Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Vinícius David de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8937
Resumo: The objective of this research is, starting from a study about different authors' perspectives on the concept of playability, to propose a definition of the term through theories of communication. The word playability is frequently used in specialized newspaper articles, scientific papers and the conversations of videogame players, having been cast upon it a false impression of conceptual clarity. By way of a bibliographical revision, many authors' main proposals for the concept of playability have been analyzed, without reaching a consensus. Besides the analysis of the literature related to playability, gameplay videos and direct experimentation of certain games were key to composing the body of this research. At last, through the theoretical relationship between the concepts of agency, interface and interaction, this research defines playability under three different interest groups: the player's control, the design and the gaming experience. With this, this research intends to help the comprehension and usage of the term in future academic papers of the communication field related to the study of electronic games
id UERJ_c48a50e42b8033600b301087ecba58c5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8937
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins dehttp://lattes.cnpq.br/1150082707390234Gonçalves, Márcio Souzahttp://lattes.cnpq.br/1967472505243429Pinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704http://lattes.cnpq.br/2101556367881247Mello, Vinícius David de Lima2021-01-05T19:48:38Z2014-04-282013-03-27MELLO, Vinícius David de Lima. Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8937The objective of this research is, starting from a study about different authors' perspectives on the concept of playability, to propose a definition of the term through theories of communication. The word playability is frequently used in specialized newspaper articles, scientific papers and the conversations of videogame players, having been cast upon it a false impression of conceptual clarity. By way of a bibliographical revision, many authors' main proposals for the concept of playability have been analyzed, without reaching a consensus. Besides the analysis of the literature related to playability, gameplay videos and direct experimentation of certain games were key to composing the body of this research. At last, through the theoretical relationship between the concepts of agency, interface and interaction, this research defines playability under three different interest groups: the player's control, the design and the gaming experience. With this, this research intends to help the comprehension and usage of the term in future academic papers of the communication field related to the study of electronic gamesO objetivo desta pesquisa é, a partir do estudo sobre as abordagens de diversos autores para o conceito de jogabilidade, propor uma definição do termo por meio de teorias de comunicação. A palavra jogabilidade é frequentemente utilizada em matérias jornalísticas especializadas, trabalhos científicos e conversas de jogadores de videogame, tendo sido criada sobre ela uma falsa impressão de clareza conceitual. Por meio de uma revisão bibliográfica foram analisadas as principais propostas de autores para o conceito de jogabilidade, sem que houvesse unanimidade sobre ele. Além da análise da literatura relacionada à jogabilidade,foram também utilizados vídeos de gameplay e experimentação direta de alguns jogos que compuseram o corpus desta pesquisa. Por fim, através da relação teórica entre os conceitos de agência, interface e interação, esta pesquisa define a jogabilidade sob três grupos de interesse: o controle do jogador, o design e a experiência de jogar. Com isso, a pesquisa pretende auxiliar a compreensão e utilização do termo em futuros trabalhos acadêmicos da área de comunicação relacionada com o estudo dos jogos eletrônicos.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:48:37Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Vinicius Mello_NORMALIZADA Bdtd.pdf: 2129877 bytes, checksum: 9533938f3557fa3640c71d1d548ff7c0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Vinicius Mello_NORMALIZADA Bdtd.pdf: 2129877 bytes, checksum: 9533938f3557fa3640c71d1d548ff7c0 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialPlayabilityVideogameComunicationAgencyInterfaceInteractionGamestudiesGamesVídeogamesJogosJogabilidadeAgênciaInterfaceInteraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOHistórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogamesHistory and discussion of the concept of gameplay in videogamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Vinicius Mello_NORMALIZADA Bdtd.pdfapplication/pdf2129877http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8937/1/Dissert_Vinicius+Mello_NORMALIZADA+Bdtd.pdf9533938f3557fa3640c71d1d548ff7c0MD511/89372024-02-26 16:49:19.4oai:www.bdtd.uerj.br:1/8937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv History and discussion of the concept of gameplay in videogames
title Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
spellingShingle Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
Mello, Vinícius David de Lima
Playability
Videogame
Comunication
Agency
Interface
Interaction
Gamestudies
Games
Vídeogames
Jogos
Jogabilidade
Agência
Interface
Interação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
title_full Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
title_fullStr Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
title_full_unstemmed Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
title_sort Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames
author Mello, Vinícius David de Lima
author_facet Mello, Vinícius David de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1150082707390234
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Márcio Souza
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1967472505243429
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinheiro, Marta de Araújo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9021048263321704
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2101556367881247
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Vinícius David de Lima
contributor_str_mv Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Gonçalves, Márcio Souza
Pinheiro, Marta de Araújo
dc.subject.eng.fl_str_mv Playability
Videogame
Comunication
Agency
Interface
Interaction
Gamestudies
Games
topic Playability
Videogame
Comunication
Agency
Interface
Interaction
Gamestudies
Games
Vídeogames
Jogos
Jogabilidade
Agência
Interface
Interação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeogames
Jogos
Jogabilidade
Agência
Interface
Interação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The objective of this research is, starting from a study about different authors' perspectives on the concept of playability, to propose a definition of the term through theories of communication. The word playability is frequently used in specialized newspaper articles, scientific papers and the conversations of videogame players, having been cast upon it a false impression of conceptual clarity. By way of a bibliographical revision, many authors' main proposals for the concept of playability have been analyzed, without reaching a consensus. Besides the analysis of the literature related to playability, gameplay videos and direct experimentation of certain games were key to composing the body of this research. At last, through the theoretical relationship between the concepts of agency, interface and interaction, this research defines playability under three different interest groups: the player's control, the design and the gaming experience. With this, this research intends to help the comprehension and usage of the term in future academic papers of the communication field related to the study of electronic games
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-27
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:48:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Vinícius David de Lima. Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8937
identifier_str_mv MELLO, Vinícius David de Lima. Histórico e discussão do conceito de jogabilidade em videogames. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8937/1/Dissert_Vinicius+Mello_NORMALIZADA+Bdtd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9533938f3557fa3640c71d1d548ff7c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728639885049856