Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Ricardo Pinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782
Resumo: The aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions.
id UERN-3_a16651bdd15cb01969e22810a6068934
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1782
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofiaargumentaçãoaprendizageméticaeducaçãoensino de Filosofiareasoninglearningethicseducationteaching PhilosophyThe aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions.O presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de construção do conhecimento em uma sala de aula de Filosofia. Para atingir tal finalidade, o discurso do professor é categorizado em função de seu papel no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que a fala do professor instaura a argumentação, atua epistemologicamente no conhecimento dos estudantes e institui regras para o engajamento nas discussões. Ao final, o artigo propõe um esquema para representar as ações discursivas do professor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782Trilhas Filosóficas; v. 4 n. 2 (2011): Trilhas Filosóficas; 101-1141984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782/1623Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Ricardo Pinho2020-05-22T22:33:54Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1782Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:33:54Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
title Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
spellingShingle Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
Souto, Ricardo Pinho
argumentação
aprendizagem
ética
educação
ensino de Filosofia
reasoning
learning
ethics
education
teaching Philosophy
title_short Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
title_full Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
title_fullStr Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
title_full_unstemmed Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
title_sort Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
author Souto, Ricardo Pinho
author_facet Souto, Ricardo Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Ricardo Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv argumentação
aprendizagem
ética
educação
ensino de Filosofia
reasoning
learning
ethics
education
teaching Philosophy
topic argumentação
aprendizagem
ética
educação
ensino de Filosofia
reasoning
learning
ethics
education
teaching Philosophy
description The aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782/1623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Souto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Souto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 4 n. 2 (2011): Trilhas Filosóficas; 101-114
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255438389248