Por um ensino produtivo da coesão textual: uma análise em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20679 |
Resumo: | A coesão textual é um assunto de muita relevância para os processos de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa. Frequentemente, estudiosos investigam como os alunos da Educação Básica utilizam os recursos coesivos na construção de seus textos. No entanto, pesquisas que se empenham na análise da abordagem da coesão textual em livros didáticos destinados à escola básica são em menor quantidade. Diante dessa constatação, vale destacar a necessidade desse tipo de estudo, principalmente, para se observar que tipo de conteúdo sobre a coesão textual está vinculado aos livros didáticos. Desse modo, o principal objetivo da pesquisa em questão é analisar como três livros didáticos da 3ª série do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018, orientam o ensino da coesão textual. Além disso, pretende-se identificar se existe estreita relação entre o exposto nas atividades dos livros didáticos e as perspectivas teóricas que tratam do assunto, sob o viés da Linguística Textual, a saber: Koch (2018), Antunes (2005), Fávero (2006), Cavalcante (2003) e Tedesco e Santos (2019). Para tanto, do ponto de vista metodológico determinam-se duas etapas de análise do corpus escolhido, a saber: a primeira consiste na seleção de algumas palavras que aludem àquelas perspectivas teóricas, a fim de identificá-las e analisá-las; a segunda consiste na criação de um roteiro composto por perguntas que também orientam a análise da coesão no corpus selecionado. Com base no estudo realizado, é possível afirmar que, embora os três livros didáticos trabalhem com a noção de coesão textual, e ofereçam atividades que visem ao uso de recursos coesivos, a abordagem desse conteúdo se manifesta, majoritariamente, de forma descontextualizada, pautada, muitas vezes, na identificação e na classificação das conjunções do período composto. Portanto, de modo geral, é necessário que os livros didáticos invistam em abordagens mais produtivas ao ensino da coesão textual, para isso, podem disponibilizar mais atividades contextualizadas, fundamentas na produção de texto, favorecer a análise da coesão em gêneros com relações mais complexas, e expandir a noção de referência para além da articulação estrutural |
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Por um ensino produtivo da coesão textual: uma análise em livros didáticosFor a productive teaching of textual cohesion: an analysis in textbooksTextbookTextual linguisticsTextual cohesionLivro didáticoLinguística textualCoesão textualLíngua portuguesa – Estudo e ensinoLivros didáticosLinguísticaCoesão (Linguística)LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA coesão textual é um assunto de muita relevância para os processos de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa. Frequentemente, estudiosos investigam como os alunos da Educação Básica utilizam os recursos coesivos na construção de seus textos. No entanto, pesquisas que se empenham na análise da abordagem da coesão textual em livros didáticos destinados à escola básica são em menor quantidade. Diante dessa constatação, vale destacar a necessidade desse tipo de estudo, principalmente, para se observar que tipo de conteúdo sobre a coesão textual está vinculado aos livros didáticos. Desse modo, o principal objetivo da pesquisa em questão é analisar como três livros didáticos da 3ª série do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018, orientam o ensino da coesão textual. Além disso, pretende-se identificar se existe estreita relação entre o exposto nas atividades dos livros didáticos e as perspectivas teóricas que tratam do assunto, sob o viés da Linguística Textual, a saber: Koch (2018), Antunes (2005), Fávero (2006), Cavalcante (2003) e Tedesco e Santos (2019). Para tanto, do ponto de vista metodológico determinam-se duas etapas de análise do corpus escolhido, a saber: a primeira consiste na seleção de algumas palavras que aludem àquelas perspectivas teóricas, a fim de identificá-las e analisá-las; a segunda consiste na criação de um roteiro composto por perguntas que também orientam a análise da coesão no corpus selecionado. Com base no estudo realizado, é possível afirmar que, embora os três livros didáticos trabalhem com a noção de coesão textual, e ofereçam atividades que visem ao uso de recursos coesivos, a abordagem desse conteúdo se manifesta, majoritariamente, de forma descontextualizada, pautada, muitas vezes, na identificação e na classificação das conjunções do período composto. Portanto, de modo geral, é necessário que os livros didáticos invistam em abordagens mais produtivas ao ensino da coesão textual, para isso, podem disponibilizar mais atividades contextualizadas, fundamentas na produção de texto, favorecer a análise da coesão em gêneros com relações mais complexas, e expandir a noção de referência para além da articulação estruturalTextual cohesion is a subject of great relevance for the teaching and learning processes