Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048 |
Resumo: | Este artigo busca apresentar uma investigação sobre o agonismo em Nietzsche e traçar, a partir dele, as linhas gerais de uma proposta educativa para a democratização da filosofia no Brasil. O emprego das ideias de Nietzsche como base teórica para um objetivo democrático exige uma discussão prévia sobre a possibilidade de interpretações e de apropriações não-ortodoxas dos textos deste pensador, após o quê buscamos oferecer uma caracterização e exploração teórica sobre o agonismo. Por fim, serão desenvolvidas as ideias de educação agonística e também de democratização da filosofia. |
id |
UERN-3_32db42a4aa0b13124f0add913c6cfd45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4048 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática[NIETZSCHE’S AGONISM AND IT’S CONTRIBUTION TO AN DEMOCRATIC EDUCATION: O agonismo como princípio norteador de uma educação democráticaAgonismEducationDemocracyAgonismoEducaçãoDemocraciaEste artigo busca apresentar uma investigação sobre o agonismo em Nietzsche e traçar, a partir dele, as linhas gerais de uma proposta educativa para a democratização da filosofia no Brasil. O emprego das ideias de Nietzsche como base teórica para um objetivo democrático exige uma discussão prévia sobre a possibilidade de interpretações e de apropriações não-ortodoxas dos textos deste pensador, após o quê buscamos oferecer uma caracterização e exploração teórica sobre o agonismo. Por fim, serão desenvolvidas as ideias de educação agonística e também de democratização da filosofia.This paper intents to present an investigation on Nietzsche’s agonism and, from this starting point, to outline the guidelines of an educational proposal for the democratization of philosophy in Brazil. The use of Nietzsche’s ideas as an theoretical basis for a democratic goal demands a previous discussion about the possibility of unorthodox interpretations and apropriations of the work of this thinker, after which we seek to offer a theoretic characterization and exploration about agonism. At last, the ideas of agonistic education and the democratization of philosophy will be developedUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/404810.25244/tf.v13i2.4048Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 41-591984-556110.25244/tf.v13i2reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048/3371Copyright (c) 2022 João Paulo Vilas Bôashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilas Bôas, João Paulo Corrêa, Vinícius Martins 2022-11-23T00:41:13Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4048Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2022-11-23T00:41:13Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática [NIETZSCHE’S AGONISM AND IT’S CONTRIBUTION TO AN DEMOCRATIC EDUCATION: O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
title |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
spellingShingle |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática Vilas Bôas, João Paulo Agonism Education Democracy Agonismo Educação Democracia |
title_short |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
title_full |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
title_fullStr |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
title_full_unstemmed |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
title_sort |
Nietzsche e ensino de filosofia: : O agonismo como princípio norteador de uma educação democrática |
author |
Vilas Bôas, João Paulo |
author_facet |
Vilas Bôas, João Paulo Corrêa, Vinícius Martins |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Vinícius Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Bôas, João Paulo Corrêa, Vinícius Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agonism Education Democracy Agonismo Educação Democracia |
topic |
Agonism Education Democracy Agonismo Educação Democracia |
description |
Este artigo busca apresentar uma investigação sobre o agonismo em Nietzsche e traçar, a partir dele, as linhas gerais de uma proposta educativa para a democratização da filosofia no Brasil. O emprego das ideias de Nietzsche como base teórica para um objetivo democrático exige uma discussão prévia sobre a possibilidade de interpretações e de apropriações não-ortodoxas dos textos deste pensador, após o quê buscamos oferecer uma caracterização e exploração teórica sobre o agonismo. Por fim, serão desenvolvidas as ideias de educação agonística e também de democratização da filosofia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048 10.25244/tf.v13i2.4048 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048 |
identifier_str_mv |
10.25244/tf.v13i2.4048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4048/3371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 João Paulo Vilas Bôas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 João Paulo Vilas Bôas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 41-59 1984-5561 10.25244/tf.v13i2 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240256132546560 |