Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312 |
Resumo: | Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation. |
id |
UERJ_d4d778fd3277a2a97205041242dfdf27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10312 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325Azevedo, Nyrma Souza Nunes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B753781Fortuna, Maria Lúcia Abranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P068262Bazílio, Luiz Cavalierihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B377359http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C250104Couto, Inalda Alice Pimentel do2021-01-05T21:43:37Z2006-08-252005-05-30COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation.Partindo da discussão do conceito de ideologia em Marx e do debate sobre a construção da subjetividade, oriundo da Psicologia Sócio-Histórica, esta pesquisa buscou demonstrar o quanto os futuros professores trazem marcas subjetivas forjadas pela estrutura político-ideológica vigente em nossa sociedade. Debate-se, também, quais marcas permanecem e quais foram modificadas / atualizadas, bem como as chamadas resistências aos ditames de cada época, levando-se em consideração o pensamento político que alicerçou as reformas curriculares da formação de professores nos anos quarenta e na atualidade. Finalizando, o estudo discute a importância do Curso de Formação de Professores em nível de Ensino Superior na manutenção / transformação das concepções sobre o papel do professor e a escolha desta profissão, demonstrando a necessidade de se politizar o processo, com vistas à construção de uma outra educação, onde se possa, cada vez mais, dignificar o sujeito em todas as suas dimensões e o professor enquanto participe desta transformação.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:43:37Z No. of bitstreams: 1 COUTO Inalda.pdf: 2864023 bytes, checksum: 8a4306b615358a0ce06495575fb97d32 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COUTO Inalda.pdf: 2864023 bytes, checksum: 8a4306b615358a0ce06495575fb97d32 (MD5) Previous issue date: 2005-05-30application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoEducationIdeologySubjectivityTrainning of teacherseducaçãoideologiasubjetividadeformação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMarcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistênciasIdeological signs: ideograms tattooing in subjectivity and the education in higher level of teachers in initial series of the lementary level: continuance, up-to-dating and opposition.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALCOUTO Inalda.pdfapplication/pdf2864023http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10312/1/COUTO+Inalda.pdf8a4306b615358a0ce06495575fb97d32MD511/103122024-02-27 12:43:45.433oai:www.bdtd.uerj.br:1/10312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Ideological signs: ideograms tattooing in subjectivity and the education in higher level of teachers in initial series of the lementary level: continuance, up-to-dating and opposition. |
title |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
spellingShingle |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências Couto, Inalda Alice Pimentel do Education Ideology Subjectivity Trainning of teachers educação ideologia subjetividade formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
title_full |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
title_fullStr |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
title_full_unstemmed |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
title_sort |
Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências |
author |
Couto, Inalda Alice Pimentel do |
author_facet |
Couto, Inalda Alice Pimentel do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Azevedo, Nyrma Souza Nunes de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B753781 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fortuna, Maria Lúcia Abrantes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P068262 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Bazílio, Luiz Cavalieri |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B377359 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C250104 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Inalda Alice Pimentel do |
contributor_str_mv |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin Azevedo, Nyrma Souza Nunes de Fortuna, Maria Lúcia Abrantes Bazílio, Luiz Cavalieri |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Ideology Subjectivity Trainning of teachers |
topic |
Education Ideology Subjectivity Trainning of teachers educação ideologia subjetividade formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ideologia subjetividade formação de professores |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:43:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312 |
identifier_str_mv |
COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10312/1/COUTO+Inalda.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4306b615358a0ce06495575fb97d32 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352298534436864 |