Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Inalda Alice Pimentel do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312
Resumo: Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation.
id UERJ_d4d778fd3277a2a97205041242dfdf27
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10312
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325Azevedo, Nyrma Souza Nunes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B753781Fortuna, Maria Lúcia Abranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P068262Bazílio, Luiz Cavalierihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B377359http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C250104Couto, Inalda Alice Pimentel do2021-01-05T21:43:37Z2006-08-252005-05-30COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation.Partindo da discussão do conceito de ideologia em Marx e do debate sobre a construção da subjetividade, oriundo da Psicologia Sócio-Histórica, esta pesquisa buscou demonstrar o quanto os futuros professores trazem marcas subjetivas forjadas pela estrutura político-ideológica vigente em nossa sociedade. Debate-se, também, quais marcas permanecem e quais foram modificadas / atualizadas, bem como as chamadas resistências aos ditames de cada época, levando-se em consideração o pensamento político que alicerçou as reformas curriculares da formação de professores nos anos quarenta e na atualidade. Finalizando, o estudo discute a importância do Curso de Formação de Professores em nível de Ensino Superior na manutenção / transformação das concepções sobre o papel do professor e a escolha desta profissão, demonstrando a necessidade de se politizar o processo, com vistas à construção de uma outra educação, onde se possa, cada vez mais, dignificar o sujeito em todas as suas dimensões e o professor enquanto participe desta transformação.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:43:37Z No. of bitstreams: 1 COUTO Inalda.pdf: 2864023 bytes, checksum: 8a4306b615358a0ce06495575fb97d32 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COUTO Inalda.pdf: 2864023 bytes, checksum: 8a4306b615358a0ce06495575fb97d32 (MD5) Previous issue date: 2005-05-30application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoEducationIdeologySubjectivityTrainning of teacherseducaçãoideologiasubjetividadeformação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMarcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistênciasIdeological signs: ideograms tattooing in subjectivity and the education in higher level of teachers in initial series of the lementary level: continuance, up-to-dating and opposition.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALCOUTO Inalda.pdfapplication/pdf2864023http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10312/1/COUTO+Inalda.pdf8a4306b615358a0ce06495575fb97d32MD511/103122024-02-27 12:43:45.433oai:www.bdtd.uerj.br:1/10312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Ideological signs: ideograms tattooing in subjectivity and the education in higher level of teachers in initial series of the lementary level: continuance, up-to-dating and opposition.
title Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
spellingShingle Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
Couto, Inalda Alice Pimentel do
Education
Ideology
Subjectivity
Trainning of teachers
educação
ideologia
subjetividade
formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
title_full Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
title_fullStr Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
title_full_unstemmed Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
title_sort Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências
author Couto, Inalda Alice Pimentel do
author_facet Couto, Inalda Alice Pimentel do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B115325
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Nyrma Souza Nunes de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B753781
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fortuna, Maria Lúcia Abrantes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P068262
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bazílio, Luiz Cavalieri
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B377359
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C250104
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Inalda Alice Pimentel do
contributor_str_mv Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Azevedo, Nyrma Souza Nunes de
Fortuna, Maria Lúcia Abrantes
Bazílio, Luiz Cavalieri
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Ideology
Subjectivity
Trainning of teachers
topic Education
Ideology
Subjectivity
Trainning of teachers
educação
ideologia
subjetividade
formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv educação
ideologia
subjetividade
formação de professores
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Starting at de discussion of Marx s ideology and subjectivity construction, deriving of Social Historical Psychology, this research try to demonstrate how the future teachers have subjective marks, made by our society current political-ideological structure. Also is shown which marks stand and which ones have been modified, and called resistance to the rules of each age, considering the political thought that allowed the circular changes of the teachers formation at forties and now. Finally, this study presents the importance of teachers formation course at teaching level Superior on maintenance / transformation of concepts about teachers relevance and the choose of this profession, demonstrating the need of politicize the process of formation, aiming at construction of another education way, where may be possible to dignify the subject in all of yours dimensions and the professor as participant of this transformation.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-30
dc.date.available.fl_str_mv 2006-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312
identifier_str_mv COUTO, Inalda Alice Pimentel do. Marcas ideológicas: ideogramas tatuados na subjetividade e a formação em nível superior de professores para as séries iniciais do ensino fundamental:permanências, atualizações e resistências. 2005. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10312/1/COUTO+Inalda.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4306b615358a0ce06495575fb97d32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352298534436864