Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Allan Ximenes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7700
Resumo: Educational games constitute an important teaching tool in the area of Software Engineering, where, often, students do not pass through any mechanism for hands-on training. A quality educational game must have well-defined educational goals, motivate students and make effective learning of the content. The application of games in teaching Software engineering must be carried out in a systematic and controlled on the basis of evaluation. The statistical technique of experimentation allows the measurement and analysis of the variables involved in the process of applying for these games can be applied with quality. To further define the experiments in the use of games for teaching Software Engineering, this paper proposes guidelines for the design of experiments in educational games, in order to verify the influence and significance of the use of these games in the teaching and learning of the concepts of Software engineering. An experiment with SimulES-W was conducted following these guidelines, which may be demonstrated its applicability and simplicity in its definition. The experience of use of the SimulES-W shows that learning with computer games is fun, interactive and that, despite the results obtained are not statistically significant, somehow contributes to the teaching of Software Engineering, not necessarily a prior knowledge of the content.
id UERJ_9c861b08917db0626cc15173a93ead07
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7700
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Werneck, Vera Maria Benjamimhttp://lattes.cnpq.br/7535348349141535Leon, Antonio Carlos Monteiro Ponce dehttp://lattes.cnpq.br/8754508925214231Santos, Neide doshttp://lattes.cnpq.br/4695887610862552Almentero, Eduardo Kinderhttp://lattes.cnpq.br/8851661551732110http://lattes.cnpq.br/7385362831192628Pereira, Allan Ximenes2021-01-05T17:54:18Z2014-12-162014-03-13PEREIRA, Allan Ximenes. Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7700Educational games constitute an important teaching tool in the area of Software Engineering, where, often, students do not pass through any mechanism for hands-on training. A quality educational game must have well-defined educational goals, motivate students and make effective learning of the content. The application of games in teaching Software engineering must be carried out in a systematic and controlled on the basis of evaluation. The statistical technique of experimentation allows the measurement and analysis of the variables involved in the process of applying for these games can be applied with quality. To further define the experiments in the use of games for teaching Software Engineering, this paper proposes guidelines for the design of experiments in educational games, in order to verify the influence and significance of the use of these games in the teaching and learning of the concepts of Software engineering. An experiment with SimulES-W was conducted following these guidelines, which may be demonstrated its applicability and simplicity in its definition. The experience of use of the SimulES-W shows that learning with computer games is fun, interactive and that, despite the results obtained are not statistically significant, somehow contributes to the teaching of Software Engineering, not necessarily a prior knowledge of the content.Jogos educacionais constituem em uma importante ferramenta de ensino na área de Engenharia de Software, onde, muitas vezes, os alunos não passam por nenhum mecanismo de treinamento prático. Um jogo educacional de qualidade tem que ter objetivos educacionais bem definidos, motivar os alunos e efetivar a aprendizagem dos conteúdos. A aplicação de jogos no Ensino de Engenharia de Software deve ser realizada de forma sistemática e controlada com base em avaliação. A técnica Estatística de Experimentação permite a medição e a análise das variáveis envolvidas no processo de aplicação de jogos para que estes possam ser aplicados com qualidade. Para definir melhor os experimentos no uso de jogos para o ensino de Engenharia de Software, este trabalho propõe diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais, de forma que permita verificar a influência e a significância da utilização desses jogos no ensino e aprendizado dos conceitos de Engenharia de Software. Um experimento com o SimulES-W foi realizado seguindo essas diretrizes, onde foi possível ser demonstrada sua aplicabilidade e simplicidade em sua definição. A experiência de uso do SimulES-W mostra que aprender com jogos de computador é divertido, interativo e que, apesar dos resultados obtidos não serem significativos estatisticamente, de certa forma contribui para o ensino da Engenharia de Software, não sendo necessariamente um conhecimento prévio do conteúdo.