Uma análise do Programa Mais Infância : concepções e ações envolvidas na implementação da política pública para a Educação Infantil em Niterói (2013-2016)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9976 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo contribuir para a análise de políticas públicas educacionais, mais especificamente aquelas voltadas à expansão da Educação Infantil em Niterói/RJ. A partir dos elementos levantados na pesquisa de mestrado, busca-se entender a política em geral e a política educacional em particular, tentando perceber as principais características do programa voltado para a expansão da Educação Infantil no município de Niterói (RJ). O programa Mais Infância define-se como uma política pública de efetivação da cobertura do ensino, com foco na Educação Infantil; tem como um de seus principais objetivos expandir o número de vagas oferecidas às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses na rede municipal de ensino da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. O foco da pesquisa foi analisar o processo de implementação do programa Mais Infância , considerando principalmente as concepções, interesses e ações desenvolvidas para a sua efetivação no período de 2013 a 2016. As características da política de Educação Infantil em geral e em Niterói conduzem a análise, considerando-se suas múltiplas determinações. Os objetivos traçados para o programa, os interesses e concepções que permeiam as ações voltadas para a expansão de vagas na Educação Infantil, os avanços e dificuldades identificados durante a implementação da política pública são algumas das dimensões analisadas. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou alguns procedimentos, tais como entrevistas e análise documental. Objetivou-se através da análise documental dos textos institucionais produzidos sobre a política pública de educação infantil em Niterói e das entrevistas semiestruturadas com os gestores envolvidos com esta política, relacionar os seus aspectos intrínsecos com a dimensão mais ampla, tratada nos dispositivos legais do governo federal, em diálogo com as produções bibliográficas sobre o assunto. |
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Uma análise do Programa Mais Infância : concepções e ações envolvidas na implementação da política pública para a Educação Infantil em Niterói (2013-2016)An analysis of the "Mais Infância" Program: conceptions and actions involved in the implementation of public policy for Early Childhood Education in Niterói (2013-2016)Analysis of Public PoliciesChild educationMais InfânciaPolicy ImplementationExpansion of Early Childhood Education in NiteróiAnálise de Políticas PúblicasEducação InfantilMais InfânciaImplementação de PolíticasExpansão da Educação Infantil em NiteróiCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação tem por objetivo contribuir para a análise de políticas públicas educacionais, mais especificamente aquelas voltadas à expansão da Educação Infantil em Niterói/RJ. A partir dos elementos levantados na pesquisa de mestrado, busca-se entender a política em geral e a política educacional em particular, tentando perceber as principais características do programa voltado para a expansão da Educação Infantil no município de Niterói (RJ). O programa Mais Infância define-se como uma política pública de efetivação da cobertura do ensino, com foco na Educação Infantil; tem como um de seus principais objetivos expandir o número de vagas oferecidas às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses na rede municipal de ensino da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. O foco da pesquisa foi analisar o processo de implementação do programa Mais Infância , considerando principalmente as concepções, interesses e ações desenvolvidas para a sua efetivação no período de 2013 a 2016. As características da política de Educação Infantil em geral e em Niterói conduzem a análise, considerando-se suas múltiplas determinações. Os objetivos traçados para o programa, os interesses e concepções que permeiam as ações voltadas para a expansão de vagas na Educação Infantil, os avanços e dificuldades identificados durante a implementação da política pública são algumas das dimensões analisadas. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou alguns procedimentos, tais como entrevistas e análise documental. Objetivou-se através da análise documental dos textos institucionais produzidos sobre a política pública de educação infantil em Niterói e das entrevistas semiestruturadas com os gestores envolvidos com esta política, relacionar os seus aspectos intrínsecos com a dimensão mais ampla, tratada nos dispositivos legais do governo federal, em diálogo com as produções bibliográficas sobre o assunto.The purpose of this dissertation is to contribute on debation to analyze educational public policies. Specifically on it, focused on the expansion of Early Childhood Education in Niterói / RJ. We seek to understand politics in general and educational policy in particular the elements debated in the master's research, trying to understand the main features of the program aimed on that expansion of Early Childhood Education in Niterói (RJ). The "Mais Infância" program is defined as a public policy of effective teaching coverage, focusing on Early Childhood Education, and one of its main objectives is to expand the number of places offered to children in the age group 0 to 5 years and 11 months in the municipal education network of the city of Niterói, State of Rio de Janeiro. The ongoing research objective is to analyze the implementation process of the "Mais Infância program considering the mainly conceptions, interests and actions developed for effectuation it on the period from 2013 to 2016. The characteristics of the Early Childhood Education policy in general and in Niterói City lead to the reviews, considering multiple determinations and the intentions set for the program ideas and concepts that permeate actions to expansion of places in kindergarten. Some of the dimensions analyzed are advances and difficulties identified during the implementation of public policy. It is theoretical and methodological qualitative research. Through the documentary analyzes of the institutional texts produced on the public policy of early childhood education in Niterói and semi-structured interviews with key managers of this policy, seeks to relate their intrinsic aspects to the wider dimension wich treated in the legal provisions of the Federal Government, on dialogue with some bibliographical productions on subject.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisTavares, Maria Tereza Goudardhttp://lattes.cnpq.br/2697823717162359Vasconcellos, Vera Maria Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/7924221243065056Senna, Mônica de Castro Maiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782422E5Alvarenga, Márcia Soares dehttp://lattes.cnpq.br/4672329547292143Ribeiro, Rosana2021-01-05T21:31:57Z2018-03-222018-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:22Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/9976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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A presente dissertação tem por objetivo contribuir para a análise de políticas públicas educacionais, mais especificamente aquelas voltadas à expansão da Educação Infantil em Niterói/RJ. A partir dos elementos levantados na pesquisa de mestrado, busca-se entender a política em geral e a política educacional em particular, tentando perceber as principais características do programa voltado para a expansão da Educação Infantil no município de Niterói (RJ). O programa Mais Infância define-se como uma política pública de efetivação da cobertura do ensino, com foco na Educação Infantil; tem como um de seus principais objetivos expandir o número de vagas oferecidas às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses na rede municipal de ensino da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. O foco da pesquisa foi analisar o processo de implementação do programa Mais Infância , considerando principalmente as concepções, interesses e ações desenvolvidas para a sua efetivação no período de 2013 a 2016. As características da política de Educação Infantil em geral e em Niterói conduzem a análise, considerando-se suas múltiplas determinações. Os objetivos traçados para o programa, os interesses e concepções que permeiam as ações voltadas para a expansão de vagas na Educação Infantil, os avanços e dificuldades identificados durante a implementação da política pública são algumas das dimensões analisadas. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou alguns procedimentos, tais como entrevistas e análise documental. Objetivou-se através da análise documental dos textos institucionais produzidos sobre a política pública de educação infantil em Niterói e das entrevistas semiestruturadas com os gestores envolvidos com esta política, relacionar os seus aspectos intrínsecos com a dimensão mais ampla, tratada nos dispositivos legais do governo federal, em diálogo com as produções bibliográficas sobre o assunto. |
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