O Comandante Amaral Peixoto e a política educacional fluminense. Dos anos 1930 aos anos 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Márcia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10385
Resumo: A presente tese busca analisar as políticas educacionais desenvolvidas durante o período de 1937 à 1945 e 1951 a 1954, período em o antigo estado do Rio de Janeiro esteve governado pelo Comandante Ernani do Amaral Peixoto, que foi interventor federal durante todo o período do Estado Novo e depois retornou ao governo do estado como governador eleito. Este longo período a frente do estado do Rio de Janeiro proporcionou o desenvolvimento de uma política educacional continuada.Para compreender a dimensão das suas ações em relação à política educacional torna-se imprescindível analisar a figura do Comandante Amaral Peixoto, a sua participação na política fluminense, a biografia e as redes de sociabilidade construídas por ele. Este estudo importa em refletir sobre suas escolhas e investimentos na área da educação, além de buscar entender que influências sofreu para implantar as medidas que politicamente fez valer no estado, principalmente no âmbito da educação. Investigo a política educacional desenvolvida no período citado frisando especialmente a política desenvolvida para a escola do trabalho, as escolas superiores, a educação especial, a educação de adultos, a educação rural (escolas típicas rurais e praianas) e a educação física, abordando ainda o desenvolvimento da cultura nas ações relacionadas às missões culturais fluminenses, ao cinema educativo e museus que estavam ligados a educação nesta época, evidencio também a questão pedagógica através da analise da verificação de rendimentos e dos programas escolares desenvolvidos pelo departamento de educação. O papel do professor fluminense no desenvolvimento das políticas educacionais foi discutido a partir da formação de professores e do papel do estado do Rio como referência modernizadora na educação, traçando o perfil do professor fluminense nas décadas de 1930, 1940 e 1950, examinando a formação inicial destes professores, a formação continuada que era oferecida a eles e as correntes pedagógicas que influenciaram este professor na sua formação
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Dos anos 1930 aos anos 1950The Commander Amaral Peixoto and education policy fluminense:1930s, 1940s and 1950sThe Commander Amaral Peixoto and education policy fluminense:1930s, 1940s and 1950sErnani do Amaral PeixotoEducation Policy FluminenseFluminense Teacher1930s,1940s and 1950sErnani do Amaral PeixotoPolítica Educacional FluminenseProfessor FluminenseDécadas de 1930, 1940 e 1950Peixoto, Amaral, 1905-1989Educação Rio de JaneiroEducação e EstadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente tese busca analisar as políticas educacionais desenvolvidas durante o período de 1937 à 1945 e 1951 a 1954, período em o antigo estado do Rio de Janeiro esteve governado pelo Comandante Ernani do Amaral Peixoto, que foi interventor federal durante todo o período do Estado Novo e depois retornou ao governo do estado como governador eleito. Este longo período a frente do estado do Rio de Janeiro proporcionou o desenvolvimento de uma política educacional continuada.Para compreender a dimensão das suas ações em relação à política educacional torna-se imprescindível analisar a figura do Comandante Amaral Peixoto, a sua participação na política fluminense, a biografia e as redes de sociabilidade construídas por ele. Este estudo importa em refletir sobre suas escolhas e investimentos na área da educação, além de buscar entender que influências sofreu para implantar as medidas que politicamente fez valer no estado, principalmente no âmbito da educação. Investigo a política educacional desenvolvida no período citado frisando especialmente a política desenvolvida para a escola do trabalho, as escolas superiores, a educação especial, a educação de adultos, a educação rural (escolas típicas rurais e praianas) e a educação física, abordando ainda o desenvolvimento da cultura nas ações relacionadas às missões culturais fluminenses, ao cinema educativo e museus que estavam ligados a educação nesta época, evidencio também a questão pedagógica através da analise da verificação de rendimentos e dos programas escolares desenvolvidos pelo departamento de educação. O papel do professor fluminense no desenvolvimento das políticas educacionais foi discutido a partir da formação de professores e do papel do estado do Rio como referência modernizadora na educação, traçando o perfil do professor fluminense nas décadas de 1930, 1940 e 1950, examinando a formação inicial destes professores, a formação continuada que era oferecida a eles e as correntes pedagógicas que influenciaram este professor na sua formaçãoThis thesis aims to analyze educational policies developed during the period from 1937 to 1945 and from 1951 to 1954. In this period the former Rio de Janeiro State was ruled by Commander Ernani do Amaral Peixoto. The Commander was a federal intervenor during the New State, and later was elected as Rio de Janeiro State governor. This long period ahead of the Rio de Janeiro state allowed a continuing education policy. Tounder stand the magnitude of their actions subject becomes essential to analyze the Commander Amaral Peixoto, their participation in the state politics, biography and social networks. This study discuss his choices and investments in education, and seek tounder stand the influences suffered by the Comander to take his politics measures, especially related to education. At this thesis is investigate the educational policy developed in them entioned period, stressing the policy developed especially for: Professional school, higher education, special education, adult education, rural education (rural and beach-typical schools) and physical education. Still addressing the development of activities related to cultural missions, the educational the ater and museums that were linked to education at this time. Pedagogical question was also discussed through ananalysis of in come and verification of educational programs developed by the education department. The role of the Fluminense teacher in educational policies development was discussed taken as parameters: the teacher training and the role of Rio de Janeiro state as reference in the modernizing education process, tracing the profile of the Fluminense teacher in the 1930s, 1940s and 1950s. Also examining the initial teachers training, continuing education and pedagogical currents that influenced the teacher in their training processUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFaria, Lia Ciomar Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/2897590944180460Santos, Edna Maria doshttp://lattes.cnpq.br/5995519733929075Mignot, Ana Chrystina Venanciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727036E5Ferreira, Marieta de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/5082227179819700Mendonça, Ana Waleska Pollo Camposhttp://lattes.cnpq.br/6792773314323108Quaresma, Márcia da Silva2021-01-05T21:45:07Z2015-03-272014-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:50Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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