar a crise da formação cultural. Seus rumos precisam ser corrigidos para que se afigure como possibilidade de autorreflexão crítica e como a base potencial da emancipação dos sujeitos.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:38:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Naira Fonseca Fois.pdf: 1087356 bytes, checksum: 7227e105865a351812c3c629ec4be6f5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Naira Fonseca Fois.pdf: 1087356 bytes, checksum: 7227e105865a351812c3c629ec4be6f5 (MD5) Previous issue date: 2014-09-23application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseProinfoCultural FormationSemi-FormationTDICProinfoFormação CulturalSemiformaçãoTDICEnsino a distânciaTecnologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?PROINFO in Nova Iguaçu: Educational Tecnology and Cultural Formation or Educational Computing abd Semiformation?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Naira Fonseca Fois.pdfapplication/pdf1087356http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10177/1/Dissertacao+Naira+Fonseca+Fois.pdf7227e105865a351812c3c629ec4be6f5MD511/101772024-02-27 13:04:49.81oai:www.bdtd.uerj.br:1/10177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv PROINFO in Nova Iguaçu: Educational Tecnology and Cultural Formation or Educational Computing abd Semiformation?
title PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
spellingShingle PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
Fois, Náira Fonseca
Proinfo
Cultural Formation
Semi-Formation
TDIC
Proinfo
Formação Cultural
Semiformação
TDIC
Ensino a distância
Tecnologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
title_full PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
title_fullStr PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
title_full_unstemmed PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
title_sort PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?
author Fois, Náira Fonseca
author_facet Fois, Náira Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0829396401130024
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leroux, Liliane
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3133557692090966
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Campos, Gilda Helena Bernardino de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5257065023278066
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9995502256432250
dc.contributor.author.fl_str_mv Fois, Náira Fonseca
contributor_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
Leroux, Liliane
Campos, Gilda Helena Bernardino de
dc.subject.eng.fl_str_mv Proinfo
Cultural Formation
Semi-Formation
TDIC
topic Proinfo
Cultural Formation
Semi-Formation
TDIC
Proinfo
Formação Cultural
Semiformação
TDIC
Ensino a distância
Tecnologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Proinfo
Formação Cultural
Semiformação
TDIC
Ensino a distância
Tecnologia educacional
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research looks for an analysis and comprehension of the meaning(s) of the digital resources presence on school and of the technology on education. For that, it s defined as the study s object the National Program of Educational Technology (Proinfo) and as the empirical research the Nova Iguaçu s public education. Supported on the methodology of review the subject (AC), it approaches the guidelines that guide this Program of the Education Ministry (MEC) and looks for capture the aspects of the politic conduction from the municipal managers, revealing the conceptions that guide these actions. It gives theoretical support to this study the concepts of cultural formation/semi-formation, from Adorno, and the conception of technology, built, fundamentally, from the Adorno s, Horkheimer s and Marcuse s ideas. Our observations and analysis indicate that the introduction of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on schools rise, essentially, to answer the demand of the productive sector and not to organize new dynamics and new educational processes. Thus, the Proinfo presents itself as a new isolated pedagogic reform and has served to reform the crisis of the cultural formation.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-23
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FOIS, Náira Fonseca. PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177
identifier_str_mv FOIS, Náira Fonseca. PROINFO em Nova Iguaçu: tecnologia educacional e formação cultural ou Informática Educativa e semiformação?. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10177/1/Dissertacao+Naira+Fonseca+Fois.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7227e105865a351812c3c629ec4be6f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728648574599168