Poesia, gênero e letramento literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14508 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma nova proposta de letramento literário diferente das práticas de ensino de literatura e interpretação de textos convencionais encontradas nos currículos e manuais de língua portuguesa do ensino fundamental. Muitas vezes, tais norteadores pedagógicos tratam a literatura - sobretudo o gênero poema, foco desse trabalho - de forma secundária, sem que sua riqueza como arte da palavra, sua expressão artística e estética sejam consideradas. Nessa dissertação, propõem-se atividades de leitura de poemas com os temas gênero e sexualidade, numa tentativa de aliar duas possibilidades: a experiência prazerosa da leitura das obras e ao mesmo a reflexão sobre preconceitos e ideias arraigadas.Trata-se, portanto, de um projeto desafiador: trabalhar poemas de forma a suscitar, através da prática da leitura, o aprimoramento do senso crítico, a atenção e respeito aos direitos amorosos-sexuais como direitos humanos fundamentais e a fruição do texto poético. As bases teóricas conjugadas à observação em aulas de leitura de poemas permitiram a construção de uma hipótese norteadora a qual afirma que para se despertar o interesse pela poesia, deve-se levar em conta a realidade sociocultural dos discentes, atentando para os seus discursos. Nossas hipóteses levam ao objetivo principal que é contribuir para um melhor tratamento do poema como gênero textual importante nos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, para que o ato da leitura e o contato com a poesia não sejam algo distante, relegado a eventos culturais sazonais, mas que se efetive como prática cotidiana, propiciando, acima de tudo, o prazer de ler. |
id |
UERJ_e4fbbd005f202b87caba924d6ecca673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14508 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Poesia, gênero e letramento literárioPoetry, gender and literary literacyPoetryLiterary literacyReadingLiteracyLiteratureTeachingPoesiaLetramento literárioLeituraLetramentoLiteraturaEnsinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho apresenta uma nova proposta de letramento literário diferente das práticas de ensino de literatura e interpretação de textos convencionais encontradas nos currículos e manuais de língua portuguesa do ensino fundamental. Muitas vezes, tais norteadores pedagógicos tratam a literatura - sobretudo o gênero poema, foco desse trabalho - de forma secundária, sem que sua riqueza como arte da palavra, sua expressão artística e estética sejam consideradas. Nessa dissertação, propõem-se atividades de leitura de poemas com os temas gênero e sexualidade, numa tentativa de aliar duas possibilidades: a experiência prazerosa da leitura das obras e ao mesmo a reflexão sobre preconceitos e ideias arraigadas.Trata-se, portanto, de um projeto desafiador: trabalhar poemas de forma a suscitar, através da prática da leitura, o aprimoramento do senso crítico, a atenção e respeito aos direitos amorosos-sexuais como direitos humanos fundamentais e a fruição do texto poético. As bases teóricas conjugadas à observação em aulas de leitura de poemas permitiram a construção de uma hipótese norteadora a qual afirma que para se despertar o interesse pela poesia, deve-se levar em conta a realidade sociocultural dos discentes, atentando para os seus discursos. Nossas hipóteses levam ao objetivo principal que é contribuir para um melhor tratamento do poema como gênero textual importante nos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, para que o ato da leitura e o contato com a poesia não sejam algo distante, relegado a eventos culturais sazonais, mas que se efetive como prática cotidiana, propiciando, acima de tudo, o prazer de ler.The present work presents a new proposal of literacy different from the practices of literature teaching and interpretation of conventional texts found in curriculum and manuals of Portuguese language of elementary education. Often, such pedagogical guides treat literature - especially the poem genre, the focus of this work - in a secondary way, without its wealth as art of the word, its artistic expression and esthetic being considered. In this dissertation, activities are proposed to read poems with the themes gender and sexuality, in an attempt to combine two possibilities: the pleasurable experience of reading the works and the reflection on prejudices and ideas rooted. Challenging project: to work poems in a way that elicits through the practice of reading, the improvement of critical sense, attention and respect for love-sexual rights as fundamental human rights and the enjoyment of the poetic text. The theoretical bases combined with the observation in classes of reading of poems allowed the construction of a guiding hypothesis that states that for to arouse interest in poetry, one must take into account the sociocultural reality of the students, attending to their discourses. Our hypotheses lead to the main objective that is to contribute to a better treatment of the poem as an important textual genre in the contents of the Portuguese Language in Elementary School, so that the act of reading and the contact with poetry are not something distant, relegated to cultural events, but effective as a daily practice, providing, above all, the pleasure of reading.