O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Rute Soares
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobrinho, Djanní­ Martinho dos Santos, Costa, Maria Ivanúbia Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no ní­vel fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.
id UERN-4_eeed861129b70fd5169a5724cc72416d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/450
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIAEnsino de GeografiaLivro didáticoExperiência do estágioO presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no ní­vel fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-802236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450/365Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Rute Soares Sobrinho, Djanní­ Martinho dos Santos Costa, Maria Ivanúbia Lopes da 2021-07-12T16:34:37Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/450Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-12T16:34:37Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
title O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
spellingShingle O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Paiva, Rute Soares
Ensino de Geografia
Livro didático
Experiência do estágio
title_short O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
title_full O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
title_fullStr O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
title_sort O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
author Paiva, Rute Soares
author_facet Paiva, Rute Soares
Sobrinho, Djanní­ Martinho dos Santos
Costa, Maria Ivanúbia Lopes da
author_role author
author2 Sobrinho, Djanní­ Martinho dos Santos
Costa, Maria Ivanúbia Lopes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Rute Soares
Sobrinho, Djanní­ Martinho dos Santos
Costa, Maria Ivanúbia Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Livro didático
Experiência do estágio
topic Ensino de Geografia
Livro didático
Experiência do estágio
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no ní­vel fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450/365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80
Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80
Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580478332928