Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Vladimir Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259
Resumo: This thesis investigates the concepts of movement-image and time-image created by the philosopher Gilles Deleuze by analyzing the passage of one concept to the other. The emergence of image systems constitutes worlds and unique automatisms: the auto-movement from the organic system, and the auto-temporalization present in the inorganic system. Replacement of the movement-image by the time-image is characterized by a reverse logic of how time is subordinated to movement. Therefore, it presents the conquer of the intimate reality of the short time, in which time appears completely free of any chronological barriers. In highlighting this passage, it s possible to understand how Deleuze reaches another image and thought systems in an alliance with the cinematic art. The transposition between these two systems expresses the shift in one system that reaffirms the automaton-machine to another system in which there is an automaton capable of raising the essential in thinking. And more decisively erect the plane of immanence.
id UERJ_9b4e9491f89774c6b80f2f7fd9f5c1f6
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12259
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Arêas, James Bastoshttp://lattes.cnpq.br/5464857528712941Solis, Dirce Eleonora Nigrohttp://lattes.cnpq.br/7985596381827103Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136http://lattes.cnpq.br/8545153756235319Seixas, Vladimir Pereira2021-01-06T19:55:03Z2014-10-092011-02-21SEIXAS, Vladimir Pereira. Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259This thesis investigates the concepts of movement-image and time-image created by the philosopher Gilles Deleuze by analyzing the passage of one concept to the other. The emergence of image systems constitutes worlds and unique automatisms: the auto-movement from the organic system, and the auto-temporalization present in the inorganic system. Replacement of the movement-image by the time-image is characterized by a reverse logic of how time is subordinated to movement. Therefore, it presents the conquer of the intimate reality of the short time, in which time appears completely free of any chronological barriers. In highlighting this passage, it s possible to understand how Deleuze reaches another image and thought systems in an alliance with the cinematic art. The transposition between these two systems expresses the shift in one system that reaffirms the automaton-machine to another system in which there is an automaton capable of raising the essential in thinking. And more decisively erect the plane of immanence.Esta dissertação investiga o conceito de imagem-movimento e de imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze por meio das implicações contidas na passagem de um conceito para o outro. O aparecimento de regimes de imagem constituem mundos e automatismos específicos: o automovimento do chamado regime orgânico e a autotemporalização presente no regime inorgânico. A substituição da imagem-movimento pela imagem-tempo caracteriza-se por uma reversão da subordinação do tempo pelo movimento. Dessa forma, apresenta a conquista da realidade íntima do tempo puro, em que o tempo aparece completamente emancipado de determinações cronológicas. Ao marcar essa passagem, deve ser entendido como Deleuze alcança um novo regime de imagem e pensamento a partir de uma aliança com a arte cinematográfica. A transposição entre esses dois regimes expressa a mudança de um regime que afirma um autômato motor para outro em que há o surgimento de um autômato capaz de levantar o fundamental do pensamento. E mais decisivamente erigir o plano de imanência.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:55:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Vladimir P Seixas.pdf: 754972 bytes, checksum: 2c226588725118a7c8481e2377293f04 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Vladimir P Seixas.pdf: 754972 bytes, checksum: 2c226588725118a7c8481e2377293f04 (MD5) Previous issue date: 2011-02-21Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUERJBRCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasMovement-imageTime-imageThoughtMovieAutomatismImagem-movimentoImagem-tempoPensamentoCinemaAutomatismoDeleuze, Giles, 1925-1955.Filosofia francesaPensamento críticoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIACinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempoMovie and thought in Giles Deleuze: the distinctions of the automatisms by the passage from the movement-image to the time-imageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Vladimir P Seixas.pdfapplication/pdf754972http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12259/1/Dissertacao+Vladimir+P+Seixas.pdf2c226588725118a7c8481e2377293f04MD511/122592024-02-27 13:50:30.18oai:www.bdtd.uerj.br:1/12259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:50:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Movie and thought in Giles Deleuze: the distinctions of the automatisms by the passage from the movement-image to the time-image
title Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
spellingShingle Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
Seixas, Vladimir Pereira
Movement-image
Time-image
Thought
Movie
Automatism
Imagem-movimento
Imagem-tempo
Pensamento
Cinema
Automatismo
Deleuze, Giles, 1925-1955.
Filosofia francesa
Pensamento crítico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
title_full Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
title_fullStr Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
title_full_unstemmed Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
title_sort Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo
author Seixas, Vladimir Pereira
author_facet Seixas, Vladimir Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arêas, James Bastos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5464857528712941
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Solis, Dirce Eleonora Nigro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7985596381827103
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antoun, Henrique
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2895734067067136
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8545153756235319
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Vladimir Pereira
contributor_str_mv Arêas, James Bastos
Solis, Dirce Eleonora Nigro
Antoun, Henrique
dc.subject.eng.fl_str_mv Movement-image
Time-image
Thought
Movie
Automatism
topic Movement-image
Time-image
Thought
Movie
Automatism
Imagem-movimento
Imagem-tempo
Pensamento
Cinema
Automatismo
Deleuze, Giles, 1925-1955.
Filosofia francesa
Pensamento crítico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem-movimento
Imagem-tempo
Pensamento
Cinema
Automatismo
Deleuze, Giles, 1925-1955.
Filosofia francesa
Pensamento crítico
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This thesis investigates the concepts of movement-image and time-image created by the philosopher Gilles Deleuze by analyzing the passage of one concept to the other. The emergence of image systems constitutes worlds and unique automatisms: the auto-movement from the organic system, and the auto-temporalization present in the inorganic system. Replacement of the movement-image by the time-image is characterized by a reverse logic of how time is subordinated to movement. Therefore, it presents the conquer of the intimate reality of the short time, in which time appears completely free of any chronological barriers. In highlighting this passage, it s possible to understand how Deleuze reaches another image and thought systems in an alliance with the cinematic art. The transposition between these two systems expresses the shift in one system that reaffirms the automaton-machine to another system in which there is an automaton capable of raising the essential in thinking. And more decisively erect the plane of immanence.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEIXAS, Vladimir Pereira. Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259
identifier_str_mv SEIXAS, Vladimir Pereira. Cinema e pensamento em Gilles Deleuze: a distinção dos automatismos pela passagem da imagem-movimento para a imagem-tempo. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12259/1/Dissertacao+Vladimir+P+Seixas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c226588725118a7c8481e2377293f04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352313043582976