EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Josélia Carvalho de Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moacir Vieira da Silva, Jucieude de Lucena Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978
Resumo: Propõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercí­cio da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa.
id UERN-5_1f67f10384bf6949513fcfb1cb640612
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1978
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANOEducação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadoraPropõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercí­cio da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978/2120Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Josélia Carvalho de AraújoMoacir Vieira da SilvaJucieude de Lucena Evangelista2020-08-29T21:52:40Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1978Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T21:52:40Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
title EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
spellingShingle EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
Araújo, Josélia Carvalho de Araújo
Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora
title_short EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
title_full EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
title_fullStr EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
title_sort EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O CONCEITO DE CIDADE EDUCADORA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO URBANO
author Araújo, Josélia Carvalho de Araújo
author_facet Araújo, Josélia Carvalho de Araújo
Moacir Vieira da Silva
Jucieude de Lucena Evangelista
author_role author
author2 Moacir Vieira da Silva
Jucieude de Lucena Evangelista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Josélia Carvalho de Araújo
Moacir Vieira da Silva
Jucieude de Lucena Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora
topic Educação geográfica; Espaço urbano; Cidadania; Cidade educadora
description Propõe discutir sobre educação geográfica no urbano a partir do conceito de cidade educadora. Apresenta uma metodologia para aprendizagem no exercí­cio da cidadania no urbano, rico de conteúdos geográficos, os quais serão apropriados pelos cidadãos, se formados para viver a e na cidade. É resultado das reflexões entre professores da Educação Básica e da UERN – sobre a educação geográfica, suas lacunas, processos e necessidades, no contexto da geografia escolar. A metodologia para o trabalho foi a incursão bibliográfica sobre o tema cidade educadora, seguida da construção da proposição metodológica, arquitetada pelos sujeitos citados, considerando o pensamento dos alunos da referida escola, entre discussões e produções sobre o tema. Tal proposição é uma possibilidade didática para entender, pensar e compreender o urbano, a partir da vivência cidadã dos alunos, condição essencial de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1978/2120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125835284480