GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano , Gleydson Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333
Resumo: No decorrer das ultimas décadas do século XX e inicio do século XXI, com o avanço das fronteiras agrí­colas, novos espaços são incorporados ou reincorporados a produção de monoculturas para a exportação, trazendo profundos impactos para as populações tradicionais que habitam as fronteiras agrí­colas. O objetivo deste trabalho é analisar a expansão da monocultura de óleo de palma na última fronteira agrí­cola do Pací­fico, os paí­ses ilhas da Oceania, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Para isso em um primeiro momento se percorre os conceitos de Globalização e Globalização da Agricultura e sua trajetória histórica até os dias atuais. Em um segundo momento se explicará a dinâmica dessa Globalização na Oceania, focando nos paí­ses subdesenvolvidos da Oceania, na Melanésia, Micronésia e Polinésia. Após isso, foca-se no desenvolvimento da agricultura para exportação do óleo de palma desde os primeiros cultivos experimentais na África até o boom na área do Sudeste Asiático, mais precisamente na Indonésia e Malásia. Por fim, analisa-se a chegada da fronteira agrí­cola de óleo de palma na Oceania, focando-se principalmente nos impactos na posse de terras local, pois a referida posse na Oceania é historicamente comunal. Com a chegada da monocultura de óleo de palma, esse sistema comunal passa a sofrer pressões da referida agricultura para exportação.
id UERN-4_c9dc247a40180727429606f53b4f021c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/333
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA OceaniaGlobalização da AgriculturaÓleo de Palmaposse da terraNo decorrer das ultimas décadas do século XX e inicio do século XXI, com o avanço das fronteiras agrí­colas, novos espaços são incorporados ou reincorporados a produção de monoculturas para a exportação, trazendo profundos impactos para as populações tradicionais que habitam as fronteiras agrí­colas. O objetivo deste trabalho é analisar a expansão da monocultura de óleo de palma na última fronteira agrí­cola do Pací­fico, os paí­ses ilhas da Oceania, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Para isso em um primeiro momento se percorre os conceitos de Globalização e Globalização da Agricultura e sua trajetória histórica até os dias atuais. Em um segundo momento se explicará a dinâmica dessa Globalização na Oceania, focando nos paí­ses subdesenvolvidos da Oceania, na Melanésia, Micronésia e Polinésia. Após isso, foca-se no desenvolvimento da agricultura para exportação do óleo de palma desde os primeiros cultivos experimentais na África até o boom na área do Sudeste Asiático, mais precisamente na Indonésia e Malásia. Por fim, analisa-se a chegada da fronteira agrí­cola de óleo de palma na Oceania, focando-se principalmente nos impactos na posse de terras local, pois a referida posse na Oceania é historicamente comunal. Com a chegada da monocultura de óleo de palma, esse sistema comunal passa a sofrer pressões da referida agricultura para exportação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333Journal Geotemas; Vol. 2 No. 1 (2012): Revista GeotemasRevista Geotemas; Vol. 2 Núm. 1 (2012): Revista GeotemasRevista Geotemas; v. 2 n. 1 (2012): Revista Geotemas2236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333/265Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbano , Gleydson Pinheiro 2021-07-07T16:39:14Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/333Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-07T16:39:14Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
title GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
spellingShingle GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
Albano , Gleydson Pinheiro
Oceania
Globalização da Agricultura
Óleo de Palma
posse da terra
title_short GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
title_full GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
title_fullStr GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
title_full_unstemmed GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
title_sort GLOBALIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA OCEANIA: ÓLEO DE PALMA, A ÚLTIMA FRONTEIRA
author Albano , Gleydson Pinheiro
author_facet Albano , Gleydson Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano , Gleydson Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Oceania
Globalização da Agricultura
Óleo de Palma
posse da terra
topic Oceania
Globalização da Agricultura
Óleo de Palma
posse da terra
description No decorrer das ultimas décadas do século XX e inicio do século XXI, com o avanço das fronteiras agrí­colas, novos espaços são incorporados ou reincorporados a produção de monoculturas para a exportação, trazendo profundos impactos para as populações tradicionais que habitam as fronteiras agrí­colas. O objetivo deste trabalho é analisar a expansão da monocultura de óleo de palma na última fronteira agrí­cola do Pací­fico, os paí­ses ilhas da Oceania, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Para isso em um primeiro momento se percorre os conceitos de Globalização e Globalização da Agricultura e sua trajetória histórica até os dias atuais. Em um segundo momento se explicará a dinâmica dessa Globalização na Oceania, focando nos paí­ses subdesenvolvidos da Oceania, na Melanésia, Micronésia e Polinésia. Após isso, foca-se no desenvolvimento da agricultura para exportação do óleo de palma desde os primeiros cultivos experimentais na África até o boom na área do Sudeste Asiático, mais precisamente na Indonésia e Malásia. Por fim, analisa-se a chegada da fronteira agrí­cola de óleo de palma na Oceania, focando-se principalmente nos impactos na posse de terras local, pois a referida posse na Oceania é historicamente comunal. Com a chegada da monocultura de óleo de palma, esse sistema comunal passa a sofrer pressões da referida agricultura para exportação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/333/265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 2 No. 1 (2012): Revista Geotemas
Revista Geotemas; Vol. 2 Núm. 1 (2012): Revista Geotemas
Revista Geotemas; v. 2 n. 1 (2012): Revista Geotemas
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580445827072