ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Francisca Wigna da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guedes, Josiel de Alencar, Costa, Franklin Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716
Resumo: Os reservatórios de água na Região Nordeste brasileira correspondem as principais reservas hí­dricas superficiais, que auxiliam na convivência com os perí­odos de estiagens. No atual momento de crise hí­drica, os mananciais desempenham o papel de segurança hí­drica, mesmo que estes, quase sempre, não estejam sob um planejamento voltado para o desenvolvimento rural e uso sustentável. O reservatório Riacho da Cruz II é responsável por abastecer os municí­pios de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre. Neste sentido, o objetivo do artigo foi analisar a qualidade das águas, os impactos das ações antrópicas no seu entorno, além da caracterização socioeconômica da comunidade Aracajú, localizada nas imediações do reservatório, e a relação das possí­veis melhorias na qualidade de vida a partir da implantação de ações do Plano Brasil Sem Miséria - PBSM. Para a análise da qualidade da água foram escolhidos dois pontos amostrais nas imediações do barramento e à montante, onde foram realizadas leituras quinzenais dos parâmetros Tº, OD, pH e CE, além da aplicação de questionários para conhecer a realidade socioambiental da comunidade. Os resultados dos parâmetros da água do reservatório estão em acordo com os limites preconizados na resolução CONAMA (2005/357). Na comunidade cultiva-se milho, feijão, batata, jerimum, além de capim para alimentação animal. É possí­vel observar que as ações do PBSM no municí­pio foram insuficientes para melhorar a situação socioeconômica das famí­lias, que contam com auxí­lio econômico, em sua maioria, de programas sociais.
id UERN-4_22df3916e6e0624c230b90a3f2fece62
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/716
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)Reservas Hí­dricas.Qualidade de ígua.Uso e OcupaçãoOs reservatórios de água na Região Nordeste brasileira correspondem as principais reservas hí­dricas superficiais, que auxiliam na convivência com os perí­odos de estiagens. No atual momento de crise hí­drica, os mananciais desempenham o papel de segurança hí­drica, mesmo que estes, quase sempre, não estejam sob um planejamento voltado para o desenvolvimento rural e uso sustentável. O reservatório Riacho da Cruz II é responsável por abastecer os municí­pios de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre. Neste sentido, o objetivo do artigo foi analisar a qualidade das águas, os impactos das ações antrópicas no seu entorno, além da caracterização socioeconômica da comunidade Aracajú, localizada nas imediações do reservatório, e a relação das possí­veis melhorias na qualidade de vida a partir da implantação de ações do Plano Brasil Sem Miséria - PBSM. Para a análise da qualidade da água foram escolhidos dois pontos amostrais nas imediações do barramento e à montante, onde foram realizadas leituras quinzenais dos parâmetros Tº, OD, pH e CE, além da aplicação de questionários para conhecer a realidade socioambiental da comunidade. Os resultados dos parâmetros da água do reservatório estão em acordo com os limites preconizados na resolução CONAMA (2005/357). Na comunidade cultiva-se milho, feijão, batata, jerimum, além de capim para alimentação animal. É possí­vel observar que as ações do PBSM no municí­pio foram insuficientes para melhorar a situação socioeconômica das famí­lias, que contam com auxí­lio econômico, em sua maioria, de programas sociais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716Journal Geotemas; Vol. 6 No. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-18Revista Geotemas; Vol. 6 Núm. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-18Revista Geotemas; v. 6 n. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-182236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716/626Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Francisca Wigna da Silva Guedes, Josiel de Alencar Costa, Franklin Roberto da 2020-06-22T16:15:46Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/716Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2020-06-22T16:15:46Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
title ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
spellingShingle ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
Freitas, Francisca Wigna da Silva
Reservas Hí­dricas.
Qualidade de ígua.
Uso e Ocupação
title_short ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
title_full ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
title_fullStr ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
title_full_unstemmed ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
title_sort ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO RESERVÁTORIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ (RN)
author Freitas, Francisca Wigna da Silva
author_facet Freitas, Francisca Wigna da Silva
Guedes, Josiel de Alencar
Costa, Franklin Roberto da
author_role author
author2 Guedes, Josiel de Alencar
Costa, Franklin Roberto da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Francisca Wigna da Silva
Guedes, Josiel de Alencar
Costa, Franklin Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Reservas Hí­dricas.
Qualidade de ígua.
Uso e Ocupação
topic Reservas Hí­dricas.
Qualidade de ígua.
Uso e Ocupação
description Os reservatórios de água na Região Nordeste brasileira correspondem as principais reservas hí­dricas superficiais, que auxiliam na convivência com os perí­odos de estiagens. No atual momento de crise hí­drica, os mananciais desempenham o papel de segurança hí­drica, mesmo que estes, quase sempre, não estejam sob um planejamento voltado para o desenvolvimento rural e uso sustentável. O reservatório Riacho da Cruz II é responsável por abastecer os municí­pios de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre. Neste sentido, o objetivo do artigo foi analisar a qualidade das águas, os impactos das ações antrópicas no seu entorno, além da caracterização socioeconômica da comunidade Aracajú, localizada nas imediações do reservatório, e a relação das possí­veis melhorias na qualidade de vida a partir da implantação de ações do Plano Brasil Sem Miséria - PBSM. Para a análise da qualidade da água foram escolhidos dois pontos amostrais nas imediações do barramento e à montante, onde foram realizadas leituras quinzenais dos parâmetros Tº, OD, pH e CE, além da aplicação de questionários para conhecer a realidade socioambiental da comunidade. Os resultados dos parâmetros da água do reservatório estão em acordo com os limites preconizados na resolução CONAMA (2005/357). Na comunidade cultiva-se milho, feijão, batata, jerimum, além de capim para alimentação animal. É possí­vel observar que as ações do PBSM no municí­pio foram insuficientes para melhorar a situação socioeconômica das famí­lias, que contam com auxí­lio econômico, em sua maioria, de programas sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/716/626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 6 No. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-18
Revista Geotemas; Vol. 6 Núm. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-18
Revista Geotemas; v. 6 n. 1 (2016): Revista Geotemas; 03-18
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580545441792