Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782 |
Resumo: | The aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions. |
id |
UERN-3_a16651bdd15cb01969e22810a6068934 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1782 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofiaargumentaçãoaprendizageméticaeducaçãoensino de Filosofiareasoninglearningethicseducationteaching PhilosophyThe aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions.O presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de construção do conhecimento em uma sala de aula de Filosofia. Para atingir tal finalidade, o discurso do professor é categorizado em função de seu papel no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que a fala do professor instaura a argumentação, atua epistemologicamente no conhecimento dos estudantes e institui regras para o engajamento nas discussões. Ao final, o artigo propõe um esquema para representar as ações discursivas do professor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782Trilhas Filosóficas; v. 4 n. 2 (2011): Trilhas Filosóficas; 101-1141984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782/1623Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Ricardo Pinho2020-05-22T22:33:54Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1782Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:33:54Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
title |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
spellingShingle |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia Souto, Ricardo Pinho argumentação aprendizagem ética educação ensino de Filosofia reasoning learning ethics education teaching Philosophy |
title_short |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
title_full |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
title_fullStr |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
title_full_unstemmed |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
title_sort |
Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia |
author |
Souto, Ricardo Pinho |
author_facet |
Souto, Ricardo Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Ricardo Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
argumentação aprendizagem ética educação ensino de Filosofia reasoning learning ethics education teaching Philosophy |
topic |
argumentação aprendizagem ética educação ensino de Filosofia reasoning learning ethics education teaching Philosophy |
description |
The aim of this paper is to investigate the processes of building knowledge in a philosophy classroom. To achieve this purpose, the teacher"™s speech is organized according to their role in the learning process. The results show that the teacher's speech introduces the argumentation, operates epistemologically in the student"™s knowledge and establishing rules for engaging in discussions. Finally, the paper proposes a scheme to represent the teacher's discursive actions. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782/1623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Souto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ricardo Pinho Souto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 4 n. 2 (2011): Trilhas Filosóficas; 101-114 1984-5561 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240255438389248 |