Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexandre de Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621
Resumo: This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant.
id UERJ_913637b20e178e79a9c43ebea80fb7a1
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7621
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Brandão, Antônio Salazar Pessoahttp://lattes.cnpq.br/5655934093607183Kume, Honóriohttp://lattes.cnpq.br/0125249071123647Fonseca, Luiz Fernando Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/3203621464269831http://lattes.cnpq.br/8813742600349159Gomes, Alexandre de Araújo2021-01-05T17:50:46Z2015-09-112013-09-24GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant.Neste Trabalho, modelamos a redução de custos de transportes decorrentes de hipotéticas melhorias na qualidade da infraestrutura de transportes terrestres da economia brasileira. A liberação de recursos gerada por essas melhorias foram traduzidas, em nosso modelo, como ganhos de produtividade para dez setores selecionados. A escolha dessa modelagem possui a vantagem de deixar que os agentes econômicos decidam o que fazer após o choque na produtividade total dos fatores, sem que estes recursos estejam comprometidos com quaisquer incentivos de natureza específica, como seria o caso de um subsídio à compra de determinada matéria-prima, por exemplo. O comportamento do setor, em consequência da realização do experimento, fica condicionado às hipóteses iniciais do modelo referentes aos parâmetros de decisão da firma, das famílias e do governo. Para os cálculos dos impactos sobre a produtividade, utilizamos as matrizes de insumo produto estimadas por Martinez(2013). Os resultados mostraram ganhos expressivos para o produto interno bruto, a Balança Comercial e o volume de produção setorial, dentre outras variáveis analisadas.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T17:50:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf: 841462 bytes, checksum: aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T17:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf: 841462 bytes, checksum: aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd (MD5) Previous issue date: 2013-09-24application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências EconômicasUERJBRCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências EconômicasComputable general equilibriumGTAPTransport infrastructureProductivityTradeEquilíbrio geral computávelGTAPInfraestrutura de transportesProdutividadeComércio exteriorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAImpacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAPImpacts of transport infrastructure improvements on economic variables in Brazil: an approach with GTAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdfapplication/pdf841462http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7621/1/Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdfaa6bec4077266fed4e8c022612c767bdMD511/76212024-02-26 13:14:15.368oai:www.bdtd.uerj.br:1/7621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T16:14:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Impacts of transport infrastructure improvements on economic variables in Brazil: an approach with GTAP
title Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
spellingShingle Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
Gomes, Alexandre de Araújo
Computable general equilibrium
GTAP
Transport infrastructure
Productivity
Trade
Equilíbrio geral computável
GTAP
Infraestrutura de transportes
Produtividade
Comércio exterior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
title_full Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
title_fullStr Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
title_full_unstemmed Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
title_sort Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
author Gomes, Alexandre de Araújo
author_facet Gomes, Alexandre de Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, Antônio Salazar Pessoa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5655934093607183
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kume, Honório
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0125249071123647
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fonseca, Luiz Fernando Cerqueira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3203621464269831
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8813742600349159
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexandre de Araújo
contributor_str_mv Brandão, Antônio Salazar Pessoa
Kume, Honório
Fonseca, Luiz Fernando Cerqueira
dc.subject.eng.fl_str_mv Computable general equilibrium
GTAP
Transport infrastructure
Productivity
Trade
topic Computable general equilibrium
GTAP
Transport infrastructure
Productivity
Trade
Equilíbrio geral computável
GTAP
Infraestrutura de transportes
Produtividade
Comércio exterior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio geral computável
GTAP
Infraestrutura de transportes
Produtividade
Comércio exterior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T17:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621
identifier_str_mv GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7621/1/Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728629594324992