O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084 |
Resumo: | This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces. |
id |
UERJ_9d3f6b58720860185b92345fe9551dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/9084 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/9230527583400338Freitas, Sydney Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/4741084994429007Soares, Maria Regina Machadohttp://lattes.cnpq.br/6433301090117552http://lattes.cnpq.br/9609234619954807Martin, Stella Spagolla Hermida2021-01-05T19:56:40Z2011-02-072010-09-09MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces.Esta dissertação iniciou-se pela aspiração de aprofundamento na questão da comunicação por meio de espaços construídos. Mais especificamente - no universo de representação das lojas. Buscou-se analisar, compreender como o discurso identificador de uma marca, representativa da sociedade de consumo, estaria manifestado no objeto construído e no ambiente por ele estabelecido. Para nortear nosso percurso, utilizamos teorias propostas por Gilles Lipovetsky e Everardo Rocha sobre o domínio do consumo e sua representatividade na sociedade moderno-contemporânea assim como, métodos de análises fundamentados na semiótica pierciana apresentados por Lucia Santaella. Assim sendo, acreditamos construir um arcabouço teórico necessário que nos permita compreender a manifestação de uma marca representativa da sociedade regida pelo fenômeno do consumo, suas formas de representação, sua identidade e como a mesma se apresenta em seu espaço de venda.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:56:40Z No. of bitstreams: 5 Stella Hermida 1.pdf: 2617787 bytes, checksum: fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f (MD5) Stella Hermida 2.pdf: 2605041 bytes, checksum: 2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155 (MD5) Stella Hermida 3.pdf: 2806466 bytes, checksum: bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955 (MD5) Stella Hermida 4.pdf: 2949237 bytes, checksum: 75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d (MD5) Stella Hermida 5.pdf: 2409801 bytes, checksum: aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:56:40Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Stella Hermida 1.pdf: 2617787 bytes, checksum: fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f (MD5) Stella Hermida 2.pdf: 2605041 bytes, checksum: 2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155 (MD5) Stella Hermida 3.pdf: 2806466 bytes, checksum: bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955 (MD5) Stella Hermida 4.pdf: 2949237 bytes, checksum: 75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d (MD5) Stella Hermida 5.pdf: 2409801 bytes, checksum: aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258 (MD5) Previous issue date: 2010-09-09application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em DesignUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho IndustrialDesignInterior designBrandConsumption societyDesignDesign de interioresMarcasSociedade de consumoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALO papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALStella Hermida 1.pdfapplication/pdf2617787http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/1/Stella+Hermida+1.pdffb6b8ec1acd0c749d96916f68271198fMD51Stella Hermida 2.pdfapplication/pdf2605041http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/2/Stella+Hermida+2.pdf2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155MD52Stella Hermida 3.pdfapplication/pdf2806466http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/3/Stella+Hermida+3.pdfbfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955MD53Stella Hermida 4.pdfapplication/pdf2949237http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/4/Stella+Hermida+4.pdf75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0dMD54Stella Hermida 5.pdfapplication/pdf2409801http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/5/Stella+Hermida+5.pdfaeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258MD551/90842024-02-27 14:40:25.734oai:www.bdtd.uerj.br:1/9084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:40:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
title |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
spellingShingle |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. Martin, Stella Spagolla Hermida Design Interior design Brand Consumption society Design Design de interiores Marcas Sociedade de consumo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
title_short |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
title_full |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
title_fullStr |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
title_full_unstemmed |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
title_sort |
O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa. |
author |
Martin, Stella Spagolla Hermida |
author_facet |
Martin, Stella Spagolla Hermida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9230527583400338 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Freitas, Sydney Fernandes de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4741084994429007 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Soares, Maria Regina Machado |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6433301090117552 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9609234619954807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martin, Stella Spagolla Hermida |
contributor_str_mv |
Niemeyer, Lucy Carlinda da Rocha de Freitas, Sydney Fernandes de Soares, Maria Regina Machado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design Interior design Brand Consumption society |
topic |
Design Interior design Brand Consumption society Design Design de interiores Marcas Sociedade de consumo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Design de interiores Marcas Sociedade de consumo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
description |
This research intends to deepen the question of communication through built spaces, more specifically in the playful universe of the stores and their brand representation. We aimed to analyse and understand how the branding discourse, representative of the consumer society, is manifested in the constructed object and the environment established for it. We have used theories of Gilles Lipovetsky and Everardo Rocha about consumerism and its representation in modern-contemporary society as well as methods of analysis based on Lucia Santaella Pierce s semiotics theories . Therefore, we have built a theoretical framework that allows us to understand the manifestation of a brand oriented by consumption phenomenon; its forms of representation, identity and also its role in commercial interior spaces. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T19:56:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084 |
identifier_str_mv |
MARTIN, Stella Spagolla Hermida. O papel do design de interiores na comunicação de uma marca: o caso Melissa.. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/1/Stella+Hermida+1.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/2/Stella+Hermida+2.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/3/Stella+Hermida+3.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/4/Stella+Hermida+4.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9084/5/Stella+Hermida+5.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb6b8ec1acd0c749d96916f68271198f 2ab30d6b5db80da3eb626b1cf2bb5155 bfb1f4ec367afdabb44037ea302a9955 75c63b68ae3d28882b13e5686408ee0d aeb86f41be49ec55cad4365aa7b29258 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728641055260672 |