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T17:54:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Mestrado_Allan_Ximenes.pdf: 2213323 bytes, checksum: c3068dfbd2a9326868292f773aa8436f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T17:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Mestrado_Allan_Ximenes.pdf: 2213323 bytes, checksum: c3068dfbd2a9326868292f773aa8436f (MD5) Previous issue date: 2014-03-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências ComputacionaisUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaDesign of experimentsEducational gamesSoftware engineeringTeaching and learningExperimentation with educational gamesPlanejamento de ExperimentosJogos educacionaisEngenharia de SoftwareEnsino e AprendizagemExperimentação de Jogos EducacionaisEngenharia de software - Estudo e ensinoJogos educativosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICADiretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de SoftwareGuidelines for the design of experiments in educational games geared toward the teaching of Software Engineeringinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Mestrado_Allan_Ximenes.pdfapplication/pdf2213323http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7700/1/Dissertacao_Mestrado_Allan_Ximenes.pdfc3068dfbd2a9326868292f773aa8436fMD511/77002024-02-27 14:34:52.267oai:www.bdtd.uerj.br:1/7700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:34:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Guidelines for the design of experiments in educational games geared toward the teaching of Software Engineering
title Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
spellingShingle Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
Pereira, Allan Ximenes
Design of experiments
Educational games
Software engineering
Teaching and learning
Experimentation with educational games
Planejamento de Experimentos
Jogos educacionais
Engenharia de Software
Ensino e Aprendizagem
Experimentação de Jogos Educacionais
Engenharia de software - Estudo e ensino
Jogos educativos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
title_short Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
title_full Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
title_fullStr Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
title_full_unstemmed Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
title_sort Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software
author Pereira, Allan Ximenes
author_facet Pereira, Allan Ximenes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Werneck, Vera Maria Benjamim
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7535348349141535
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Leon, Antonio Carlos Monteiro Ponce de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8754508925214231
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Neide dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4695887610862552
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almentero, Eduardo Kinder
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8851661551732110
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7385362831192628
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Allan Ximenes
contributor_str_mv Werneck, Vera Maria Benjamim
Leon, Antonio Carlos Monteiro Ponce de
Santos, Neide dos
Almentero, Eduardo Kinder
dc.subject.eng.fl_str_mv Design of experiments
Educational games
Software engineering
Teaching and learning
Experimentation with educational games
topic Design of experiments
Educational games
Software engineering
Teaching and learning
Experimentation with educational games
Planejamento de Experimentos
Jogos educacionais
Engenharia de Software
Ensino e Aprendizagem
Experimentação de Jogos Educacionais
Engenharia de software - Estudo e ensino
Jogos educativos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de Experimentos
Jogos educacionais
Engenharia de Software
Ensino e Aprendizagem
Experimentação de Jogos Educacionais
Engenharia de software - Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
description Educational games constitute an important teaching tool in the area of Software Engineering, where, often, students do not pass through any mechanism for hands-on training. A quality educational game must have well-defined educational goals, motivate students and make effective learning of the content. The application of games in teaching Software engineering must be carried out in a systematic and controlled on the basis of evaluation. The statistical technique of experimentation allows the measurement and analysis of the variables involved in the process of applying for these games can be applied with quality. To further define the experiments in the use of games for teaching Software Engineering, this paper proposes guidelines for the design of experiments in educational games, in order to verify the influence and significance of the use of these games in the teaching and learning of the concepts of Software engineering. An experiment with SimulES-W was conducted following these guidelines, which may be demonstrated its applicability and simplicity in its definition. The experience of use of the SimulES-W shows that learning with computer games is fun, interactive and that, despite the results obtained are not statistically significant, somehow contributes to the teaching of Software Engineering, not necessarily a prior knowledge of the content.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T17:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Allan Ximenes. Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7700
identifier_str_mv PEREIRA, Allan Ximenes. Diretrizes para o planejamento de experimentos em jogos educacionais voltados para o ensino de Engenharia de Software. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem matemático-estatístico-computacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7700/1/Dissertacao_Mestrado_Allan_Ximenes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3068dfbd2a9326868292f773aa8436f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352279141023744