De pé como homem...: a construção da masculinidade na Frente Negra Brasileira e no Teatro Experimental do Negro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17986 |
Resumo: | A presente tese se insere nos campos de estudo de homens e masculinidades e relações raciais, tendo como fio condutor entre os dois campos, as noções de masculinidade dos homens negros. Procuramos compreender como essas masculinidades se constituíram discursivamente nos periódicos A Voz da Raça, da Frente Negra Brasileira, e no Quilombo, do Teatro Experimental do Negro. Ambos os movimentos sociais negros foram importantes do início do século XX, o primeiro em São Paulo e o segundo no Rio de Janeiro. Nesse sentido, compomos a seguinte pergunta de pesquisa: Como as noções de masculinidade foram elaboradas no A Voz da Raça e no Quilombo? Nossa hipótese é a de que a masculinidade seria usada como uma estratégia potencializadora do discurso antirracista e, em última instância, humanizadora dos homens negros ao utilizar um repertório discursivo com a intenção de afastá-los dos significados animalizantes atribuídos a eles, colocando-os como líderes e modelos a serem seguidos por mulheres e homens negros, e admirados por mulheres e homens brancos. No entanto, essa sinergia discursiva não se apresentaria da mesma forma nos periódicos. Ao que tudo indica, ocorreria determinadas gradações onde a masculinidade mobilizada no A Voz da Raça adotaria traços entendidos como mais viris, atrelados aos valores militares, patrióticos e de retidão moral, enquanto no Quilombo haveria um maior alinhamento com elementos de refinamento, excelência intelectual e liderança política. Nosso objetivo geral, portanto, é examinar a pertinência e os sentidos dados à masculinidade e à virilidade nos periódicos trabalhados e no seu uso para determinados fins. |
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De pé como homem...: a construção da masculinidade na Frente Negra Brasileira e no Teatro Experimental do NegroStanding as a man...: the construction of masculinity in the Brazilian Black Front and in the Black Experimental TheaterMasculinityVirilityBlack manSocial movementsFrente Negra BrasileiraTeatro Experimental do NegroMasculinidadeVirilidadeHomem negroMovimentos sociaisFrente Negra BrasileiraTeatro Experimental do NegroCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAA presente tese se insere nos campos de estudo de homens e masculinidades e relações raciais, tendo como fio condutor entre os dois campos, as noções de masculinidade dos homens negros. Procuramos compreender como essas masculinidades se constituíram discursivamente nos periódicos A Voz da Raça, da Frente Negra Brasileira, e no Quilombo, do Teatro Experimental do Negro. Ambos os movimentos sociais negros foram importantes do início do século XX, o primeiro em São Paulo e o segundo no Rio de Janeiro. Nesse sentido, compomos a seguinte pergunta de pesquisa: Como as noções de masculinidade foram elaboradas no A Voz da Raça e no Quilombo? Nossa hipótese é a de que a masculinidade seria usada como uma estratégia potencializadora do discurso antirracista e, em última instância, humanizadora dos homens negros ao utilizar um repertório discursivo com a intenção de afastá-los dos significados animalizantes atribuídos a eles, colocando-os como líderes e modelos a serem seguidos por mulheres e homens negros, e admirados por mulheres e homens brancos. No entanto, essa sinergia discursiva não se apresentaria da mesma forma nos periódicos. Ao que tudo indica, ocorreria determinadas gradações onde a masculinidade mobilizada no A Voz da Raça adotaria traços entendidos como mais viris, atrelados aos valores militares, patrióticos e de retidão moral, enquanto no Quilombo haveria um maior alinhamento com elementos de refinamento, excelência intelectual e liderança política. Nosso objetivo geral, portanto, é examinar a pertinência e os sentidos dados à masculinidade e à virilidade nos periódicos trabalhados e no seu uso para determinados fins.This thesis is inserted in the fields of study of men and masculinities and racial relations, having as a guideline between the two fields, the notions of masculinity of black men. We seek to understand how these masculinities were constituted discursively in the periodicals A Voz da Raça, from Frente Negra Brasileira, and in Quilombo, from Teatro Experimental do Negro. Both black social movements were important in the early 20th century, the first in São Paulo and the second in Rio de Janeiro. In this sense, we composed the following research question: How were the notions of masculinity elaborated in A Voz da Raça and Quilombo? Our hypothesis is that masculinity would be used as a strategy that enhances the anti-racist discourse and, ultimately, humanizes black men by using a discursive repertoire with the intention of moving them away from the animalizing meanings attributed to them, placing them as leaders and role models to be followed by black women and men, and admired by white men and women. However, this discursive synergy would not present itself in the same way in journals. Apparently, there would be certain gradations where the masculinity mobilized in A Voz da Raça would adopt traits understood as more virile, linked to military, patriotic and moral rectitude values, while in Quilombo there would be greater alignment with elements of refinement, intellectual excellence and political leadership. Our general objective, therefore, is to examine the relevance and meanings given to masculinity and virility in the periodicals worked on and in their use for certain purposes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e PolíticosBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em SociologiaCampos, Luiz Augusto de Souza Carneiro dehttp://lattes.cnpq.br/7225759728395382Szwako, José Eduardo Leonhttp://lattes.cnpq.br/4951620543771934Tavares, Julio Cesar de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4962721038934943Moutinho, Laurahttp://lattes.cnpq.br/9156992025883151Faustino, Deivison Mendes30098512862http://lattes.cnpq.br/1381425552378145Souza, Henrique Restier da Costa2022-07-04T20:36:57Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Henrique Restier da Costa. De pé como homem...: a construção da masculinidade na Frente Negra Brasileira e no Teatro Experimental do Negro. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:37:45Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:37:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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