Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621 |
Resumo: | This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant. |
id |
UERJ_913637b20e178e79a9c43ebea80fb7a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7621 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Brandão, Antônio Salazar Pessoahttp://lattes.cnpq.br/5655934093607183Kume, Honóriohttp://lattes.cnpq.br/0125249071123647Fonseca, Luiz Fernando Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/3203621464269831http://lattes.cnpq.br/8813742600349159Gomes, Alexandre de Araújo2021-01-05T17:50:46Z2015-09-112013-09-24GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant.Neste Trabalho, modelamos a redução de custos de transportes decorrentes de hipotéticas melhorias na qualidade da infraestrutura de transportes terrestres da economia brasileira. A liberação de recursos gerada por essas melhorias foram traduzidas, em nosso modelo, como ganhos de produtividade para dez setores selecionados. A escolha dessa modelagem possui a vantagem de deixar que os agentes econômicos decidam o que fazer após o choque na produtividade total dos fatores, sem que estes recursos estejam comprometidos com quaisquer incentivos de natureza específica, como seria o caso de um subsídio à compra de determinada matéria-prima, por exemplo. O comportamento do setor, em consequência da realização do experimento, fica condicionado às hipóteses iniciais do modelo referentes aos parâmetros de decisão da firma, das famílias e do governo. Para os cálculos dos impactos sobre a produtividade, utilizamos as matrizes de insumo produto estimadas por Martinez(2013). Os resultados mostraram ganhos expressivos para o produto interno bruto, a Balança Comercial e o volume de produção setorial, dentre outras variáveis analisadas.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T17:50:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf: 841462 bytes, checksum: aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T17:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf: 841462 bytes, checksum: aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd (MD5) Previous issue date: 2013-09-24application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências EconômicasUERJBRCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências EconômicasComputable general equilibriumGTAPTransport infrastructureProductivityTradeEquilíbrio geral computávelGTAPInfraestrutura de transportesProdutividadeComércio exteriorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAImpacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAPImpacts of transport infrastructure improvements on economic variables in Brazil: an approach with GTAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdfapplication/pdf841462http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7621/1/Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdfaa6bec4077266fed4e8c022612c767bdMD511/76212024-02-26 13:14:15.368oai:www.bdtd.uerj.br:1/7621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T16:14:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Impacts of transport infrastructure improvements on economic variables in Brazil: an approach with GTAP |
title |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
spellingShingle |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP Gomes, Alexandre de Araújo Computable general equilibrium GTAP Transport infrastructure Productivity Trade Equilíbrio geral computável GTAP Infraestrutura de transportes Produtividade Comércio exterior CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
title_full |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
title_fullStr |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
title_full_unstemmed |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
title_sort |
Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP |
author |
Gomes, Alexandre de Araújo |
author_facet |
Gomes, Alexandre de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandão, Antônio Salazar Pessoa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5655934093607183 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kume, Honório |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0125249071123647 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fonseca, Luiz Fernando Cerqueira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3203621464269831 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8813742600349159 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexandre de Araújo |
contributor_str_mv |
Brandão, Antônio Salazar Pessoa Kume, Honório Fonseca, Luiz Fernando Cerqueira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computable general equilibrium GTAP Transport infrastructure Productivity Trade |
topic |
Computable general equilibrium GTAP Transport infrastructure Productivity Trade Equilíbrio geral computável GTAP Infraestrutura de transportes Produtividade Comércio exterior CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equilíbrio geral computável GTAP Infraestrutura de transportes Produtividade Comércio exterior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
This work analyses the impacts of lowering transport costs derived from quality improvements in Brazil s land transportation infrastructure. The resource disposals generated by those improvements are modeled as total productivity gains in ten selected economic sectors. This modeling pattern presents the advantage of let agents decide about the best resource allocation after the shocks. Proceeding this way, we avoid create any bias in resource allocation decisions, as it would happen if the shocks was established by a subsidy for each sector. The economic behaviors by sector are subordinated to the initial assumptions made about decision parameters of firms, households and government. The main results show that gains in terms of GDP growth, trade flows, and production are significant. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-09-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T17:50:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621 |
identifier_str_mv |
GOMES, Alexandre de Araújo. Impacto de melhorias em infraestrutura de transportes sobre variáveis econômicas no Brasil: uma abordagem com o modelo GTAP. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Economia Internacional; Políticas Públicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Ciências Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7621/1/Dissertacao_ALEXANDRE_GOMES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa6bec4077266fed4e8c022612c767bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728629594324992 |