SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozeane Albuquerque Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cristian José Simões, Patrí­cia Cristina de Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991
Resumo: O objetivo deste trabalho é perceber as aproximações da Cartilha Saberes Xukuru: A Cura pela Natureza Sagrada e o fortalecimento da identidade e cultura do povo Xukuru do Ororubá em Pernambuco. Para analisar tal material fomos influenciados principalmente por Stuart Hall (2006) e seu conceito de identidades hí­bridas. Chegamos à conclusão de que o trabalho traz uma importante contribuição não apenas no fortalecimento da cultura e identidade indí­genas, mas também nas possibilidades de diálogos entre o conhecimento acadêmico e o saber indí­gena.
id UERN-5_1a5a5e1b5b3900a482b771c5f95b345f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/991
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada Saberes indí­genasnormatividadeXukuruO objetivo deste trabalho é perceber as aproximações da Cartilha Saberes Xukuru: A Cura pela Natureza Sagrada e o fortalecimento da identidade e cultura do povo Xukuru do Ororubá em Pernambuco. Para analisar tal material fomos influenciados principalmente por Stuart Hall (2006) e seu conceito de identidades hí­bridas. Chegamos à conclusão de que o trabalho traz uma importante contribuição não apenas no fortalecimento da cultura e identidade indí­genas, mas também nas possibilidades de diálogos entre o conhecimento acadêmico e o saber indí­gena.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991/906Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRozeane Albuquerque LimaCristian José Simões Patrí­cia Cristina de Aragão2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/991Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
title SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
spellingShingle SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
Rozeane Albuquerque Lima
Saberes indí­genas
normatividade
Xukuru
title_short SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
title_full SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
title_fullStr SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
title_full_unstemmed SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
title_sort SABERES INDÍGENAS EM INTERFACE COM O CONTEXTO ACADÊMICO: a cartilha saberes xukuru, a cura pela natureza sagrada
author Rozeane Albuquerque Lima
author_facet Rozeane Albuquerque Lima
Cristian José Simões
Patrí­cia Cristina de Aragão
author_role author
author2 Cristian José Simões
Patrí­cia Cristina de Aragão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozeane Albuquerque Lima
Cristian José Simões
Patrí­cia Cristina de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes indí­genas
normatividade
Xukuru
topic Saberes indí­genas
normatividade
Xukuru
description O objetivo deste trabalho é perceber as aproximações da Cartilha Saberes Xukuru: A Cura pela Natureza Sagrada e o fortalecimento da identidade e cultura do povo Xukuru do Ororubá em Pernambuco. Para analisar tal material fomos influenciados principalmente por Stuart Hall (2006) e seu conceito de identidades hí­bridas. Chegamos à conclusão de que o trabalho traz uma importante contribuição não apenas no fortalecimento da cultura e identidade indí­genas, mas também nas possibilidades de diálogos entre o conhecimento acadêmico e o saber indí­gena.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/991/906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indí­gena
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124602159104