A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SR) E DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Sebastião Milton Pinheiro da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Faustino , Aline Berto, Silva , Miquéias Rildo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/326
Resumo: O Sensoriamento Remoto (SR), a Cartografia Digital (CD) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) estão no conjunto das disciplinas denominadas de geotecnologias que têm, entre outros objetivos, modelar e representar o mundo real no computador para análises e estudos sem que haja, necessariamente, contato direto com a paisagem da superfí­cie terrestre. A disponibilização gratuita de imagens de satélite e de sistemas de informações geográficas ampliou a possibilidade de se melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas com apoio das geotecnologias. As iniciativas de sua utilização têm experimentado grande aceitação no Brasil, quer seja pelo conjunto da população de jovens, adolescentes e crianças alcançadas, como pelo universo dos professores que as experimentam em laboratórios e salas de aula. O Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolve um projeto de pesquisa, ensino e extensão para o uso de geotecnologias no ensino de Geografia e de Cartografia em escolas públicas. O foco do projeto é na formação dos futuros professores do curso de Geografia da UFRN, na preparação de materiais didáticos e na atualização e na qualificação de professores que estão no exercí­cio do magistério. Neste artigo são apresentados os resultados do trabalho de elaboração de materiais didáticos, abordando a distribuição de bacias hidrográficas, aspectos do relevo e das unidades de conservação do RN. Os produtos são mostrados no formato de mapas temáticos digitais e modelos 3D, que, por si sós, revelam o aprendizado e o grau de envolvimento dos alunos com a iniciação cientí­fica, o ensino e a extensão universitária.
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