ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354 |
Resumo: | O ensino de Geografia na educação básica busca promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Na última década, impulsionou-se a produção de materiais didático-pedagógicos que abordem a realidade em escala local e entre estes materiais estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN) construído para ser utilizado como material didático, de forma a mediar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento cartográfico; 3) trabalho de gabinete; 4) pesquisa de campo; e 5) organização das pranchas que compõem o Atlas. Como resultados, constatou-se que os Atlas se apresentam como importantes recursos didático-pedagógicos que podem dinamizar o ensino de Geografia, tendo o estudo do lugar como ponto de partida capaz de aproximar os educandos dos conhecimentos e conceitos geográficos. A falta de informações, em nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, pois elas se encontram fragmentadas e, por muitas vezes, descontextualizadas. Essa constatação fortalece o uso desses materiais didáticos em sala de aula. As representações cartográficas contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando espacializar fenômenos, tanto físicos quanto sociais. Os Atlas assumem papel importante no que se refere ao ensino de Geografia, além de mediar o processo de ensino-aprendizagem para que seja capaz de conduzir ao pensamento espacial nos educandos. |
id |
UERN-4_245ab733d017cfb33743cb2fecfeae28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5354 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGARSchool geography atlas of Assú (RN): didactic material for the study of the placeAtlas geográfico escolar de Assú (RN): material didáctico para el estudio del lugarCartografia EscolarMaterial didáticoAtlas municipalEstudo do lugarSchool CartographyDidactic materialMunicipal atlasStudy of the placeCartografía escolarMaterial didácticoAtlas municipalEstudio del lugarO ensino de Geografia na educação básica busca promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Na última década, impulsionou-se a produção de materiais didático-pedagógicos que abordem a realidade em escala local e entre estes materiais estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN) construído para ser utilizado como material didático, de forma a mediar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento cartográfico; 3) trabalho de gabinete; 4) pesquisa de campo; e 5) organização das pranchas que compõem o Atlas. Como resultados, constatou-se que os Atlas se apresentam como importantes recursos didático-pedagógicos que podem dinamizar o ensino de Geografia, tendo o estudo do lugar como ponto de partida capaz de aproximar os educandos dos conhecimentos e conceitos geográficos. A falta de informações, em nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, pois elas se encontram fragmentadas e, por muitas vezes, descontextualizadas. Essa constatação fortalece o uso desses materiais didáticos em sala de aula. As representações cartográficas contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando espacializar fenômenos, tanto físicos quanto sociais. Os Atlas assumem papel importante no que se refere ao ensino de Geografia, além de mediar o processo de ensino-aprendizagem para que seja capaz de conduzir ao pensamento espacial nos educandos.The teaching of Geography in basic education aims to promote the study and/or problematization of the place as a lived space, being such place understood as a category of analysis of the geographical space. In the last decade, the production of didactic-pedagogical materials that address reality on a local scale has been stimulated and the Municipal School Atlases are among these materials. The purpose of this research was to analyze the School Geography Atlas of the Municipality of Assú (RN) designed to be used as didactic material, in order to mediate the teaching-learning of the Geography subject in the second cycle of Elementary Education. The methodological stages of the research consisted of: 1) bibliographic review; 2) cartographic survey; 3) deskwork; 4) field research; and 5) organization of the boards that make up the Atlas. As a result, it was found that the Atlases are important didactic-pedagogical resources that can make the teaching of Geography more dynamic, with the study of the place as a starting point capable of bringing students closer to geographical knowledge and concepts. The lack of local information is still a major limiting factor in the teaching practice, as it is fragmented and often decontextualized. This finding strengthens the use of these didactic materials in the classroom. Cartographic representations contribute to the contextualized understanding of the local reality, making it possible to spatialize both physical and social phenomena. The Atlases play a key role in the teaching of Geography, in addition to mediating the teaching-learning process in order that it is capable of leading students to spatial thinking.La enseñanza de la Geografía en la educación básica tiene como objetivo promover el estudio y/o problematización del lugar como espacio vivido, lo que se entiende como una categoría de análisis del espacio geográfico. En la última década, se ha impulsado la producción de materiales didáctico-pedagógicos que aborden la realidad a escala local y entre estes materiales se encuentran los Atlas Escolares Municipales. El objetivo de esta investigación fue analizar el Atlas Geográfico Escolar del Municipio de Assú (RN), construido para ser utilizado como material didáctico, con el fin de mediar