Duzentos anos de ensino médico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Jorge Luiz do
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592
Resumo: Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007.
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spelling Duzentos anos de ensino médico no BrasilTwo hundred years of medical education in BrazilMedical schoolsBrazilian medical educationMedical schools expansioneducational policyEscolas médicasEnsino médico brasileiroExpansãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAEsta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007.This work analyzes the Brazilian medical education in the last 200 years, identifying the landmarks and economical-political environment, internally and internationally. The methodology chosen was the grounded theory. The data analysis was made under the theoretical reference. Observing the quantitative and qualitative data of the Brazilian medical schools, distinct moments of expansion are noticed. It is also noticed the evolution of the creation of those schools, along with their regional distribution and the governmental and nongovernmental assessment tools ( Provão /SINAES and CINAEM). It discusses the inductive role of incentive mechanisms used by federal government in the health and education interface. It was specified the actual distribution of the 167 medical schools, that offered 16,228 openings in the 2007 recruiting process. In Brazil, there were several different expansion processes of Medical Schools with diverse characteristics.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro Biomédico::Instituto de Medicina SocialBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPierantoni, Célia Reginahttp://lattes.cnpq.br/9318963510352726Campos, Anna Maria de Souza Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1760364922040196Campos, Francisco Eduardohttp://lattes.cnpq.br/2931685282278092Machado, Maria Helenahttp://lattes.cnpq.br/5843913502919157Poz, Mario Roberto Dalhttp://lattes.cnpq.br/2552141396889281Amaral, Jorge Luiz do2020-08-02T16:51:28Z2012-05-102007-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAMARAL, Jorge Luiz do. Duzentos anos de ensino médico no Brasil. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T23:20:58Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/4592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T23:20:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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