CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilac, Roberto Platini Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Agassiel de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677
Resumo: O rápido crescimento das áreas urbanas associado à politicas ineficientes de uso e ocupação do solo e à especulação imobiliária vem provocando a ocupação de áreas que deveriam estar protegidas ambientalmente. Dentre os diversos impactos sociais e ambientais destacam-se os relacionados à ocupação populacional e crescimento urbano em direção a áreas inadequadas, como as Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesse contexto, propõe-se uma análise do crescimento desordenado da zona urbana de Pau dos Ferros – RN no leito do Rio Apodi-Mossoró, destacando os principais problemas ambientais e sociais que este quadro gera. Para tanto, utilizamos de interpretação dos dados primários e secundários dos Censos do IBGE, pesquisa de campo para observação e leitura da paisagem da área, leitura e interpretação de mapas e por fim a confecção de um produto cartográfico utilizando a ferramenta buffer de geoprocessamento na qual podemos delimitar as ocupações sobre as APP"™s tendo como base a Resolução nº 303 de 2002 do CONAMA. Concluiu-se que as áreas de expansão urbana ocupam uma faixa de 13,89 km² dentro das áreas que deveriam estar protegidas, e que as leis que regulamentam a delimitação dessas áreas estão sendo desrespeitadas tanto pelo poder público, pela especulação imobiliária e pela população, gerando problemas socioambientais decorrentes da apropriação inadequada desse espaço.
id UERN-4_76dcb82ac8985bae3579c42e931b8e12
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/677
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.íreas de preservação permanenteCrescimento urbanoProblemas socioambientaisO rápido crescimento das áreas urbanas associado à politicas ineficientes de uso e ocupação do solo e à especulação imobiliária vem provocando a ocupação de áreas que deveriam estar protegidas ambientalmente. Dentre os diversos impactos sociais e ambientais destacam-se os relacionados à ocupação populacional e crescimento urbano em direção a áreas inadequadas, como as Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesse contexto, propõe-se uma análise do crescimento desordenado da zona urbana de Pau dos Ferros – RN no leito do Rio Apodi-Mossoró, destacando os principais problemas ambientais e sociais que este quadro gera. Para tanto, utilizamos de interpretação dos dados primários e secundários dos Censos do IBGE, pesquisa de campo para observação e leitura da paisagem da área, leitura e interpretação de mapas e por fim a confecção de um produto cartográfico utilizando a ferramenta buffer de geoprocessamento na qual podemos delimitar as ocupações sobre as APP"™s tendo como base a Resolução nº 303 de 2002 do CONAMA. Concluiu-se que as áreas de expansão urbana ocupam uma faixa de 13,89 km² dentro das áreas que deveriam estar protegidas, e que as leis que regulamentam a delimitação dessas áreas estão sendo desrespeitadas tanto pelo poder público, pela especulação imobiliária e pela população, gerando problemas socioambientais decorrentes da apropriação inadequada desse espaço.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677JOURNAL GEOTEMAS; Vol. 4 No. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-85REVISTA GEOTEMAS; Vol. 4 Núm. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-85Revista Geotemas; v. 4 n. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-852236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677/589Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBilac, Roberto Platini Rocha Alves, Agassiel de Medeiros 2021-07-20T17:40:21Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/677Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-20T17:40:21Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
title CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
spellingShingle CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
Bilac, Roberto Platini Rocha
íreas de preservação permanente
Crescimento urbano
Problemas socioambientais
title_short CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
title_full CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
title_fullStr CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
title_full_unstemmed CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
title_sort CRESCIMENTO URBANO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs): UM ESTUDO DE CASO DO LEITO DO RIO APODI/MOSSORÓ NA ZONA URBANA DE PAU DOS FERROS-RN.
author Bilac, Roberto Platini Rocha
author_facet Bilac, Roberto Platini Rocha
Alves, Agassiel de Medeiros
author_role author
author2 Alves, Agassiel de Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilac, Roberto Platini Rocha
Alves, Agassiel de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv íreas de preservação permanente
Crescimento urbano
Problemas socioambientais
topic íreas de preservação permanente
Crescimento urbano
Problemas socioambientais
description O rápido crescimento das áreas urbanas associado à politicas ineficientes de uso e ocupação do solo e à especulação imobiliária vem provocando a ocupação de áreas que deveriam estar protegidas ambientalmente. Dentre os diversos impactos sociais e ambientais destacam-se os relacionados à ocupação populacional e crescimento urbano em direção a áreas inadequadas, como as Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesse contexto, propõe-se uma análise do crescimento desordenado da zona urbana de Pau dos Ferros – RN no leito do Rio Apodi-Mossoró, destacando os principais problemas ambientais e sociais que este quadro gera. Para tanto, utilizamos de interpretação dos dados primários e secundários dos Censos do IBGE, pesquisa de campo para observação e leitura da paisagem da área, leitura e interpretação de mapas e por fim a confecção de um produto cartográfico utilizando a ferramenta buffer de geoprocessamento na qual podemos delimitar as ocupações sobre as APP"™s tendo como base a Resolução nº 303 de 2002 do CONAMA. Concluiu-se que as áreas de expansão urbana ocupam uma faixa de 13,89 km² dentro das áreas que deveriam estar protegidas, e que as leis que regulamentam a delimitação dessas áreas estão sendo desrespeitadas tanto pelo poder público, pela especulação imobiliária e pela população, gerando problemas socioambientais decorrentes da apropriação inadequada desse espaço.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/677/589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv JOURNAL GEOTEMAS; Vol. 4 No. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-85
REVISTA GEOTEMAS; Vol. 4 Núm. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-85
Revista Geotemas; v. 4 n. 2 (2014): Revista Geotemas; 79-85
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1797068430709358592