O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Stella Spagolla Hermida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084
Resumo: This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces.
id UERJ_9d3f6b58720860185b92345fe9551dce
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9084
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/9230527583400338Freitas, Sydney Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/4741084994429007Soares, Maria Regina Machadohttp://lattes.cnpq.br/6433301090117552http://lattes.cnpq.br/9609234619954807Martin, Stella Spagolla Hermida2021-01-05T19:56:40Z2011-02-072010-09-09MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces.Esta dissertação iniciou-se pela aspiração de aprofundamento na questão da comunicação por meio de espaços construídos. Mais especificamente - no universo de representação das lojas. Buscou-se analisar, compreender como o discurso identificador de uma marca, representativa da sociedade de consumo, estaria manifestado no objeto construído e no ambiente por ele estabelecido. Para nortear nosso percurso, utilizamos teorias propostas por Gilles Lipovetsky e Everardo Rocha sobre o domínio do consumo e sua representatividade na sociedade moderno-contemporânea assim como, métodos de análises fundamentados na semiótica pierciana apresentados por Lucia Santaella. Assim sendo, acreditamos construir um arcabouço teórico necessário que nos permita compreender a manifestação de uma marca representativa da sociedade regida pelo fenômeno do consumo, suas formas de representação, sua identidade e como a mesma se apresenta em seu espaço de venda.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:56:40Z No. of bitstreams: 5 Stella Hermida 1.pdf: 2617787 bytes, checksum: fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f (MD5) Stella Hermida 2.pdf: 2605041 bytes, checksum: 2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155 (MD5) Stella Hermida 3.pdf: 2806466 bytes, checksum: bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955 (MD5) Stella Hermida 4.pdf: 2949237 bytes, checksum: 75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d (MD5) Stella Hermida 5.pdf: 2409801 bytes, checksum: aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Stella Hermida 1.pdf: 2617787 bytes, checksum: fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f (MD5) Stella Hermida 2.pdf: 2605041 bytes, checksum: 2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155 (MD5) Stella Hermida 3.pdf: 2806466 bytes, checksum: bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955 (MD5) Stella Hermida 4.pdf: 2949237 bytes, checksum: 75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d (MD5) Stella Hermida 5.pdf: 2409801 bytes, checksum: aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258 (MD5) Previous issue date: 2010-09-09application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em DesignUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho IndustrialDesignInterior designBrandConsumption societyDesignDesign de interioresMarcasSociedade de consumoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALO papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALStella Hermida 1.pdfapplication/pdf2617787http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/1/Stella+Hermida+1.pdffb6b8ec1acd0c749d96916f68271198fMD51Stella Hermida 2.pdfapplication/pdf2605041http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/2/Stella+Hermida+2.pdf2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155MD52Stella Hermida 3.pdfapplication/pdf2806466http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/3/Stella+Hermida+3.pdfbfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955MD53Stella Hermida 4.pdfapplication/pdf2949237http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/4/Stella+Hermida+4.pdf75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0dMD54Stella Hermida 5.pdfapplication/pdf2409801http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/5/Stella+Hermida+5.pdfaeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258MD551/90842024-02-27 14:40:25.734oai:www.bdtd.uerj.br:1/9084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:40:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
title O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
spellingShingle O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
Martin, Stella Spagolla Hermida
Design
Interior design
Brand
Consumption society
Design
Design de interiores
Marcas
Sociedade de consumo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
title_short O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
title_full O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
title_fullStr O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
title_full_unstemmed O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
title_sort O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
author Martin, Stella Spagolla Hermida
author_facet Martin, Stella Spagolla Hermida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9230527583400338
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freitas, Sydney Fernandes de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4741084994429007
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Maria Regina Machado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6433301090117552
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609234619954807
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Stella Spagolla Hermida
contributor_str_mv Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de
Freitas, Sydney Fernandes de
Soares, Maria Regina Machado
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Interior design
Brand
Consumption society
topic Design
Interior design
Brand
Consumption society
Design
Design de interiores
Marcas
Sociedade de consumo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design de interiores
Marcas
Sociedade de consumo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
description This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-09
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084
identifier_str_mv MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/1/Stella+Hermida+1.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/2/Stella+Hermida+2.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/3/Stella+Hermida+3.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/4/Stella+Hermida+4.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/5/Stella+Hermida+5.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f
2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155
bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955
75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d
aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728641055260672