Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Renata Christina Vieira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6537
Resumo: Realizada no espírito da pesquisa-ação, a presente dissertação historia a atuação de sua autora, uma fonoaudióloga escolar, na condução de um grupo de estudos junto com um grupo de professoras da sua escola, no sentido de juntas buscarem subsídios sobre os fatores subjacentes às dificuldades ortográficas do alunado, de modo a possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas capazes de reverter essas dificuldades. Relata como foi feito o diagnóstico inicial de tais dificuldades e o desenvolvimento do processo de apropriação de conhecimentos e de reavaliação pedagógica ocorrido durante os encontros do grupo, que duraram seis meses, bem como apresenta a avaliação posterior do trabalho realizado feita pelas participantes, inclusive pela própria pesquisadora, que também testemunha sobre o seu próprio desenvolvimento pessoal durante o processo. Também é estabelecida na dissertação uma correlação entre a questão das dificuldades ortográficas com outros aspectos da aquisição da escrita; e são ainda apresentados boa parte dos saberes, conclusões e resultados obtidos pelo grupo, com o objetivo de fazer deste próprio texto uma contribuição para outros professores e técnicos escolares que se defrontem com problemas de aquisição da ortografia
id UERJ_f490ff0c92065fc543ed39f6c422c49a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6537
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Dificuldades ortográficas: história de uma intervençãoDifficulties in the orthography: history of an interventionOrtoghaphyWritingLearningLíngua portuguesa - Ortografia e silabaçãoCrianças - EscritaOrtografiaEscritaAprendizagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICARealizada no espírito da pesquisa-ação, a presente dissertação historia a atuação de sua autora, uma fonoaudióloga escolar, na condução de um grupo de estudos junto com um grupo de professoras da sua escola, no sentido de juntas buscarem subsídios sobre os fatores subjacentes às dificuldades ortográficas do alunado, de modo a possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas capazes de reverter essas dificuldades. Relata como foi feito o diagnóstico inicial de tais dificuldades e o desenvolvimento do processo de apropriação de conhecimentos e de reavaliação pedagógica ocorrido durante os encontros do grupo, que duraram seis meses, bem como apresenta a avaliação posterior do trabalho realizado feita pelas participantes, inclusive pela própria pesquisadora, que também testemunha sobre o seu próprio desenvolvimento pessoal durante o processo. Também é estabelecida na dissertação uma correlação entre a questão das dificuldades ortográficas com outros aspectos da aquisição da escrita; e são ainda apresentados boa parte dos saberes, conclusões e resultados obtidos pelo grupo, com o objetivo de fazer deste próprio texto uma contribuição para outros professores e técnicos escolares que se defrontem com problemas de aquisição da ortografiaDone in the light of the research-action, this dissertation outlines the history of its author, a school speech therapist, while she conducts a study group with a group of school teachers so as to find the roots of the students difficulties in spelling, so that it would be possible to develop pedagogical activities to counter these difficulties. The initial diagnosis of such difficulties and the development of the learning and pedagogical reassessment processes are described, as well as the post-evaluation of the work done by the participants, including the researcher herself, who also makes a statement about her own personal development in the process. A correlation is also established between the subject of spelling difficulties and other aspects of the acquisition of the written language, and a good deal of the knowledge obtained and the conclusions and results arrived at by the group are presented aiming at making out of this very text a contribution to other teachers and school staff who are challenged by problems of spelling acquisitionUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBRUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasVasconcellos, Zinda Maria Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/8293604439540126Simões, Darcilia Marindir Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496Mattos, Leila Coutohttp://lattes.cnpq.br/8644300961181225Gomes, Renata Christina Vieira2021-01-05T15:08:30Z2013-01-082007-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Renata Christina Vieira. Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:16:10Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/6537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
Difficulties in the orthography: history of an intervention
title Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
spellingShingle Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
Gomes, Renata Christina Vieira
Ortoghaphy
Writing
Learning
Língua portuguesa - Ortografia e silabação
Crianças - Escrita
Ortografia
Escrita
Aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
title_full Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
title_fullStr Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
title_full_unstemmed Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
title_sort Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção
author Gomes, Renata Christina Vieira
author_facet Gomes, Renata Christina Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Zinda Maria Carvalho de
http://lattes.cnpq.br/8293604439540126
Simões, Darcilia Marindir Pinto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496
Mattos, Leila Couto
http://lattes.cnpq.br/8644300961181225
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Renata Christina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ortoghaphy
Writing
Learning
Língua portuguesa - Ortografia e silabação
Crianças - Escrita
Ortografia
Escrita
Aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Ortoghaphy
Writing
Learning
Língua portuguesa - Ortografia e silabação
Crianças - Escrita
Ortografia
Escrita
Aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Realizada no espírito da pesquisa-ação, a presente dissertação historia a atuação de sua autora, uma fonoaudióloga escolar, na condução de um grupo de estudos junto com um grupo de professoras da sua escola, no sentido de juntas buscarem subsídios sobre os fatores subjacentes às dificuldades ortográficas do alunado, de modo a possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas capazes de reverter essas dificuldades. Relata como foi feito o diagnóstico inicial de tais dificuldades e o desenvolvimento do processo de apropriação de conhecimentos e de reavaliação pedagógica ocorrido durante os encontros do grupo, que duraram seis meses, bem como apresenta a avaliação posterior do trabalho realizado feita pelas participantes, inclusive pela própria pesquisadora, que também testemunha sobre o seu próprio desenvolvimento pessoal durante o processo. Também é estabelecida na dissertação uma correlação entre a questão das dificuldades ortográficas com outros aspectos da aquisição da escrita; e são ainda apresentados boa parte dos saberes, conclusões e resultados obtidos pelo grupo, com o objetivo de fazer deste próprio texto uma contribuição para outros professores e técnicos escolares que se defrontem com problemas de aquisição da ortografia
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-22
2013-01-08
2021-01-05T15:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Renata Christina Vieira. Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6537
identifier_str_mv GOMES, Renata Christina Vieira. Dificuldades ortográficas: história de uma intervenção. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990592837812224