of the Portuguese language. Scholars often investigate how Basic Education students use cohesive resources in the construction of their texts. However, researches that are engaged in the analysis of the approach of textual cohesion in textbooks destined to basic school are in smaller quantity. Given this finding, it is worth highlighting the need for this type of study, mainly to observe what type of content on textual cohesion is linked to textbooks. Thus, the main objective of the research in question is to analyze how three textbooks of the 3rd year of high school, approved by the PNLD 2018, guide the teaching of textual cohesion. In addition, it is intended to identify whether there is a close relationship between what is exposed in the activities of textbooks and the theoretical perspectives that deal with the subject, under the bias of Textual Linguistics, namely: Koch (2018), Antunes (2005), Fávero (2006), Cavalcante (2003) and Tedesco and Santos (2019). Therefore, from the methodological point of view, two stages of analysis of the chosen corpus are determined, namely: the first consists of selecting some words that allude to those theoretical perspectives, in order to identify and analyze them; the second consists of creating a script composed of questions that also guide the analysis of cohesion in the selected corpus. Based on the study carried out, it is possible to state that, although the three textbooks work with the notion of textual cohesion, and offer activities that aim at the use of cohesive resources, the approach to this content manifests itself, mostly, in a decontextualized, guided, many times, in the identification and classification of conjunctions of the compound sentence. Therefore, in general, it is necessary that textbooks invest in more productive approaches to teaching textual cohesion, for this, they can provide more contextualized activities, fundamental in text production, favor the analysis of cohesion in genres with more complex relationships, and expand the notion of reference beyond structural articulationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasAbreu, Maria Teresa Tedesco Vilardohttp://lattes.cnpq.br/0395940520777127Araújo, Lúcia Deborah Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/9608748081362707Santos, Denise Salimhttp://lattes.cnpq.br/4211922708751904Meira, Maria Eduarda do Nascimento2023-11-23T20:00:13Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRA, Maria Eduarda do Nascimento. Por um ensino produtivo da coesão textual: uma análise em livros didáticos. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:15:48Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:15:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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A coesão textual é um assunto de muita relevância para os processos de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa. Frequentemente, estudiosos investigam como os alunos da Educação Básica utilizam os recursos coesivos na construção de seus textos. No entanto, pesquisas que se empenham na análise da abordagem da coesão textual em livros didáticos destinados à escola básica são em menor quantidade. Diante dessa constatação, vale destacar a necessidade desse tipo de estudo, principalmente, para se observar que tipo de conteúdo sobre a coesão textual está vinculado aos livros didáticos. Desse modo, o principal objetivo da pesquisa em questão é analisar como três livros didáticos da 3ª série do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018, orientam o ensino da coesão textual. Além disso, pretende-se identificar se existe estreita relação entre o exposto nas atividades dos livros didáticos e as perspectivas teóricas que tratam do assunto, sob o viés da Linguística Textual, a saber: Koch (2018), Antunes (2005), Fávero (2006), Cavalcante (2003) e Tedesco e Santos (2019). Para tanto, do ponto de vista metodológico determinam-se duas etapas de análise do corpus escolhido, a saber: a primeira consiste na seleção de algumas palavras que aludem àquelas perspectivas teóricas, a fim de identificá-las e analisá-las; a segunda consiste na criação de um roteiro composto por perguntas que também orientam a análise da coesão no corpus selecionado. Com base no estudo realizado, é possível afirmar que, embora os três livros didáticos trabalhem com a noção de coesão textual, e ofereçam atividades que visem ao uso de recursos coesivos, a abordagem desse conteúdo se manifesta, majoritariamente, de forma descontextualizada, pautada, muitas vezes, na identificação e na classificação das conjunções do período composto. Portanto, de modo geral, é necessário que os livros didáticos invistam em abordagens mais produtivas ao ensino da coesão textual, para isso, podem disponibilizar mais atividades contextualizadas, fundamentas na produção de texto, favorecer a análise da coesão em gêneros com relações mais complexas, e expandir a noção de referência para além da articulação estrutural |
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