Heidegger and the problem of scientific techinical knowledge for teaching philosophy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES DE SOUSA, ALEXANDRE
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/382
Resumo: O presente artigo objetiva identificar a filosofia nos moldes gregos se valendo do questionamento que se elaborava a partir de tudo que existe, ou seja, o ser. Este questionar fez com que esses primeiros homens se abrissem ao pensamento de tal maneira que os levassem a perceber algo diferente ou o que está por trás das coisas, sua essência. Heidegger guiado por essa tradição recoloca a filosofia no lugar de onde ela nunca deveria ter saí­do, a cotidianidade (praças públicas, mercados, padarias, etc.). Esta saí­da ou desenraizamento do filosofar da vida diária é que a conduziu ao que conhecemos por Metafí­sica ou a uma amnésia filosófica. Esquecida í quela forma de se filosofar originária iniciada pelos gregos, o que resta agora, para que ela permaneça viva e ativa nos dias hodiernos, é atribuir à filosofia funções que não lhe diz respeito, melhor dizendo, trata-la igualmente ao conhecimento técnico-cientí­fico. Deste jeito ela está garantindo a sua sobrevivência se transformando em algo útil. De acordo com Heidegger foi a metafí­sica responsável em conduzir a filosofia para uma cientificidade ou eficiência. Por essa razão não se chega a uma definição acerca da filosofia, porque é esta uma indeterminável.        
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