MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alane de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7712
Resumo: Virtual learning environments (VLEs) have been used in more than a decade for the specific purpose of teaching curricular topics and / or skills development, complementing the teaching process since we can find a diversity of these environments. However, an evaluation of their effectiveness as instruments of support is still an object of research. Some evaluation models are currently offered, but they highlight issues such as interface, quality, clarity, refraining from dealing with actual non-teaching gain. This work presents an evaluation model of educational environments, built after the systematic review of the literature, focused on the selection of students' learning gains. This model was tested on teaching of Analytical Geometry with AVA Educ-MAS GA in Engineering undergraduate students in the a public University in Rio de Janeiro. The process of applying the model and the obtained results analysis are discussed, as well as some future works are pointed
id UERJ_95ea50ed88b0f87a23f000309e9dacae
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7712
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Werneck, Vera Maria Benjamimhttp://lattes.cnpq.br/7535348349141535Santos, Neide doshttp://lattes.cnpq.br/4695887610862552Costa, Rosa Maria Esteves Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/1829333800490851Santoro, Flávia Mariahttp://lattes.cnpq.br/5377746284077362http://lattes.cnpq.br/3194127548197586Ferreira, Alane de Almeida2021-01-05T17:54:33Z2018-03-262017-03-10FERREIRA, Alane de Almeida. MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7712Virtual learning environments (VLEs) have been used in more than a decade for the specific purpose of teaching curricular topics and / or skills development, complementing the teaching process since we can find a diversity of these environments. However, an evaluation of their effectiveness as instruments of support is still an object of research. Some evaluation models are currently offered, but they highlight issues such as interface, quality, clarity, refraining from dealing with actual non-teaching gain. This work presents an evaluation model of educational environments, built after the systematic review of the literature, focused on the selection of students' learning gains. This model was tested on teaching of Analytical Geometry with AVA Educ-MAS GA in Engineering undergraduate students in the a public University in Rio de Janeiro. The process of applying the model and the obtained results analysis are discussed, as well as some future works are pointedOs ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm sendo usados há mais de uma década com o propósito específico de ensinar tópicos curriculares e/ou desenvolver determinadas competências, complementando o processo de ensino uma vez que é possível encontrar uma diversidade destes. No entanto, a avaliação de sua efetividade como instrumentos de apoio a ganhos de aprendizagem não tem sido objeto de muitos estudos. Alguns modelos de avaliação de aprendizagem estão sendo propostos atualmente, mas boa parte destaca aspectos como interface, qualidade, clareza abstendo-se de tratar sobre o real ganho no ensino. Este trabalho apresenta um modelo de avaliação de ambientes educacionais, construída após sólida revisão sistemática da literatura, focado na verificação de ganhos de aprendizado dos alunos. Este modelo foi experimentado no ensino de Geometria Analítica com o AVA Educ-MAS GA em alunos da Graduação da área de Engenharia de uma Universidade pública do Rio de Janeiro. O processo de aplicação do modelo e a análise dos resultados obtidos são apresentados e discutidos, bem como apontados alguns encaminhamentos futuros.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T17:54:33Z No. of bitstreams: 1 Fase_final_dissertacao_0109.pdf: 2728670 bytes, checksum: ddc6dd3e0216880658e7ef08161096f3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T17:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fase_final_dissertacao_0109.pdf: 2728670 bytes, checksum: ddc6dd3e0216880658e7ef08161096f3 (MD5) Previous issue date: 2017-03-10application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências ComputacionaisUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaEvaluation modelsLearningLearning environmentsComputaçãoTecnologia educacionalModelo de avaliaçãoAprendizagemAmbientes virtuaisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOMA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuaisMA-AVA: learning evaluation Model in Virtual Learning Environmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALFase_final_dissertacao_0109.pdfapplication/pdf2728670http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7712/1/Fase_final_dissertacao_0109.pdfddc6dd3e0216880658e7ef08161096f3MD511/77122024-02-27 14:34:54.693oai:www.bdtd.uerj.br:1/7712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:34:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv MA-AVA: learning evaluation Model in Virtual Learning Environments
title MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
spellingShingle MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
Ferreira, Alane de Almeida
Evaluation models
Learning
Learning environments
Computação
Tecnologia educacional
Modelo de avaliação
Aprendizagem
Ambientes virtuais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
title_full MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
title_fullStr MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
title_full_unstemmed MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
title_sort MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais
author Ferreira, Alane de Almeida
author_facet Ferreira, Alane de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Werneck, Vera Maria Benjamim
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7535348349141535
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Neide dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4695887610862552
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1829333800490851
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5377746284077362
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3194127548197586
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alane de Almeida
contributor_str_mv Werneck, Vera Maria Benjamim
Santos, Neide dos
Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Santoro, Flávia Maria
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation models
Learning
Learning environments
topic Evaluation models
Learning
Learning environments
Computação
Tecnologia educacional
Modelo de avaliação
Aprendizagem
Ambientes virtuais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
Tecnologia educacional
Modelo de avaliação
Aprendizagem
Ambientes virtuais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Virtual learning environments (VLEs) have been used in more than a decade for the specific purpose of teaching curricular topics and / or skills development, complementing the teaching process since we can find a diversity of these environments. However, an evaluation of their effectiveness as instruments of support is still an object of research. Some evaluation models are currently offered, but they highlight issues such as interface, quality, clarity, refraining from dealing with actual non-teaching gain. This work presents an evaluation model of educational environments, built after the systematic review of the literature, focused on the selection of students' learning gains. This model was tested on teaching of Analytical Geometry with AVA Educ-MAS GA in Engineering undergraduate students in the a public University in Rio de Janeiro. The process of applying the model and the obtained results analysis are discussed, as well as some future works are pointed
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-10
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T17:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Alane de Almeida. MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7712
identifier_str_mv FERREIRA, Alane de Almeida. MA-AVA: modelo de avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7712/1/Fase_final_dissertacao_0109.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ddc6dd3e0216880658e7ef08161096f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728630270656512