EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978 |
Resumo: | Propõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercício da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa. |
id |
UERN-5_1f67f10384bf6949513fcfb1cb640612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1978 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANOEducação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadoraPropõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercício da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978/2120Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Josélia Carvalho de AraújoMoacir Vieira da SilvaJucieude de Lucena Evangelista2020-08-29T21:52:40Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1978Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T21:52:40Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
title |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO Araújo, Josélia Carvalho de Araújo Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora |
title_short |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
title_full |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
title_sort |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO |
author |
Araújo, Josélia Carvalho de Araújo |
author_facet |
Araújo, Josélia Carvalho de Araújo Moacir Vieira da Silva Jucieude de Lucena Evangelista |
author_role |
author |
author2 |
Moacir Vieira da Silva Jucieude de Lucena Evangelista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Josélia Carvalho de Araújo Moacir Vieira da Silva Jucieude de Lucena Evangelista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora |
topic |
Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora |
description |
Propõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercício da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978/2120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125835284480 |