Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Silvana Nunes Fontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130
Resumo: This Master's Dissertation seeks, in a general way, to analyze the strategies and memory lessons built from the farms and their pedagogical potential for History classes, which aim to light the lamp , that is, to awaken a sense of identity. and sensitization regarding the enslaved and their inheritances for the Brazilian social formation. Lighting the lamp is a metaphor for rethinking ways of approaching sensitive memories contained in these scripts. To achieve this goal, we will make a case study on the tourism itinerary proposed by Fazenda Santa Eufrásia and the recommendations of a conduct adjustment agreement, proposed by the Public Prosecution Service, considering the past uses committed there and their tourism purposes. and commercials, and the ways in which the history teacher could appropriate the visitation to the farm in his class, that is, the teacher to author the class to the extent that he can critically evaluate the multiple forms of public dissemination the history of the region, including the extent to which it is possible to light the lamp from the experience of visiting this farm or others in the region. In this sense, we also present a proposal for teacher training and a pedagogical script to be used and adapted by teachers to visit the farms in the Paraíba Fluminense Valley.
id UERJ_9dd30975ba5dd45db2fb3c5ad48b92d5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/12130
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Silva, Daniel Pinhahttp://lattes.cnpq.br/8740068953346337Moraes, Renata Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/7422043520205798Viana, Iamara da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8734218761246193http://lattes.cnpq.br/0038540780517396Moraes, Silvana Nunes Fontes2021-01-06T19:43:48Z2020-01-282019-04-05MORAES, Silvana Nunes Fontes. Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130This Master's Dissertation seeks, in a general way, to analyze the strategies and memory lessons built from the farms and their pedagogical potential for History classes, which aim to light the lamp , that is, to awaken a sense of identity. and sensitization regarding the enslaved and their inheritances for the Brazilian social formation. Lighting the lamp is a metaphor for rethinking ways of approaching sensitive memories contained in these scripts. To achieve this goal, we will make a case study on the tourism itinerary proposed by Fazenda Santa Eufrásia and the recommendations of a conduct adjustment agreement, proposed by the Public Prosecution Service, considering the past uses committed there and their tourism purposes. and commercials, and the ways in which the history teacher could appropriate the visitation to the farm in his class, that is, the teacher to author the class to the extent that he can critically evaluate the multiple forms of public dissemination the history of the region, including the extent to which it is possible to light the lamp from the experience of visiting this farm or others in the region. In this sense, we also present a proposal for teacher training and a pedagogical script to be used and adapted by teachers to visit the farms in the Paraíba Fluminense Valley.A presente Dissertação de Mestrado busca, de maneira geral, analisar as estratégias e seleções de memória construídas a partir das fazendas e seu potencial pedagógico para aulas de História, que visem acender o candeeiro , isto é, despertar um sentimento de identidade e sensibilização em relação aos escravizados e suas heranças para a formação social brasileira. Acender o candeeiro é uma metáfora para repensar formas de abordagem das memórias sensíveis, contidas nesses roteiros. Para alcançar este objetivo, faremos um estudo de caso sobre o roteiro turístico proposto pela Fazenda Santa Eufrásia e as recomendações de um termo de ajustamento de conduta, proposto pelo Ministério Público, tendo em vista os usos do passado empenhados ali e seus fins turísticos e comerciais e os modos pelos quais o professor de história poderia se apropriar da visitação à fazenda em sua aula, ou seja, que o professor se faça autor da aula na medida em que consegue realizar uma avaliação crítica das múltiplas formas de difusão pública da história da região, compreendendo, em que medida é possível acender o candeeiro a partir da experiência da visitação a esta fazenda ou outras na região. Neste sentido, apresentamos também uma proposta de formação de professores e um roteiro pedagógico a ser utilizado e adaptado por professores em visitações as fazendas no Vale do Paraíba Fluminense.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-06T19:43:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Silvana Moraes.pdf: 479566 bytes, checksum: c7068895f054e41fcda9f1d77b3e3d12 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-06T19:43:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Silvana Moraes.pdf: 479566 bytes, checksum: c7068895f054e41fcda9f1d77b3e3d12 (MD5) Previous issue date: 2019-04-05application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresPublic historyParaíba ValleySlaveryMemorieHistória públicaVale do ParaíbaEscravidãoMemóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAAcendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de HistóriaIgniting the lamp: Memories in dispute at a farm in the Paraíba Valley Fluminense and its uses in Teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Silvana Moraes.pdfapplication/pdf479566http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12130/1/Dissertacao+Silvana+Moraes.pdfc7068895f054e41fcda9f1d77b3e3d12MD511/121302024-02-27 15:44:19.603oai:www.bdtd.uerj.br:1/12130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Igniting the lamp: Memories in dispute at a farm in the Paraíba Valley Fluminense and its uses in Teaching
title Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
spellingShingle Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
Moraes, Silvana Nunes Fontes
Public history
Paraíba Valley
Slavery
Memorie
História pública
Vale do Paraíba
Escravidão
Memória
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
title_full Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
title_fullStr Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
title_full_unstemmed Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
title_sort Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História
author Moraes, Silvana Nunes Fontes
author_facet Moraes, Silvana Nunes Fontes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Daniel Pinha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8740068953346337
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moraes, Renata Figueiredo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7422043520205798
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Viana, Iamara da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8734218761246193
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0038540780517396
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Silvana Nunes Fontes
contributor_str_mv Silva, Daniel Pinha
Moraes, Renata Figueiredo
Viana, Iamara da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Public history
Paraíba Valley
Slavery
Memorie
topic Public history
Paraíba Valley
Slavery
Memorie
História pública
Vale do Paraíba
Escravidão
Memória
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.por.fl_str_mv História pública
Vale do Paraíba
Escravidão
Memória
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This Master's Dissertation seeks, in a general way, to analyze the strategies and memory lessons built from the farms and their pedagogical potential for History classes, which aim to light the lamp , that is, to awaken a sense of identity. and sensitization regarding the enslaved and their inheritances for the Brazilian social formation. Lighting the lamp is a metaphor for rethinking ways of approaching sensitive memories contained in these scripts. To achieve this goal, we will make a case study on the tourism itinerary proposed by Fazenda Santa Eufrásia and the recommendations of a conduct adjustment agreement, proposed by the Public Prosecution Service, considering the past uses committed there and their tourism purposes. and commercials, and the ways in which the history teacher could appropriate the visitation to the farm in his class, that is, the teacher to author the class to the extent that he can critically evaluate the multiple forms of public dissemination the history of the region, including the extent to which it is possible to light the lamp from the experience of visiting this farm or others in the region. In this sense, we also present a proposal for teacher training and a pedagogical script to be used and adapted by teachers to visit the farms in the Paraíba Fluminense Valley.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-05
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T19:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Silvana Nunes Fontes. Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130
identifier_str_mv MORAES, Silvana Nunes Fontes. Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/12130/1/Dissertacao+Silvana+Moraes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7068895f054e41fcda9f1d77b3e3d12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728663664656384