As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543
Resumo: The present research, based on the social interactionist language theory, sustain the hypothesis that orality marks, far away from being textual problems to be eliminated from texts, can be strategically used on reader s letters to recreate an oral ambience in writing with expressive and argumentative purposes, manifesting author s feelings and involving reader on discussed problematic. Starting from this hypothesis, corroborated by detailed studies on twenty-five letters published between August and December 2010 in O Globo, some theoretical aspects are remodeled, like reading, writing, expressivity and argumentation definitions, and a pedagogical practice which considers the student a language strategist , someone that rejects cheats and other language dogmatisms as he uses intentional speak traces in his texts, is defended. The research focus concentrates,therefore, in theoretical aspects and questions about the pedagogical doings
id UERJ_fc743fb70d48ae75a66bbf2c2c57cbaa
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6543
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Oliveira, Maria Lilia Simões dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700434T9http://lattes.cnpq.br/5392404768963776Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da2021-01-05T15:08:37Z2013-01-102012-03-30FONSECA, Aytel Marcelo Teixeira da. As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543The present research, based on the social interactionist language theory, sustain the hypothesis that orality marks, far away from being textual problems to be eliminated from texts, can be strategically used on reader s letters to recreate an oral ambience in writing with expressive and argumentative purposes, manifesting author s feelings and involving reader on discussed problematic. Starting from this hypothesis, corroborated by detailed studies on twenty-five letters published between August and December 2010 in O Globo, some theoretical aspects are remodeled, like reading, writing, expressivity and argumentation definitions, and a pedagogical practice which considers the student a language strategist , someone that rejects cheats and other language dogmatisms as he uses intentional speak traces in his texts, is defended. The research focus concentrates,therefore, in theoretical aspects and questions about the pedagogical doingsA presente pesquisa, com base na concepção sociointeracional de linguagem, sustenta a hipótese de que as marcas de oralidade, longe de configurarem problemas textuais a serem eliminados dos textos, podem ser empregadas estrategicamente em cartas dos leitores, com finalidades expressivas e argumentativas, de modo a se recriar uma ambiência oral na escrita, manifestando-se sentimentos do autor e envolvendo o leitor na problemática discutida. Partindo-se dessa hipótese, comprovada com o estudo detalhado de vinte e cinco cartas publicadas em O Globo entre agosto e dezembro de 2010, remodelam-se determinados aspectos teóricos, como as definições de leitura, de escrita, de expressividade e de argumentação, e defende-se uma prática pedagógica em que se considere o aluno um estrategista da linguagem , o qual, rechaçando macetes e outros dogmatismos linguísticos , faz uso intencional dos traços de fala em seus textos. O enfoque da pesquisa recai, portanto, tanto em aspectos teóricos quanto em questões ligadas ao fazer pedagógicoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:08:37Z No. of bitstreams: 1 Aytel Fonseca_dissertacao.pdf: 905191 bytes, checksum: 448e31e3f927f55cc8276011fd80d9a2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:08:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aytel Fonseca_dissertacao.pdf: 905191 bytes, checksum: 448e31e3f927f55cc8276011fd80d9a2 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasOrality marksReadingTextual productionArgumentationPortuguese language teachingLíngua portuguesa Português escritoOralidade na literaturaSociolinguísticaCartas de leitoresLíngua portuguesa Análise do discursoLíngua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensinoRedaçãoMarcas de oralidadeLeituraProdução textualArgumentaçãoEnsino de Língua PortuguesaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAs cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativasNewspaper reader's in the classroom: speaking features as stylistic and argumentative strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAytel Fonseca_dissertacao.pdfapplication/pdf905191http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6543/1/Aytel+Fonseca_dissertacao.pdf448e31e3f927f55cc8276011fd80d9a2MD511/65432024-02-27 16:16:12.9oai:www.bdtd.uerj.br:1/6543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Newspaper reader's in the classroom: speaking features as stylistic and argumentative strategies
title As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
spellingShingle As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
Orality marks
Reading
Textual production
Argumentation
Portuguese language teaching
Língua portuguesa Português escrito
Oralidade na literatura
Sociolinguística
Cartas de leitores
Língua portuguesa Análise do discurso
Língua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensino
Redação
Marcas de oralidade
Leitura
Produção textual
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
title_full As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
title_fullStr As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
title_full_unstemmed As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
title_sort As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
author Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
author_facet Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Maria Lilia Simões de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700434T9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5392404768963776
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da
contributor_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Oliveira, Maria Lilia Simões de
dc.subject.eng.fl_str_mv Orality marks
Reading
Textual production
Argumentation
Portuguese language teaching
topic Orality marks
Reading
Textual production
Argumentation
Portuguese language teaching
Língua portuguesa Português escrito
Oralidade na literatura
Sociolinguística
Cartas de leitores
Língua portuguesa Análise do discurso
Língua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensino
Redação
Marcas de oralidade
Leitura
Produção textual
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa Português escrito
Oralidade na literatura
Sociolinguística
Cartas de leitores
Língua portuguesa Análise do discurso
Língua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensino
Redação
Marcas de oralidade
Leitura
Produção textual
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The present research, based on the social interactionist language theory, sustain the hypothesis that orality marks, far away from being textual problems to be eliminated from texts, can be strategically used on reader s letters to recreate an oral ambience in writing with expressive and argumentative purposes, manifesting author s feelings and involving reader on discussed problematic. Starting from this hypothesis, corroborated by detailed studies on twenty-five letters published between August and December 2010 in O Globo, some theoretical aspects are remodeled, like reading, writing, expressivity and argumentation definitions, and a pedagogical practice which considers the student a language strategist , someone that rejects cheats and other language dogmatisms as he uses intentional speak traces in his texts, is defended. The research focus concentrates,therefore, in theoretical aspects and questions about the pedagogical doings
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-30
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Aytel Marcelo Teixeira da. As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543
identifier_str_mv FONSECA, Aytel Marcelo Teixeira da. As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6543/1/Aytel+Fonseca_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 448e31e3f927f55cc8276011fd80d9a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728621271777280