en la enseñanza-aprendizaje de la disciplina Geografía en el segundo ciclo de la Escuela Básica. Las etapas metodológicas de la investigación consistieron en: 1) revisión bibliográfica; 2) revisión cartográfica; 3) trabajo de gabinete; 4) investigación de campo; y5) organización de las planchas que componen el Atlas. Los resultados mostraron que los Atlas son importantes recursos didáctico-pedagógicos que pueden dinamizar la enseñanza de la Geografía, teniendo el estudio del lugar como punto de partida capaz de acercar a los alumnos a los conocimientos y conceptos geográficos. La falta de información local sigue siendo un factor limitante importante en la práctica docente, ya que está fragmentada y a menudo descontextualizada. Este hallazgo refuerza el uso de estes materiales didácticos en el aula. Las representaciones cartográficas contribuyen a la comprensión contextualizada de la realidad local, posibilitando espacializar fenómenos, tanto físicos como sociales. Los Atlas desempeñan un papel importante en la enseñanza de la Geografía, además de mediar el proceso de enseñanza-aprendizaje para que sea capaz de conducir al pensamiento espacial en los alumnos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2024-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/535410.33237/2236-255X.2024.5354Journal Geotemas; Vol. 14 (2024): Geotemas Journal; e02403Revista Geotemas; Vol. 14 (2024): Revista Geotemas; e02403Revista Geotemas; v. 14 (2024): Revista Geotemas; e024032236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354/4200https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354/4199Copyright (c) 2024 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Geronimo da SilvaGuedes , Josiel de Alencar Bueno, Miriam Aparecida2024-04-17T13:13:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5354Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-04-17T13:13:55Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR School geography atlas of Assú (RN): didactic material for the study of the place Atlas geográfico escolar de Assú (RN): material didáctico para el estudio del lugar |
title |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
spellingShingle |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR Costa, Geronimo da Silva Cartografia Escolar Material didático Atlas municipal Estudo do lugar School Cartography Didactic material Municipal atlas Study of the place Cartografía escolar Material didáctico Atlas municipal Estudio del lugar |
title_short |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
title_full |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
title_fullStr |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
title_full_unstemmed |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
title_sort |
ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR |
author |
Costa, Geronimo da Silva |
author_facet |
Costa, Geronimo da Silva Guedes , Josiel de Alencar Bueno, Miriam Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Guedes , Josiel de Alencar Bueno, Miriam Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Geronimo da Silva Guedes , Josiel de Alencar Bueno, Miriam Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Escolar Material didático Atlas municipal Estudo do lugar School Cartography Didactic material Municipal atlas Study of the place Cartografía escolar Material didáctico Atlas municipal Estudio del lugar |
topic |
Cartografia Escolar Material didático Atlas municipal Estudo do lugar School Cartography Didactic material Municipal atlas Study of the place Cartografía escolar Material didáctico Atlas municipal Estudio del lugar |
description |
O ensino de Geografia na educação básica busca promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Na última década, impulsionou-se a produção de materiais didático-pedagógicos que abordem a realidade em escala local e entre estes materiais estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN) construído para ser utilizado como material didático, de forma a mediar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento cartográfico; 3) trabalho de gabinete; 4) pesquisa de campo; e 5) organização das pranchas que compõem o Atlas. Como resultados, constatou-se que os Atlas se apresentam como importantes recursos didático-pedagógicos que podem dinamizar o ensino de Geografia, tendo o estudo do lugar como ponto de partida capaz de aproximar os educandos dos conhecimentos e conceitos geográficos. A falta de informações, em nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, pois elas se encontram fragmentadas e, por muitas vezes, descontextualizadas. Essa constatação fortalece o uso desses materiais didáticos em sala de aula. As representações cartográficas contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando espacializar fenômenos, tanto físicos quanto sociais. Os Atlas assumem papel importante no que se refere ao ensino de Geografia, além de mediar o processo de ensino-aprendizagem para que seja capaz de conduzir ao pensamento espacial nos educandos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354 10.33237/2236-255X.2024.5354 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354 |
identifier_str_mv |
10.33237/2236-255X.2024.5354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354/4200 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354/4199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 14 (2024): Geotemas Journal; e02403 Revista Geotemas; Vol. 14 (2024): Revista Geotemas; e02403 Revista Geotemas; v. 14 (2024): Revista Geotemas; e02403 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033581770178560 |