Duzentos anos de ensino médico no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592 |
Resumo: | Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007. |
id |
UERJ_feda5edf28af73d12afa8ddd4bc72fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/4592 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Duzentos anos de ensino médico no BrasilTwo hundred years of medical education in BrazilMedical schoolsBrazilian medical educationMedical schools expansioneducational policyEscolas médicasEnsino médico brasileiroExpansãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAEsta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007.This work analyzes the Brazilian medical education in the last 200 years, identifying the landmarks and economical-political environment, internally and internationally. The methodology chosen was the grounded theory. The data analysis was made under the theoretical reference. Observing the quantitative and qualitative data of the Brazilian medical schools, distinct moments of expansion are noticed. It is also noticed the evolution of the creation of those schools, along with their regional distribution and the governmental and nongovernmental assessment tools ( Provão /SINAES and CINAEM). It discusses the inductive role of incentive mechanisms used by federal government in the health and education interface. It was specified the actual distribution of the 167 medical schools, that offered 16,228 openings in the 2007 recruiting process. In Brazil, there were several different expansion processes of Medical Schools with diverse characteristics.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro Biomédico::Instituto de Medicina SocialBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPierantoni, Célia Reginahttp://lattes.cnpq.br/9318963510352726Campos, Anna Maria de Souza Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1760364922040196Campos, Francisco Eduardohttp://lattes.cnpq.br/2931685282278092Machado, Maria Helenahttp://lattes.cnpq.br/5843913502919157Poz, Mario Roberto Dalhttp://lattes.cnpq.br/2552141396889281Amaral, Jorge Luiz do2020-08-02T16:51:28Z2012-05-102007-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAMARAL, Jorge Luiz do. Duzentos anos de ensino médico no Brasil. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T23:20:58Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/4592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T23:20:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil Two hundred years of medical education in Brazil |
title |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
spellingShingle |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil Amaral, Jorge Luiz do Medical schools Brazilian medical education Medical schools expansion educational policy Escolas médicas Ensino médico brasileiro Expansão CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
title_short |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
title_full |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
title_fullStr |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
title_full_unstemmed |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
title_sort |
Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
author |
Amaral, Jorge Luiz do |
author_facet |
Amaral, Jorge Luiz do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pierantoni, Célia Regina http://lattes.cnpq.br/9318963510352726 Campos, Anna Maria de Souza Monteiro http://lattes.cnpq.br/1760364922040196 Campos, Francisco Eduardo http://lattes.cnpq.br/2931685282278092 Machado, Maria Helena http://lattes.cnpq.br/5843913502919157 Poz, Mario Roberto Dal http://lattes.cnpq.br/2552141396889281 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Jorge Luiz do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medical schools Brazilian medical education Medical schools expansion educational policy Escolas médicas Ensino médico brasileiro Expansão CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
topic |
Medical schools Brazilian medical education Medical schools expansion educational policy Escolas médicas Ensino médico brasileiro Expansão CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
description |
Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-25 2012-05-10 2020-08-02T16:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Jorge Luiz do. Duzentos anos de ensino médico no Brasil. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Jorge Luiz do. Duzentos anos de ensino médico no Brasil. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990584878071808 |