A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Teresa Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356
Resumo: This study aims to investigate the practice of the pedagogical coordinator as a mediator of curriculum policies in municipal schools of Rio de Janeiro. To understand the working dynamics of these professionals I analyzed the periods when the municipal schools were driven by the Multieducation, the Training Cycle in Fundamental Education and the proposed curriculum changes from 2009, when a new management in the Municipal Education started. I conducted an ethnographic type study, dialoguing with authors who provide a better understanding of the complex practice of the pedagogical coordinator in schools. Then I noticed the transformations of the curriculum policies of the municipal schools from the policy cycle approach proposed by Stephen J. Ball and colleagues. Finally, I examined the practice of pedagogical coordinators through the cultural context and the dynamics of the curriculum in their schools, understanding the function of this professional as a mediator of curriculum policies in the municipal schools of Rio de Janeiro.
id UERJ_8a5bf728103b4eb07952b3fc09e6b256
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10356
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Tura, Maria de Lourdes Rangelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=nullLopes, Alice Ribeiro Casimirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B899959Frangella, Rita de Cassia Prazereshttp://lattes.cnpq.br/1090641466362716Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes dehttp://lattes.cnpq.br/9002784880708799Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sancheshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721868Y6http://lattes.cnpq.br/9959390873791502Araujo, Teresa Cristina Oliveira2021-01-05T21:44:31Z2014-05-122013-02-21ARAUJO, Teresa Cristina Oliveira. A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356This study aims to investigate the practice of the pedagogical coordinator as a mediator of curriculum policies in municipal schools of Rio de Janeiro. To understand the working dynamics of these professionals I analyzed the periods when the municipal schools were driven by the Multieducation, the Training Cycle in Fundamental Education and the proposed curriculum changes from 2009, when a new management in the Municipal Education started. I conducted an ethnographic type study, dialoguing with authors who provide a better understanding of the complex practice of the pedagogical coordinator in schools. Then I noticed the transformations of the curriculum policies of the municipal schools from the policy cycle approach proposed by Stephen J. Ball and colleagues. Finally, I examined the practice of pedagogical coordinators through the cultural context and the dynamics of the curriculum in their schools, understanding the function of this professional as a mediator of curriculum policies in the municipal schools of Rio de Janeiro.Este estudo tem o objetivo de pesquisar a prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Para entender a dinâmica de trabalho desses profissionais analisei os períodos em que a Rede Municipal de Ensino estava orientada pela Multieducação, pelo Ciclo de Formação no Ensino Fundamental e pelas transformações curriculares propostas a partir de 2009, quando se iniciou uma nova gestão na Secretaria Municipal de Educação (SME). Realizei um estudo do tipo etnográfico, dialogando com autores que propiciam melhor compreensão da complexa prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) nas escolas. Em seguida, observei as transformações das políticas curriculares da Rede Municipal de Ensino a partir do ciclo de políticas proposto por Stephen J. Ball e colaboradores. E, por fim, examinei a prática de coordenadores(as) pedagógicos(as) através do contexto cultural e da dinâmica do currículo nas respectivas escolas, compreendendo a função desse profissional como mediador(a) das políticas de currículo na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:44:31Z No. of bitstreams: 1 Tese_Teresa Cristina O Araujo_ Bdtd.pdf: 1734990 bytes, checksum: 825cb774b1266962a17d4056647eb707 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Teresa Cristina O Araujo_ Bdtd.pdf: 1734990 bytes, checksum: 825cb774b1266962a17d4056647eb707 (MD5) Previous issue date: 2013-02-21application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoCurriculum. Pedagogical coordinatorPolicy cycleRecontextualisationFundamental educationCoordenador(a) pedagógico(a)Ciclo de políticasRecontextualizaçãoEnsino fundamentalCoordenadores educacionais Rio de Janeiro (RJ) - PráticaPedagogos Rio de Janeiro(RJ) - PráticaEscolas municipais Rio de Janeiro (RJ) - CurrículosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?The practice of the coordinator teachear in the municipal schools of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Teresa Cristina O Araujo_ Bdtd.pdfapplication/pdf1734990http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10356/1/Tese_Teresa+Cristina+O+Araujo_+Bdtd.pdf825cb774b1266962a17d4056647eb707MD511/103562024-02-27 12:43:49.443oai:www.bdtd.uerj.br:1/10356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The practice of the coordinator teachear in the municipal schools of Rio de Janeiro
title A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
spellingShingle A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
Araujo, Teresa Cristina Oliveira
Curriculum. Pedagogical coordinator
Policy cycle
Recontextualisation
Fundamental education
Coordenador(a) pedagógico(a)
Ciclo de políticas
Recontextualização
Ensino fundamental
Coordenadores educacionais Rio de Janeiro (RJ) - Prática
Pedagogos Rio de Janeiro(RJ) - Prática
Escolas municipais Rio de Janeiro (RJ) - Currículos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
title_full A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
title_fullStr A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
title_full_unstemmed A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
title_sort A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?
author Araujo, Teresa Cristina Oliveira
author_facet Araujo, Teresa Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tura, Maria de Lourdes Rangel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=null
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B899959
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Frangella, Rita de Cassia Prazeres
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1090641466362716
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9002784880708799
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721868Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9959390873791502
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Teresa Cristina Oliveira
contributor_str_mv Tura, Maria de Lourdes Rangel
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de
Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum. Pedagogical coordinator
Policy cycle
Recontextualisation
Fundamental education
topic Curriculum. Pedagogical coordinator
Policy cycle
Recontextualisation
Fundamental education
Coordenador(a) pedagógico(a)
Ciclo de políticas
Recontextualização
Ensino fundamental
Coordenadores educacionais Rio de Janeiro (RJ) - Prática
Pedagogos Rio de Janeiro(RJ) - Prática
Escolas municipais Rio de Janeiro (RJ) - Currículos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador(a) pedagógico(a)
Ciclo de políticas
Recontextualização
Ensino fundamental
Coordenadores educacionais Rio de Janeiro (RJ) - Prática
Pedagogos Rio de Janeiro(RJ) - Prática
Escolas municipais Rio de Janeiro (RJ) - Currículos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This study aims to investigate the practice of the pedagogical coordinator as a mediator of curriculum policies in municipal schools of Rio de Janeiro. To understand the working dynamics of these professionals I analyzed the periods when the municipal schools were driven by the Multieducation, the Training Cycle in Fundamental Education and the proposed curriculum changes from 2009, when a new management in the Municipal Education started. I conducted an ethnographic type study, dialoguing with authors who provide a better understanding of the complex practice of the pedagogical coordinator in schools. Then I noticed the transformations of the curriculum policies of the municipal schools from the policy cycle approach proposed by Stephen J. Ball and colleagues. Finally, I examined the practice of pedagogical coordinators through the cultural context and the dynamics of the curriculum in their schools, understanding the function of this professional as a mediator of curriculum policies in the municipal schools of Rio de Janeiro.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAUJO, Teresa Cristina Oliveira. A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356
identifier_str_mv ARAUJO, Teresa Cristina Oliveira. A prática do(a) coordenador(a) pedagógico(a) na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: formação continuada de professores?. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10356/1/Tese_Teresa+Cristina+O+Araujo_+Bdtd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 825cb774b1266962a17d4056647eb707
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728649968156672