A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149 |
Resumo: | This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education. |
id |
UERJ_995d6193c51bf397ef8469b6f9a7aff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10149 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Rocha, Silvia Pimenta Vellosohttp://lattes.cnpq.br/7076817269702437Amado, Luiz Antonio Saléhhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7Pinho, Luiz Celsohttp://lattes.cnpq.br/5152157510260749Santi, ângela Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6512645327003697http://lattes.cnpq.br/0811743300074835Michelli, Roberta Cristina Guedes2021-01-05T21:37:49Z2014-08-062014-05-26MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education.Este estudo consiste em uma reflexão sobre as relações e práticas escolares em meio aos modos de subjetivação que vem ganhando ênfase no século XXI. A pesquisa parte da premissa que a subjetividade e os fazeres que a constituem vem deixando de estar vinculados exclusivamente ao poder disciplinar, e passam a obter contornos mais flexíveis, com o advento da sociedade de controle. A instituição escolar foi idealizada com o objetivo de formar os sujeitos através da disciplina, e agora, diante da maior flexibilização nos modos de subjetivação, parece se tornar uma instituição anacrônica, e faz uso de algumas tentativas para flexibilização de suas práticas. O presente trabalho busca promover a reflexão sobre o lugar da escola no século XXI, bem como uma visão contextualizada do modelo educacional formal que vem ganhando destaque no discurso atual. A abordagem utilizada compõe uma pesquisa bibliográfica, que pretende explanar, ao longo da reflexão, autores que se propuseram a analisar, descrever e diagnosticar o panorama em questão. A pesquisa não apresenta algum tipo conclusão fechada, ao contrário, almeja causar inquietações na busca por formas de educação que façam sentido para o aluno do século XXI.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:49Z No. of bitstreams: 1 MICHELLI Roberta 2014.pdf: 458103 bytes, checksum: 04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHELLI Roberta 2014.pdf: 458103 bytes, checksum: 04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f (MD5) Previous issue date: 2014-05-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseSchoolDisciplineContemporaneitySocieties of controlEscolaSubjetividade midiáticaSociedade de controleCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticasSchool and contemporary modes of subjectivity : from docile bodies to mediatic subjectivitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMICHELLI Roberta 2014.pdfapplication/pdf458103http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10149/1/MICHELLI+Roberta+2014.pdf04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114fMD511/101492024-02-27 13:04:46.534oai:www.bdtd.uerj.br:1/10149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
School and contemporary modes of subjectivity : from docile bodies to mediatic subjectivities |
title |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
spellingShingle |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas Michelli, Roberta Cristina Guedes School Discipline Contemporaneity Societies of control Escola Subjetividade midiática Sociedade de controle CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
title_full |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
title_fullStr |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
title_full_unstemmed |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
title_sort |
A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas |
author |
Michelli, Roberta Cristina Guedes |
author_facet |
Michelli, Roberta Cristina Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Silvia Pimenta Velloso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7076817269702437 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Amado, Luiz Antonio Saléh |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771094Y7 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pinho, Luiz Celso |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5152157510260749 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santi, ângela Medeiros |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6512645327003697 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0811743300074835 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelli, Roberta Cristina Guedes |
contributor_str_mv |
Rocha, Silvia Pimenta Velloso Amado, Luiz Antonio Saléh Pinho, Luiz Celso Santi, ângela Medeiros |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Discipline Contemporaneity Societies of control |
topic |
School Discipline Contemporaneity Societies of control Escola Subjetividade midiática Sociedade de controle CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Subjetividade midiática Sociedade de controle |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study consists of a reflection on school and it s practices in the context of the modes of subjectivity that emerge in this beginning of XXI century. We start from the premise that subjectivities are no longer exclusively submitted to the disciplinary mechanisms; with the advent of the societies of control, they receive more flexible contours. The school was designed to form subjects through discipline, and, trying not to become an anachronistic institution, makes use of some flexible practices. The present work aims at highlighting the reflexive practice about the school positioning in the XXI century, as well as the contextualized view of the formal educational model that has been emphasized in the current discourse. The present work is a literature research on the work of some contemporary authors - like G. Deleuze, Paula Sibilia and Cristina Corea - that intend to analyze, describe and diagnose the present situation. The research does not intend to presents closed and definite conclusions, but rather to raise relevant questions for today s education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:37:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149 |
identifier_str_mv |
MICHELLI, Roberta Cristina Guedes. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos : entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas . 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10149/1/MICHELLI+Roberta+2014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04fd2cd2aa2e40ada27dcced78f7114f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728648484421632 |