Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luciana Barbosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6548
Resumo: This dissertation analyses the rhetorical processes in two moralities of Gil Vicente Auto da Alma and Auto da Feira. It has the goal to verify how the speeches of the characters associated with the structure of the autos were built with the aim to promote the moral and religious building, having as theoretical grounds the rhetoric and theological foundation of Santo Agostinho. Thus, analyzes the persuasive character of the moralities in medievals sermons, searching for eventuals analogies that could exist between them. One fair where sells virtues and vices, and a soul between the requests of an angel and a devil. These situations show themselves advantageous to rhetorical practice, where will be successful who better take use of the power of word persuation. Thus, becomes recurrent the approximation of the rhetoric practice and the moralities of Gil Vicente, because the essential character of the rhetoric in the transmission of a doctrine, provide means to identify in the autos chosen what is susceptible to persuade
id UERJ_ccc40f6486390def1a7afe749f7cefad
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6548
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Maleval, Maria do Amparo Tavareshttp://lattes.cnpq.br/9976056269310975Brito, Iremar Maciel dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721211D1&idiomaExibicao=1Muniz, Marcio Ricardo Coelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773676E5&idiomaExibicao=1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258700U0&idiomaExibicao=1Reis, Luciana Barbosa2021-01-05T15:08:43Z2008-07-042008-03-31REIS, Luciana Barbosa. Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6548This dissertation analyses the rhetorical processes in two moralities of Gil Vicente Auto da Alma and Auto da Feira. It has the goal to verify how the speeches of the characters associated with the structure of the autos were built with the aim to promote the moral and religious building, having as theoretical grounds the rhetoric and theological foundation of Santo Agostinho. Thus, analyzes the persuasive character of the moralities in medievals sermons, searching for eventuals analogies that could exist between them. One fair where sells virtues and vices, and a soul between the requests of an angel and a devil. These situations show themselves advantageous to rhetorical practice, where will be successful who better take use of the power of word persuation. Thus, becomes recurrent the approximation of the rhetoric practice and the moralities of Gil Vicente, because the essential character of the rhetoric in the transmission of a doctrine, provide means to identify in the autos chosen what is susceptible to persuadeEsta dissertação analisa os processos retóricos presentes em duas moralidades de Gil Vicente Auto da Alma e Auto da Feira. Objetiva verificar como os discursos dos personagens associados à estrutura dos autos foram construídos com a finalidade de promover a edificação moral e religiosa, tendo como base teórica a retórica e a fundamentação teológica de Santo Agostinho. Para tanto, analisa o caráter persuasivo das moralidades e dos sermões medievais, buscando por eventuais analogias que possam haver entre eles. Uma feira onde se vendem virtudes e vícios e a alma entre as solicitudes do anjo e do diabo se mostram situações profícuas para a prática retórica, onde será bem sucedido quem melhor se aproveitar do poder de convencimento pela palavra. Desse modo, se torna recorrente a aproximação da prática retórica e as moralidades vicentinas, pois o caráter imprescindível da retórica na transmissão de uma doutrina fornecerá meios de identificar nos autos escolhidos o que é suscetível de persuadirSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:08:43Z No. of bitstreams: 1 Luciana Reis_dissertacao.pdf: 1740115 bytes, checksum: c0b00aaf9775fddf35a446d268abdaa1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Reis_dissertacao.pdf: 1740115 bytes, checksum: c0b00aaf9775fddf35a446d268abdaa1 (MD5) Previous issue date: 2008-03-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasReligionRhetoricTeatro vicentinoReligiãoRetóricaVicente, Gil, 1465-1536. Auto da AlmaVicente, Gil, 1465-1536. Auto da FeiraReligião e literaturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICASOs mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil VicenteThe rhetorical processes in the Autos da Alma and Autos da Feira of Gil Vicenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLuciana Reis_dissertacao.pdfapplication/pdf1740115http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6548/1/Luciana+Reis_dissertacao.pdfc0b00aaf9775fddf35a446d268abdaa1MD511/65482024-02-27 16:16:24.449oai:www.bdtd.uerj.br:1/6548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The rhetorical processes in the Autos da Alma and Autos da Feira of Gil Vicente
title Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
spellingShingle Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
Reis, Luciana Barbosa
Religion
Rhetoric
Teatro vicentino
Religião
Retórica
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Alma
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Feira
Religião e literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
title_short Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
title_full Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
title_fullStr Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
title_full_unstemmed Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
title_sort Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
author Reis, Luciana Barbosa
author_facet Reis, Luciana Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maleval, Maria do Amparo Tavares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9976056269310975
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Iremar Maciel de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721211D1&idiomaExibicao=1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Muniz, Marcio Ricardo Coelho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773676E5&idiomaExibicao=1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258700U0&idiomaExibicao=1
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Luciana Barbosa
contributor_str_mv Maleval, Maria do Amparo Tavares
Brito, Iremar Maciel de
Muniz, Marcio Ricardo Coelho
dc.subject.eng.fl_str_mv Religion
Rhetoric
topic Religion
Rhetoric
Teatro vicentino
Religião
Retórica
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Alma
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Feira
Religião e literatura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro vicentino
Religião
Retórica
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Alma
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Feira
Religião e literatura
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
description This dissertation analyses the rhetorical processes in two moralities of Gil Vicente Auto da Alma and Auto da Feira. It has the goal to verify how the speeches of the characters associated with the structure of the autos were built with the aim to promote the moral and religious building, having as theoretical grounds the rhetoric and theological foundation of Santo Agostinho. Thus, analyzes the persuasive character of the moralities in medievals sermons, searching for eventuals analogies that could exist between them. One fair where sells virtues and vices, and a soul between the requests of an angel and a devil. These situations show themselves advantageous to rhetorical practice, where will be successful who better take use of the power of word persuation. Thus, becomes recurrent the approximation of the rhetoric practice and the moralities of Gil Vicente, because the essential character of the rhetoric in the transmission of a doctrine, provide means to identify in the autos chosen what is susceptible to persuade
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Luciana Barbosa. Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6548
identifier_str_mv REIS, Luciana Barbosa. Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6548/1/Luciana+Reis_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0b00aaf9775fddf35a446d268abdaa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728621287505920