Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Pereira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14941
Resumo: This research consisted from the experience of working as a psychologist in public schools located in the city of Rio de Janeiro. From the perspectives of genealogy (Foucault) and cartography (Deleuze) are analysed fragments of research diaries, news, images and documents relevant to the seizure of power lines that constitute the judicialization process and criminalization of the poor operating in Rio public school. The perspective called Peace Culture is studied, its relationship with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the Public Ministry of the Estate of Rio de Janeiro (MP/RJ). An analysis of the binomial violence-peace is done and its function as a guideline of a significant part of the actions developed in education today. An analysis of how the Culture of Peace in school updates its strategic role for the population government in control society is done. From the analysis of materials and situations related to the Culture of Peace, it is stated that this perspective is committed to a pedagogy for obedience and submission. Moreover, such a theoretical and practical framework denies the everyday battles that take place between knowledge and practice hegemonic and minority, in the subjective production processes in which we are all immersed
id UERJ_fca299b224ea348a04ebc6cd00124855
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14941
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Scheinvar, EstelaCPF:00251717712http://lattes.cnpq.br/6463598919201108Brito, Leila Maria Torraca deCPF:53929772191http://lattes.cnpq.br/7209245353800404Marafon, GiovannaCPF:03344526944http://lattes.cnpq.br/3625056482487826Sebastião Júnior, Acácio AugustoCPF:22380246890http://lattes.cnpq.br/9298810663986704CPF:05634951704http://lattes.cnpq.br/7082621951770250Silva, Viviane Pereira da2021-01-07T18:17:46Z2015-06-092015-03-26SILVA, Viviane Pereira da. Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14941This research consisted from the experience of working as a psychologist in public schools located in the city of Rio de Janeiro. From the perspectives of genealogy (Foucault) and cartography (Deleuze) are analysed fragments of research diaries, news, images and documents relevant to the seizure of power lines that constitute the judicialization process and criminalization of the poor operating in Rio public school. The perspective called Peace Culture is studied, its relationship with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the Public Ministry of the Estate of Rio de Janeiro (MP/RJ). An analysis of the binomial violence-peace is done and its function as a guideline of a significant part of the actions developed in education today. An analysis of how the Culture of Peace in school updates its strategic role for the population government in control society is done. From the analysis of materials and situations related to the Culture of Peace, it is stated that this perspective is committed to a pedagogy for obedience and submission. Moreover, such a theoretical and practical framework denies the everyday battles that take place between knowledge and practice hegemonic and minority, in the subjective production processes in which we are all immersedA presente pesquisa se constituiu a partir da experiência de trabalho como psicóloga em escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro. A partir das perspectivas genealógica (Foucault) e cartográfica (Deleuze) são postos em análise fragmentos de diário de pesquisa, notícias, imagens e documentos relevantes para a apreensão das linhas de força que constituem os processos de judicialização e de criminalização dos pobres que operam na escola pública carioca. É estudada a perspectiva denominada Cultura de Paz, sua relação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ). Faz-se uma análise acerca do binômio violência-paz e sua função como eixo norteador de parte significativa das ações desenvolvidas no campo educacional na atualidade. Analisa-se como a Cultura de Paz atualiza na escola sua função estratégica para o governo da população na sociedade de controle. A partir da análise de materiais e situações relacionados à Cultura de Paz, afirma-se que esta perspectiva está comprometida com uma pedagogia para a obediência e para a submissão. Além disso, tal arcabouço teórico-prático nega as batalhas cotidianas que se dão entre saberes e fazeres hegemônicos e minoritários, nos processos de produção de subjetiva nos quais estamos todos imersosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:17:46Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Viviane Pereira da Silva.pdf: 8386580 bytes, checksum: ba4e11e9f98532cf344dc35345c5a0c6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:17:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Viviane Pereira da Silva.pdf: 8386580 bytes, checksum: ba4e11e9f98532cf344dc35345c5a0c6 (MD5) Previous issue date: 2015-03-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesJudicializationCriminalizationViolence at schoolPacificationPeace CultureCriminalizaçãoPacificaçãoCultura de PazEducação Rio de Janeiro (RJ)JudicializaçãoViolência na escolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALCom quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controleHow many feathers does a school? Culture of peace and the updates of pedagogical practice in the society of controlinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Viviane Pereira da Silva.pdfapplication/pdf8386580http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14941/1/Dissert_Viviane+Pereira+da+Silva.pdfba4e11e9f98532cf344dc35345c5a0c6MD511/149412023-03-09 14:05:38.749oai:www.bdtd.uerj.br:1/14941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv How many feathers does a school? Culture of peace and the updates of pedagogical practice in the society of control
title Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
spellingShingle Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
Silva, Viviane Pereira da
Judicialization
Criminalization
Violence at school
Pacification
Peace Culture
Criminalização
Pacificação
Cultura de Paz
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Judicialização
Violência na escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
title_full Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
title_fullStr Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
title_full_unstemmed Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
title_sort Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle
author Silva, Viviane Pereira da
author_facet Silva, Viviane Pereira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheinvar, Estela
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00251717712
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6463598919201108
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Leila Maria Torraca de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:53929772191
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7209245353800404
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marafon, Giovanna
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:03344526944
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3625056482487826
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sebastião Júnior, Acácio Augusto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:22380246890
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9298810663986704
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:05634951704
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7082621951770250
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Pereira da
contributor_str_mv Scheinvar, Estela
Brito, Leila Maria Torraca de
Marafon, Giovanna
Sebastião Júnior, Acácio Augusto
dc.subject.eng.fl_str_mv Judicialization
Criminalization
Violence at school
Pacification
Peace Culture
topic Judicialization
Criminalization
Violence at school
Pacification
Peace Culture
Criminalização
Pacificação
Cultura de Paz
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Judicialização
Violência na escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Criminalização
Pacificação
Cultura de Paz
Educação Rio de Janeiro (RJ)
Judicialização
Violência na escola
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description This research consisted from the experience of working as a psychologist in public schools located in the city of Rio de Janeiro. From the perspectives of genealogy (Foucault) and cartography (Deleuze) are analysed fragments of research diaries, news, images and documents relevant to the seizure of power lines that constitute the judicialization process and criminalization of the poor operating in Rio public school. The perspective called Peace Culture is studied, its relationship with the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the Public Ministry of the Estate of Rio de Janeiro (MP/RJ). An analysis of the binomial violence-peace is done and its function as a guideline of a significant part of the actions developed in education today. An analysis of how the Culture of Peace in school updates its strategic role for the population government in control society is done. From the analysis of materials and situations related to the Culture of Peace, it is stated that this perspective is committed to a pedagogy for obedience and submission. Moreover, such a theoretical and practical framework denies the everyday battles that take place between knowledge and practice hegemonic and minority, in the subjective production processes in which we are all immersed
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:17:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Viviane Pereira da. Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14941
identifier_str_mv SILVA, Viviane Pereira da. Com quantas penas se faz uma escola? Cultura de paz e as atualizações da prática pedagógica na sociedade de controle. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14941/1/Dissert_Viviane+Pereira+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba4e11e9f98532cf344dc35345c5a0c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728684702236672