Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perini, Alice da Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
Resumo: The present work aims to analyze the ways by which, the education offered to women by the end of the 18th and beginning of the 19th century, might have contributed to the composition of female characters in the novels Sense and Sensibility (1811) and Pride and Prejudice (1813), by the British author Jane Austen (1775 1817). The present work presents the thoughts of important names in the fields of literature, literary criticism and theory and also history, as a support in mapping out, not only what was discussed about the moment and place in which Jane Austen and the novels analyzed here are set, but mainly about female education
id UERJ_85ecf5eb205b63423f7a6cdcd630952e
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6680
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Henriques, Ana Lucia de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N908919Gomes, Anderson Soareshttp://lattes.cnpq.br/6125369589221740Rocque, Lucia Rodriguez de Lahttp://lattes.cnpq.br/5989727492666998http://lattes.cnpq.br/7446203540560431Perini, Alice da Rocha2021-01-05T15:11:29Z2014-05-302014-03-31PERINI, Alice da Rocha. Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680The present work aims to analyze the ways by which, the education offered to women by the end of the 18th and beginning of the 19th century, might have contributed to the composition of female characters in the novels Sense and Sensibility (1811) and Pride and Prejudice (1813), by the British author Jane Austen (1775 1817). The present work presents the thoughts of important names in the fields of literature, literary criticism and theory and also history, as a support in mapping out, not only what was discussed about the moment and place in which Jane Austen and the novels analyzed here are set, but mainly about female educationA presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma a educação oferecida a mulheres do final do século XVIII e início do século XIX pode ter contribuído para a composição de personagens femininas nos romances Razão e sensibilidade (1811) e Orgulho e preconceito (1813), da escritora britânica Jane Austen (1775 1817). O presente trabalho apresenta o pensamento de importantes nomes da literatura, da crítica e teoria literárias, como também da história, como suporte no mapeamento não apenas do que era discutido a respeito do momento e do lugar em que Jane Austen e os romances aqui em tela se inserem, mas principalmente acerca da educação femininaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:11:29Z No. of bitstreams: 1 Alice da Rocha Perini_dissertacao.pdf: 2867714 bytes, checksum: 5dabc989dbcf97d8601981299c219f76 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:11:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice da Rocha Perini_dissertacao.pdf: 2867714 bytes, checksum: 5dabc989dbcf97d8601981299c219f76 (MD5) Previous issue date: 2014-03-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasWomenEducationEnglandBehaviourHistoryCultureSocietyAusten, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretaçãoLiteratura inglesa História e críticaMulheres Educação Inglaterra Séc. XVIIIMulheres Educação Inglaterra Séc. XIXAusten, Jane, 1775-1817 Personagens MulheresAusten, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidadeAusten, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceitoMulherEducaçãoInglaterraComportamentoHistóriaCulturaSociedadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASRazão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane AustenSense or sensibility? The education that oriented the composition of feminine characters in Jane Austen's worksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAlice da Rocha Perini_dissertacao.pdfapplication/pdf2867714http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6680/1/Alice+da+Rocha+Perini_dissertacao.pdf5dabc989dbcf97d8601981299c219f76MD511/66802024-02-27 16:16:29.187oai:www.bdtd.uerj.br:1/6680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Sense or sensibility? The education that oriented the composition of feminine characters in Jane Austen's works
title Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
spellingShingle Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
Perini, Alice da Rocha
Women
Education
England
Behaviour
History
Culture
Society
Austen, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretação
Literatura inglesa História e crítica
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XVIII
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XIX
Austen, Jane, 1775-1817 Personagens Mulheres
Austen, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidade
Austen, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceito
Mulher
Educação
Inglaterra
Comportamento
História
Cultura
Sociedade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
title_short Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
title_full Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
title_fullStr Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
title_full_unstemmed Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
title_sort Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen
author Perini, Alice da Rocha
author_facet Perini, Alice da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henriques, Ana Lucia de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N908919
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Anderson Soares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6125369589221740
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocque, Lucia Rodriguez de La
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5989727492666998
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7446203540560431
dc.contributor.author.fl_str_mv Perini, Alice da Rocha
contributor_str_mv Henriques, Ana Lucia de Souza
Gomes, Anderson Soares
Rocque, Lucia Rodriguez de La
dc.subject.eng.fl_str_mv Women
Education
England
Behaviour
History
Culture
Society
topic Women
Education
England
Behaviour
History
Culture
Society
Austen, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretação
Literatura inglesa História e crítica
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XVIII
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XIX
Austen, Jane, 1775-1817 Personagens Mulheres
Austen, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidade
Austen, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceito
Mulher
Educação
Inglaterra
Comportamento
História
Cultura
Sociedade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
dc.subject.por.fl_str_mv Austen, Jane, 1775-1817 - Crítica e interpretação
Literatura inglesa História e crítica
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XVIII
Mulheres Educação Inglaterra Séc. XIX
Austen, Jane, 1775-1817 Personagens Mulheres
Austen, Jane, 1775-1817. Razão e sensibilidade
Austen, Jane, 1775-1817. Orgulho e preconceito
Mulher
Educação
Inglaterra
Comportamento
História
Cultura
Sociedade
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
description The present work aims to analyze the ways by which, the education offered to women by the end of the 18th and beginning of the 19th century, might have contributed to the composition of female characters in the novels Sense and Sensibility (1811) and Pride and Prejudice (1813), by the British author Jane Austen (1775 1817). The present work presents the thoughts of important names in the fields of literature, literary criticism and theory and also history, as a support in mapping out, not only what was discussed about the moment and place in which Jane Austen and the novels analyzed here are set, but mainly about female education
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERINI, Alice da Rocha. Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
identifier_str_mv PERINI, Alice da Rocha. Razão ou sensibilidade? A educação que orientou a composição de personagens femininas em obras de Jane Austen. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6680/1/Alice+da+Rocha+Perini_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dabc989dbcf97d8601981299c219f76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728622465056768