TRABALHO INFORMAL E PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA OS MOTOTAXISTAS EM CRATO-CE
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5154 |
Resumo: | A partir da década de 1990, ajustes estruturais, somados a choques conjunturais na economia brasileira expõe um cenário de novas acomodações no mercado de trabalho onde é crescente a difusão de ocupações precárias e por conta própria, na esteira da maior informalidade, seja em esfera nacional, seja no contexto de economia locais. Nesse cenário, a disseminação do serviço de mototáxi constitui alternativa de transporte com custo mais acessível, onde também estão presentes novos desafios frente à privatização de serviços públicos essenciais, à complexidade das redes urbanas e à fata de incentivos para transportes urbanos não motorizados. Ainda, a atividade se consolidada como opção para ocupação de mão de obra em situação informal, especialmente em municípios interioranos, com opções de trabalho menos diversificadas e fiscalização e regulamentação menos rigorosas. O objetivo desse trabalho é analisar as condições de trabalho de mototaxistas no município do Crato-CE, com destaque à sua exposição aos riscos durante o período de ocorrência da Covid-19. Os resultados apontam para múltiplos aspectos da precarização do serviço de mototáxi no município, especialmente relativos à segurança no mercado de trabalho, renda, exposição a riscos e acidentes, de representação, entre outros, acrescidos do contágio pela Covid-19 e diminuição de rendimentos no período pandêmico. |
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TRABALHO INFORMAL E PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA OS MOTOTAXISTAS EM CRATO-CEInformal work and the Covid-19 pandemic: a look at mototaxi drivers in Crato-CETrabajo informal y pandemia de Covid-19: una mirada a los mototaxistas en Crato-CEMototaxi driverCrato-CECovid-19 pandemicInformal workMototaxistaCrato-CEPandemia Covid-19Trabalho InformalMototaxistaCrato-CEPandemia de COVID-19Trabajo informalA partir da década de 1990, ajustes estruturais, somados a choques conjunturais na economia brasileira expõe um cenário de novas acomodações no mercado de trabalho onde é crescente a difusão de ocupações precárias e por conta própria, na esteira da maior informalidade, seja em esfera nacional, seja no contexto de economia locais. Nesse cenário, a disseminação do serviço de mototáxi constitui alternativa de transporte com custo mais acessível, onde também estão presentes novos desafios frente à privatização de serviços públicos essenciais, à complexidade das redes urbanas e à fata de incentivos para transportes urbanos não motorizados. Ainda, a atividade se consolidada como opção para ocupação de mão de obra em situação informal, especialmente em municípios interioranos, com opções de trabalho menos diversificadas e fiscalização e regulamentação menos rigorosas. O objetivo desse trabalho é analisar as condições de trabalho de mototaxistas no município do Crato-CE, com destaque à sua exposição aos riscos durante o período de ocorrência da Covid-19. Os resultados apontam para múltiplos aspectos da precarização do serviço de mototáxi no município, especialmente relativos à segurança no mercado de trabalho, renda, exposição a riscos e acidentes, de representação, entre outros, acrescidos do contágio pela Covid-19 e diminuição de rendimentos no período pandêmico. Since the 1990s, structural adjustments, coupled with cyclical shocks in the Brazilian economy, expose a scenario of new accommodations in the labor market where the diffusion of precarious and self-employed occupations is increasing, in the wake of greater informality, both at the national level and in the context of local economies. In this scenario, the dissemination of the motorcycle cab service is a more affordable transport alternative, where new challenges are also present in the face of the privatization of essential public services, the complexity of urban networks and the lack of incentives for non-motorized urban transport. In addition, the activity is consolidated as an option for occupying informal labor, especially in inland municipalities, with less diversified work options and less rigorous inspection and regulation. The objective of this study is to analyze the working conditions of motorcycle taxi drivers in the municipality of Crato-CE, with emphasis on their exposure to risks during the period of occurrence of Covid-19. The results point to multiple aspects of the precariousness of the mototaxi service in the municipality, especially related to safety in the labor market, income, exposure to risks and accidents, representation, among others, plus the contagion by Covid-19 and decreased income in the pandemic period.Desde la década de 1990, los ajustes estructurales, sumados a los choques cíclicos de la economía brasileña, han expuesto un escenario de nuevos acomodos en el mercado de trabajo donde crece la difusión de ocupaciones precarias y por cuenta propia, en la estela de una mayor informalidad, tanto a nivel nacional como en el contexto de las economías locales. En este escenario, la difusión del servicio de mototaxi constituye una alternativa de transporte más asequible, donde también se presentan nuevos desafíos ante la privatización de servicios públicos esenciales, la complejidad de las redes urbanas y la falta de incentivos para el transporte urbano no motorizado. Además, la actividad se ha consolidado como una opción para ocupar mano de obra informal, especialmente en los municipios del interior, con opciones de trabajo menos diversificadas y una inspección y regulación menos rigurosas. El objetivo de este estudio es analizar las condiciones de trabajo de los mototaxistas del municipio de Crato-CE, con énfasis en su exposición a riesgos durante el período Covid-19. Los resultados apuntan a múltiples aspectos de la precariedad del servicio de mototaxis en el municipio, especialmente en lo que se refiere a la seguridad del mercado de trabajo, ingresos, exposición a riesgos y accidentes, representación, entre otros, además del contagio por el Covid-19 y la disminución de los ingresos en el período de la pandemia.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2024-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/515410.33237/2236-255X.2024.5154Journal Geotemas; Vol. 14 (2024): Geotemas Journal; e02401Revista Geotemas; Vol. 14 (2024): Revista Geotemas; e02401Revista Geotemas; v. 14 (2024): Revista Geotemas; e024012236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5154/4070https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5154/4071Copyright (c) 2024 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Christiane Luci Bezerra Nascimento , Carlos Eduardo Pereira do 2024-04-17T13:13:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5154Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-04-17T13:13:55Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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