O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino. |
id |
UERN-4_eeed861129b70fd5169a5724cc72416d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/450 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIAEnsino de GeografiaLivro didáticoExperiência do estágioO presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-802236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450/365Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Rute Soares Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos Costa, Maria Ivanúbia Lopes da 2021-07-12T16:34:37Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/450Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-12T16:34:37Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
title |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA Paiva, Rute Soares Ensino de Geografia Livro didático Experiência do estágio |
title_short |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
title_full |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
O ENSINO E O USO DO LIVRO DIDÁTICO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA |
author |
Paiva, Rute Soares |
author_facet |
Paiva, Rute Soares Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos Costa, Maria Ivanúbia Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos Costa, Maria Ivanúbia Lopes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Rute Soares Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos Costa, Maria Ivanúbia Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Livro didático Experiência do estágio |
topic |
Ensino de Geografia Livro didático Experiência do estágio |
description |
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como está posto o uso do livro didático no ensino de Geografia, esse tido muitas vezes como único recurso didático utilizado nas aulas de Geografia, quando na realidade seu objetivo é de servir como suporte para os professores e não como recurso a ser seguido a risca. Para tanto realizamos nosso trabalhos buscando referenciais bibliográficos que trabalham com o uso do livro didático no ensino de Geografia, entre eles Pina (2009); Cavalcanti (2007); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silva (2006); Castellar e Vilhena (2010) entre outros. Num segundo momento buscamos relatar a nossa experiência no estágio supervisionado de Geografia no nível fundamental II, realizado na Escola Municipal Professor José Porto de Queiróz, na cidade de Itaú-RN. Durante nossa fase de observação percebemos a dependência do livro didático como recurso pronto para aulas de Geografia, diante da nossa observação em sala de aula, procuramos desenvolver um trabalho diferenciado, utilizando o livro como apoio e não como um recurso a ser seguido a risca. Com essa metodologia, embora direcionada a uma turma desmotivada, percebemos um resultado significativo, pois houve uma nova perspectiva de ensino de Geografia e não aquela enfadonha de leitura e atividades do livro. Nesse sentido entendemos que é papel do professor utilizar os conteúdos do livro como suporte, e tentar relacionar ao cotidiano do aluno, e associando com outros recursos didáticos e novas metodologias de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/450/365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA GEOTEMAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 3 No. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80 Revista Geotemas; Vol. 3 Núm. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80 Revista Geotemas; v. 3 n. 1 (2013): Revista Geotemas; 69-80 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033580478332928 |