The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Oliveira, Eliakim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567
Resumo: The article aims to extract the teaching conception from the book filosofia: temas e percursos in order to show a philosophy teaching approach that privileges the history of philosophy not as a center, but as a teaching reference. at the end, the article discusses the limits and advantages of this approach.
id UERN-3_4561bd84a41832450818ec9825ee1351
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2567
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia : Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos Ensino de filosofiaHistória da filosofiaDidática no ensino de filosofiaPhilosophy teachingHistory of philosophyDidactics in philosophy teachingThe article aims to extract the teaching conception from the book filosofia: temas e percursos in order to show a philosophy teaching approach that privileges the history of philosophy not as a center, but as a teaching reference. at the end, the article discusses the limits and advantages of this approach.O artigo tem por objetivo extrair a concepção didática do livro Filosofia: temas e percursos de modo a mostrar uma abordagem do ensino de filosofia que privilegie a história da filosofia não como centro, mas como referencial de ensino. Ao fim, o artigo discute os limites e vantagens dessa abordagem.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/256710.25244/tf.v13i2.2567Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 61-711984-556110.25244/tf.v13i2reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567/3173Copyright (c) 2022 Eliakim Ferreira Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Oliveira, Eliakim2022-11-23T00:41:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2567Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2022-11-23T00:41:19Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
A História da filosofia como referencial no ensino de filosofia : Sobre a concepção didática de Filosofia, temas e percursos
title The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
spellingShingle The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
Ferreira Oliveira, Eliakim
Ensino de filosofia
História da filosofia
Didática no ensino de filosofia
Philosophy teaching
History of philosophy
Didactics in philosophy teaching
title_short The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
title_full The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
title_fullStr The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
title_full_unstemmed The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
title_sort The History of philosophy as a reference in philosophy teaching : On the teaching conception of Filosofia: temas e percursos
author Ferreira Oliveira, Eliakim
author_facet Ferreira Oliveira, Eliakim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Oliveira, Eliakim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
História da filosofia
Didática no ensino de filosofia
Philosophy teaching
History of philosophy
Didactics in philosophy teaching
topic Ensino de filosofia
História da filosofia
Didática no ensino de filosofia
Philosophy teaching
History of philosophy
Didactics in philosophy teaching
description The article aims to extract the teaching conception from the book filosofia: temas e percursos in order to show a philosophy teaching approach that privileges the history of philosophy not as a center, but as a teaching reference. at the end, the article discusses the limits and advantages of this approach.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567
10.25244/tf.v13i2.2567
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567
identifier_str_mv 10.25244/tf.v13i2.2567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2567/3173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eliakim Ferreira Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eliakim Ferreira Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 61-71
1984-5561
10.25244/tf.v13i2
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255892422656