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)Barros Junior, Fernando Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/2024215577890082Rodrigues, Andréahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760514Y3Gomes, Rafael SantanaGOMES, R. S.Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevatohttp://lattes.cnpq.br/2275093398092913Silva, Fabio Alexandre Santos da2021-01-07T15:21:11Z2018-07-312016-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fabio Alexandre Santos da. Poesia, gênero e letramento literário. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:01Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/14508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia, gênero e letramento literário Poetry, gender and literary literacy |
title |
Poesia, gênero e letramento literário |
spellingShingle |
Poesia, gênero e letramento literário Silva, Fabio Alexandre Santos da Poetry Literary literacy Reading Literacy Literature Teaching Poesia Letramento literário Leitura Letramento Literatura Ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Poesia, gênero e letramento literário |
title_full |
Poesia, gênero e letramento literário |
title_fullStr |
Poesia, gênero e letramento literário |
title_full_unstemmed |
Poesia, gênero e letramento literário |
title_sort |
Poesia, gênero e letramento literário |
author |
Silva, Fabio Alexandre Santos da |
author_facet |
Silva, Fabio Alexandre Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros Junior, Fernando Monteiro de http://lattes.cnpq.br/2024215577890082 Rodrigues, Andréa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760514Y3 Gomes, Rafael Santana GOMES, R. S. Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato http://lattes.cnpq.br/2275093398092913 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabio Alexandre Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poetry Literary literacy Reading Literacy Literature Teaching Poesia Letramento literário Leitura Letramento Literatura Ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Poetry Literary literacy Reading Literacy Literature Teaching Poesia Letramento literário Leitura Letramento Literatura Ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
O presente trabalho apresenta uma nova proposta de letramento literário diferente das práticas de ensino de literatura e interpretação de textos convencionais encontradas nos currículos e manuais de língua portuguesa do ensino fundamental. Muitas vezes, tais norteadores pedagógicos tratam a literatura - sobretudo o gênero poema, foco desse trabalho - de forma secundária, sem que sua riqueza como arte da palavra, sua expressão artística e estética sejam consideradas. Nessa dissertação, propõem-se atividades de leitura de poemas com os temas gênero e sexualidade, numa tentativa de aliar duas possibilidades: a experiência prazerosa da leitura das obras e ao mesmo a reflexão sobre preconceitos e ideias arraigadas.Trata-se, portanto, de um projeto desafiador: trabalhar poemas de forma a suscitar, através da prática da leitura, o aprimoramento do senso crítico, a atenção e respeito aos direitos amorosos-sexuais como direitos humanos fundamentais e a fruição do texto poético. As bases teóricas conjugadas à observação em aulas de leitura de poemas permitiram a construção de uma hipótese norteadora a qual afirma que para se despertar o interesse pela poesia, deve-se levar em conta a realidade sociocultural dos discentes, atentando para os seus discursos. Nossas hipóteses levam ao objetivo principal que é contribuir para um melhor tratamento do poema como gênero textual importante nos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, para que o ato da leitura e o contato com a poesia não sejam algo distante, relegado a eventos culturais sazonais, mas que se efetive como prática cotidiana, propiciando, acima de tudo, o prazer de ler. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2018-07-31 2021-01-07T15:21:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fabio Alexandre Santos da. Poesia, gênero e letramento literário. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14508 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fabio Alexandre Santos da. Poesia, gênero e letramento literário. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990645317992448 |