A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050 |
Resumo: | Nestes escritos utilizaremos um capítulo de nossa dissertação de mestrado abordando o que preceitua Kant, filósofo prussiano do século XVIII, sobre Autonomia, assim como sua concepção sobre educação. Tomamos como referência algumas obras como Fundamentação da Metafísica dos Costumes, onde Kant apresenta os conceitos de autonomia da vontade e dever, ligados à liberdade dos sujeitos racionais; O que é Esclarecimento, em que o filósofo apresenta o conceito de autonomia enquanto saída da minoridade racional; e Sobre a Pedagogia, obra em que Kant apresenta algumas ideias sobre educação e como esta deve ser pensada como pressuposto para o alcance da autonomia dos sujeitos. Para se pensar a autonomia da vontade, é imperativo recorrermos ao terceiro princípio prático da vontade, em referência ao imperativo categórico kantiano, apresentado pelo filósofo como princípio da autonomia da vontade, ou ainda, como alguns chamam, na filosofia moral kantiana, de “fórmula da autonomia”. |
id |
UERN-3_bed0d1fa580a7d08afc9c560f5d4dd3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4050 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensinoThe constitution of the autonomous subject in kantian thought taking as assumptions teaching methodologiesKantAutonomiaEducaçãoVontadeFilosofiaKantAutonomyEducationWillPhilosophyNestes escritos utilizaremos um capítulo de nossa dissertação de mestrado abordando o que preceitua Kant, filósofo prussiano do século XVIII, sobre Autonomia, assim como sua concepção sobre educação. Tomamos como referência algumas obras como Fundamentação da Metafísica dos Costumes, onde Kant apresenta os conceitos de autonomia da vontade e dever, ligados à liberdade dos sujeitos racionais; O que é Esclarecimento, em que o filósofo apresenta o conceito de autonomia enquanto saída da minoridade racional; e Sobre a Pedagogia, obra em que Kant apresenta algumas ideias sobre educação e como esta deve ser pensada como pressuposto para o alcance da autonomia dos sujeitos. Para se pensar a autonomia da vontade, é imperativo recorrermos ao terceiro princípio prático da vontade, em referência ao imperativo categórico kantiano, apresentado pelo filósofo como princípio da autonomia da vontade, ou ainda, como alguns chamam, na filosofia moral kantiana, de “fórmula da autonomia”.In these writings we will use a chapter from our master's dissertation addressing what Kant, Prussian philosopher of the eighteenth century, precepts about Autonomy, as well as his conception of education. We took as reference some works such as Fundamentation of the Metaphysics of Customs, where Kant presents the concepts of autonomy of will and duty, linked to the freedom of rational subjects; What is Enlightenment, in which the philosopher presents the concept of autonomy as a way out of rational minority; and On Pedagogy, a work in which Kant presents some ideas about education and how it should be thought of as a prerequisite for the achievement of the subjects' autonomy. In order to think about the autonomy of the will, it is imperative to resort to the third practical principle of the will, in reference to the Kantian categorical imperative, presented by the philosopher as the principle of autonomy of the will, or even, as some call it in Kantian moral philosophy, the "formula of autonomy".Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/405010.25244/tf.v13i2.4050Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 123-1401984-556110.25244/tf.v13i2reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050/3163Copyright (c) 2022 Ediel dos Anjos Araújo, Angelo Rodrigo Bianchinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Ediel dos AnjosBianchini, Angelo Rodrigo 2022-11-23T00:41:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4050Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2022-11-23T00:41:11Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino The constitution of the autonomous subject in kantian thought taking as assumptions teaching methodologies |
title |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
spellingShingle |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino Araújo, Ediel dos Anjos Kant Autonomia Educação Vontade Filosofia Kant Autonomy Education Will Philosophy |
title_short |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
title_full |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
title_fullStr |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
title_full_unstemmed |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
title_sort |
A constituição do sujeito autônomo no pensamento kantiano tomando como pressupostos às metodologias de ensino |
author |
Araújo, Ediel dos Anjos |
author_facet |
Araújo, Ediel dos Anjos Bianchini, Angelo Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Bianchini, Angelo Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ediel dos Anjos Bianchini, Angelo Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kant Autonomia Educação Vontade Filosofia Kant Autonomy Education Will Philosophy |
topic |
Kant Autonomia Educação Vontade Filosofia Kant Autonomy Education Will Philosophy |
description |
Nestes escritos utilizaremos um capítulo de nossa dissertação de mestrado abordando o que preceitua Kant, filósofo prussiano do século XVIII, sobre Autonomia, assim como sua concepção sobre educação. Tomamos como referência algumas obras como Fundamentação da Metafísica dos Costumes, onde Kant apresenta os conceitos de autonomia da vontade e dever, ligados à liberdade dos sujeitos racionais; O que é Esclarecimento, em que o filósofo apresenta o conceito de autonomia enquanto saída da minoridade racional; e Sobre a Pedagogia, obra em que Kant apresenta algumas ideias sobre educação e como esta deve ser pensada como pressuposto para o alcance da autonomia dos sujeitos. Para se pensar a autonomia da vontade, é imperativo recorrermos ao terceiro princípio prático da vontade, em referência ao imperativo categórico kantiano, apresentado pelo filósofo como princípio da autonomia da vontade, ou ainda, como alguns chamam, na filosofia moral kantiana, de “fórmula da autonomia”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050 10.25244/tf.v13i2.4050 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050 |
identifier_str_mv |
10.25244/tf.v13i2.4050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4050/3163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ediel dos Anjos Araújo, Angelo Rodrigo Bianchini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ediel dos Anjos Araújo, Angelo Rodrigo Bianchini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 13 n. 2 (2020): Trilhas Filosóficas: DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020); 123-140 1984-5561 10.25244/tf.v13i2 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240256133595136 |